Aprenda as melhores brincadeiras para entreter crianças em casa

imagem de criança brincando para texto sobre brincadeiras para crianças em casa

Aprenda as melhores brincadeiras para entreter crianças em casa

02/04/2020

A rotina está diferente por conta da pandemia do coronavírus. Estamos nos adaptando e criando novas formas de convivência. As preocupações com a saúde, dividem espaço com outras responsabilidades. Entre elas estão ajustes na forma de trabalhar, de entreter as crianças, de realizar as tarefas de casa, entre outros. Nesse texto falaremos um pouco sobre as possibilidades de brincadeiras para crianças em casa.

Talvez, para os pais e responsáveis, o grande desafio está sendo garantir uma dinâmica saudável e produtiva para os seus filhos. Isso porque eles já não estão mais frequentando o ambiente escolar. 

Pensando nisso, preparamos um guia divertido com brincadeiras para entreter as crianças em casa, durante esse período de isolamento social, e que pode até se tornar algo duradouro e positivo nas relações entre pais e filhos. 

Quais são as brincadeiras para crianças em casa?

Mesmo que pareça difícil, há muitas possibilidades de brincadeiras crianças em casa. Elas envolvem atividades mais divertidas do que apenas deixá-las em frente à televisão ou assistindo os canais famosos do YouTube, veja:

Teatrinho e contação de histórias

Estimular a leitura e a criatividade são os pontos altos nessa brincadeira. Afinal, qual criança não gosta de ouvir uma boa história e elevar a sua imaginação? A atividade pode evoluir da simples leitura de um livro, transformando a narração em uma reprodução em forma de teatrinho. Diversão garantida e com a participação de todos juntos. 

Caça ao tesouro

Esconder alguns objetos pela casa e procurar por eles pode ser uma brincadeira muito divertida. Se possível, inclua níveis de dificuldades e regras, como tempo cronometrado e pistas que ajudam a descobrir onde estão os tesouros. No fim, se possível, uma recompensa como um presente ou um chocolate, podem deixar a brincadeira ainda mais estimulante.

Imagem e ação

Que tal explorar a capacidade de interpretar ou desenhar objetos, personagens e até mesmo filmes? A tradicional brincadeira de imagem e ação, que muitos adultos fazem até hoje, pode ser uma boa ideia para estimular as crianças a se expressarem sem utilizar as palavras.

Stop ou adedonha

Essa está entre as brincadeiras para crianças em casa que já sabem ler e escrever. Nessa brincadeira você escolhe uma letra do alfabeto e pode criar categorias para que as crianças possam pensar em palavras que correspondam a letra escolhida. Para facilitar, vale escrever no papel as ideias em colunas para que elas preencham com a resposta certa. Não esqueça de colocar um tempo limite, para criar mais emoção e dificuldade na brincadeira.

Massinha

A brincadeira com as tradicionais massinhas coloridas de modelar, podem estimular a criatividade e ajudar a contar histórias. Que tal montar um restaurante, com comidinhas diversas, ou uma casinha para que as crianças criem novas narrativas e ideias? Dá para fazer massinha em casa. Na internet dá para encontrar vários tutoriais explicando. 

Pintura

Entre as brincadeiras para crianças em casa, não podemos descartar um pouco de bagunça e sujeira. E a pintura pode ser uma atividade ainda mais interessante se você estimulá-las a reproduzir quadros conhecidos como os coloridos da Tarsila do Amaral e de Salvador Dalí. 

Jogo das sombras

Desdobre as capacidades corporais e de adivinhação das crianças criando um jogo de adivinhação de sombras com o próprio corpo ou com objetos da casa. São diversas possibilidades e a brincadeira pode render por muitas horas.

Casinha e cabaninha

Toda criança gosta de montar um refúgio próprio para se abrigar e desenvolver novas brincadeiras. Aqui, vale juntar as cadeiras e pegar aqueles travesseiros e o lençol da cama para deixar tudo ainda mais confortável. Depois, uma outra ideia, pode ser aproveitar a situação para mostrar para elas como deve-se organizar uma casa, para ela aplicar depois em atividades reais.

Sucata

O rolo de papelão que sobra no fim do papel higiênico ou do papel toalha, tampinhas de garrafas e potes de plástico limpo de alimentos consumidos, podem se transformar em uma brincadeira muito divertida. É possível criar novos objetos e transformar o lixo em brinquedos. Inovação e sustentabilidade em uma brincadeira simples e muito caseira. 

Boliche

Na linha da sustentabilidade, que tal reaproveitar garrafas plásticas para fazer um boliche? A bola pode ser feita com o embolado de meias do armário. 

Álbum de família

Na era da tecnologia, montar um álbum de família pode ser uma tarefa incomum, mas muito divertida. Separe fotos impressas e crie uma história para contar a partir delas. Em um caderno antigo ou até mesmo em folhas soltas, você pode desenvolver um álbum muito criativo e que estimula a criança a se conectar com a sua própria história. 

Ensaio fotográfico

Já que estamos sempre em casa, pelo menos por algum tempo, aquelas roupas bonitas de sair estão paradas no armário, e podem compor um verdadeiro desfile de moda e fotografia. Estimule a criança a inventar as suas próprias combinações, liga o flash da câmera e divirta-se.

Origamis

Arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, e que vai estimular a criação de seres e objetos com dobras geométricas. Para dar uma incrementada, recorte outras texturas e cores, e customize as obras.

Batata Quente

Entre as antigas brincadeiras crianças em casa está a batata quente. É claro que não é exatamente um objeto quente que se usa, você pode pegar uma peça ou utensílio qualquer que tem em casa, formar uma roda e deixar a música tocar. A batata quente vai passando de mão em mão, e quando a música parar, perde quem estiver com a batata na mão. 

Piquenique

Que tal fazer atividades que estamos acostumados a levar para rua, dentro de casa? Promova um almoço ou lanche diferente, coloque uma toalha no chão e espalhe delícias feitas em casa para uma troca com as crianças mais divertida nas refeições. 

É hora de brincar! 

Além de todas essas ideias de brincadeiras crianças em casa, nós precisamos tentar equilibrar os momentos com elas e as tarefas mais obrigatórias da casa e do trabalho, definindo uma hora para brincar! 

Com criatividade e paciência a rotina pode ser mais divertida do que parece. Logo isso tudo passa a ocupar um caminho frequente nas relações entre pais, filhos e responsáveis. 

Transforme a sua casa em um lar

Outro ponto importante e que vai ajudar a ter uma rotina mais tranquila e segura, é pensar em coisas que realmente importam para esse momento. Precisamos construir uma nova forma de viver, conviver e também de consumir. 

Já que estaremos mais tempo dentro das nossas casas, é preciso pensar em como espantar preocupações, e o seguro residencial pode te proporcionar isso. 

Coberturas, para apartamentos ou casas, contra incêndio, alagamentos e assistência 24 horas, para atividades como chaveiro, encanador e eletricistas, estão entre os benefícios de você contratar um. 

Na Bidu, você faz o seu seguro residencial sem sair de casa, online, com as melhores oportunidades e cotações para o seu perfil. Experimente, fique em casa e boa diversão com os pequenos. 

 

+ Como organizar a casa no tempo livre

Última atualização em 02/04/2020