Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Aprenda como fazer chupeta de carro

Como fazer chupeta de carro
15/06/2015

Certamente já aconteceu com mais de uma pessoa: você está lá, sentado no seu sofá assistindo o Jô Soares e o telefone toca. A hora é inoportuna, mas o conteúdo da ligação é ainda pior: é aquele seu amigo de infância, que você considera quase irmão, te ligando para pedir que você troque de roupa, entre no seu carro e vá até ele fazer uma chupeta. Epa! Antes de você proferir todas as palavras que você pensou, é bem capaz que ele esteja somente com um  problema na bateria do carro.

Quem dirige provavelmente já se deparou com a infeliz situação de ficar sem bateria, seja por pane porque esqueceu mesmo de constatar se ela estava em bom estado de utilização antes de sair com o carro (se for o segundo caso, você deveria pensar bem em começar a fazer revisão do carro antes de sair guiando por ai). É um problema maior do que parece, já que você pode ficar preso em um alagamento ou em uma das ruas mais perigosas de São Paulo.

+ Sabia que um seguro de carro pode te ajudar em casos de pane e garantir diversas outras assistências? Faça uma cotação de seguro auto

E tudo o que você precisa é de a) um carro com bateria funcionando e b) um cabo de bateria (ou cabo de arranque de emergência). E claro, o conhecimento que passaremos aqui!

O processo é bem simples nessas situações. Tudo o que você tem que fazer é conectar a extremidade vermelha do cabo (positiva) no terminal positivo da bateria morta e fazer o mesmo com a bateria carregada. Depois, faça o mesmo com a extremidade preta (negativa) do cabo, que deve ser conectada no terminal negativo de ambas as baterias.

Ligue primeiro o carro que está com a bateria cheia e em seguida ligue o carro que está com a bateria arriada. Sua bateria será recarregada! Lembrando: a bateria vai recarregar somente após uns 15 minutos de utilização do carro. Para recarregar, o carro utiliza o alternador – uma peça responsável em transformar a força motora em energia elétrica para a bateria, carregando a mesma e alimentando o sistema elétrico com o motor em funcionamento.

Como recarregar bateria do carro

Como funciona uma bateria de carro?

A bateria do carro serve para gerar energia elétrica sempre que for necessário para uso do carro. Isso vai desde a partida até a utilização do seu rádio ou navegador GPS, iluminação e demais dispositivos elétricos – cada vez mais presentes e em maior quantidade nos carros modernos.

Como qualquer bateria, que são formadas por várias pilhas ligadas em série ou em paralelo, a do carro não poderia ser diferente. Dentro dela, seis pilhas – ou células eletroquímicas, dependendo da bateria – são formadas por diversos compostos químicos que, após reagirem entre si, produzem energia elétrica.

Como funciona bateria de carro

 

Cuidados com a bateria do carro

As baterias podem ser recarregadas ou trocadas quando não há mais utilização. Para prolongar esse tempo de vida, no entanto, é importante se atentar a alguns pontos:

  • A bateria veicular puxa energia mesmo quando o carro está desligado. Rádio e alarmes, dependendo do tipo, podem utilizar energia da bateria até quando o carro não está sendo utilizado. Portanto, vale a pena ficar atento antes de comprar itens eletrônicos para seu carro;
  • Usa o carro esporadicamente ou deixa ele hibernando por um tempo? Sua bateria pode estar indo embora mesmo assim. É importante, caso não vá utilizar o carro por um tempo, desligar os terminais dos cabos das baterias, evitando assim uma descarga precoce da mesma;
  • Falando em terminais da bateria, é importante que você sempre verifique se eles estão sujos ou corroídos. Para limpá-los, basta uma esponja de aço e água (e lembrar de fazer isso com o carro DESLIGADO hein!).

Uma bateria de carro pode durar de 2 a 3 anos mas, se não houver o devido cuidado, esse tempo de vida pode ser reduzido pela metade. Fique esperto!

Você sabia que a assistência do seguro auto pode ajudar você com problemas mecânicos e elétricos do seu carro? Conheça mais do assunto e proteja o seu veículo.

Por que “chupeta”?

O termo nada mais é do que uma alusão ao processo que ocorre na passagem de carga de uma bateria para outra. É chamado assim pois a bateria que morreu “chupa” a carga de outra bateria.

Veja esse vídeo explicando passo a passo o procedimento necessário para realizar uma recarga na sua bateria.

 

Realizar o processo para recarregar a bateria é mais simples do que você pensa. Mas não esqueça: faça uma revisão no carro constantemente e verifique sempre se os itens eletrônicos estão desligados ao sair do carro.