Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

7 cidades com pior trânsito do mundo

Transito China
25/07/2014

Acordar toda manhã e enfrentar um trânsito caótico, passar mais de uma hora para chegar no serviço e saber que, no final do dia, vai passar por tudo isso novamente: quem nunca? Mas saiba que existem lugares em que isso é rotina e até considerado um problema sério de mobilidade urbana. Descubra quais são!

7 – São Paulo

Cidades com pior trânsito: São Paulo
São Paulo é uma das cidades da América Latina com maior taxa de trânsito, e uma das 7 do mundo com pior trânsito. Em 2010, o IBGE levantou dados indicando que os paulistanos levam, em média, 46 minutos para chegar ao trabalho.

A Pesquisa sobre Mobilidade Urbana, divulgada pela Rede Nossa São Paulo, indica que os paulistanos indicam o trânsito com um dos 4 piores problemas da cidade. O trânsito ruim e a possibilidade maior de acidentes acaba também fazendo com que o preço dos seguros na capital seja maior do que em outras cidades do país.

6 – Marselha

Cidades com pior trânsito: Marselha, França
Segunda maior cidade francesa e com um número de 1,5 milhões de habitantes, Marselha também possui o sexto pior trânsito do mundo. Visitantes indicam que o trânsito é intenso e caótico em horário de pico, e indicam que não há respeito nem por parte dos condutores como por parte dos pedestres.

Além disso, a cidade é cruzada por várias auto-estradas, que ficam congestionadas nos horários de pico.

5 – Palermo

Cidades com pior trânsito: Palermo, Itália

 

Uma das mais caóticas cidades da Europa, Palermo fica na ilha italiana da Sicília. Entre os fatores principais, encontramos falta de sinalização e ruas estreitas (o que acaba fazendo com que motoristas estacionem na rua, em fila dupla!). Os pedestres também disputam o mesmo espaço com os veículos, o que acaba complicando mais ainda a cena de caos no trânsito.

Esse vídeo mostra bem como “funciona” o trânsito na cidade siciliana:

4 – Varsóvia

Cidades com pior trânsito: Varsóvia, Polônia

Maior cidade e capital da Polônia, a Varsóvia é também o quarto lugar onde as pessoas ficam mais tempo paradas no trânsito. As largas avenidas costumam estar sempre congestionadas, e multidões de pedestres se aglomeram nas ruas, esperando a oportunidade de atravessar para o outro lado. Além disso, existem certas restrições em estacionamentos e pouca sinalização, fatores que complicam a vida do motorista.

3 – Rio de Janeiro

Cidades com pior trânsito: Rio de Janeiro, Brasil

Se você acha que o trânsito em São Paulo é ruim, é porque não conheceu o trânsito do Rio, considerado o terceiro pior do mundo. Segundo relatório da TomTom, empresa holandesa de tecnologia de transporte, o que condena os motoristas é a geografia da capital fluminense. Cercado de montanhas por um lado, e mar do outro, resta ao motorista enfrentar as poucas vias congestionadas que sobram.

Estima-se que o carioca leva mais de duas horas para fazer um percurso que, sem trânsito, levaria somente uma hora.

2 – Istambul

Cidades com pior trânsito: Istambul, Turquia

A maior cidade da Turquia possui séculos de história, e já pertenceu a grandes impérios da antiguidade. Por esse motivo, a cidade sofre de um problema decorrente de grandes metrópoles antigas: ruas pequenas e estreitas, com uma população de mais de 14 milhões de habitantes motorizada. E nem precisa dizer que isso acaba em muito trânsito!

A cidade prometeu, no entanto, melhorar o trânsito até 2020, quando sediará os Jogos Olímpicos.

1 – Moscou
Cidades com pior trânsito: Moscou, Russia

A cidade com o pior trânsito do mundo fica no país mais conhecido pelos internautas: a Rússia. Para ter uma idéia do trânsito da cidade, estima-se que quase 15% da vida de um habitante da cidade é gasto preso em engarrafamentos! Uma viagem de carro, em uma distância de 20km, pode durar até 3 horas, e fora do horário de pico. Além disso, os recordes de congestionamento na capital russa batem fácil a marca de 500km.

A corrupção também possibilita o aumento de infrações, já que os motoristas podem subornar os policiais em troca de se livrarem das multas.

O que não falta na internet são vídeos sobre o trânsito caótico da cidade, como esse abaixo:

O trânsito da sua cidade é ruim? Conta para gente!