COTAR SEGURO ONLINE Bidu - Cotação e Comparação de Seguro e Crédito Online
-->
thumb image

Vale a pena cancelar o Seguro Auto quando o carro está muito parado?

Saiba como economizar na contratação do seguro e escolher o melhor plano

É verdade que o mundo está passando por uma experiência nova, nunca imaginada, em virtude da pandemia do novo coronavírus. Com o modo de vida totalmente mudado e adaptado a essa nova realidade, muitos estão cada vez mais em casa. E isso tem influência direta na economia das famílias e, claro, dos países. Aqueles que estão na chamada quarentena estacionaram os carros na garagem. Por isso, podem estar se perguntando se vale a pena, por conta da atual fase, cancelar seguro auto.

Será que se trata de uma boa alternativa para o bolso? Vamos descobrir?

Cotação online de Seguro Auto

Cancelar Seguro Auto: será?

É verdade que a circulação de carros diminuiu em inúmeras cidades do Brasil. Mas cancelar o seguro auto é uma decisão arriscada, que pode ser responsável por inúmeras situações que devem ser evitadas.

Antes de fazer a opção entre manter ou cancelar seguro auto, leve em consideração as seguintes questões:

1. Seu veículo sem a Assistência 24 horas

Sabe a Assistência 24 horas? Aquela que coloca à disposição dos motoristas vários serviços, principalmente em momentos delicados? Pois é, caso a opção seja cancelar seguro auto, é importante saber que essa assistência também não estará mais acessível.

E todo mundo sabe que carro parado por muito tempo é um imã para problemas. A bateria, por exemplo, pode se esgotar ou a gasolina, que vai ficando antiga, pode entupir os injetores, apresentando, em ambas as situações, problemas na hora da partida.

Caso essas ou mesmo outras situações surjam, não será mais possível ligar para o seguro e contar com a Assistência 24 horas, que envia um profissional para auxiliar nesses momentos.

Mas caso o seguro auto seja mantido, essa cobertura estará válida. O motorista ainda terá a tranquilidade de saber que mesmo que o problema não seja resolvido no local, a assistência poderá levar o carro até a oficina mais próxima.

2. Seu carro protegido a cada mínima saída às ruas

Abrir mão do seguro auto, mesmo usando menos o carro, é arriscado pois o veículo estará desprotegido quando precisar ser usado. E um imprevisto pode ocorrer em uma rápida e simples saída para o mercado, por exemplo.

Mesmo que a previsão seja utilizar o carro o mínimo possível, é mais seguro e tranquilizador ter acesso ao auxílio necessário caso ocorra alguma necessidade.

Já imaginou bater o carro e ter de arcar com os danos do veículo (perda parcial ou total) e indenização ao outro veículo envolvido?

3. Cobertura para roubo e furto do veículo

Ao deixar o carro guardado na garagem por muito tempo é comum pensar que estará protegido, sem que nada possa acontecer. Mesmo que o veículo não esteja estacionado na rua, pode sim ocorrer roubo e furto.

Sem contar que em algum momento será necessário sair com o carro para ir ao mercado, farmácia etc. Sem o seguro auto saídas assim podem ser cruciais, pois o motorista estará se expondo a riscos sem qualquer tipo de proteção.

Ter o carro roubado é uma péssima experiência, mas imagina se ainda por cima não puder contar com o seguro? O prejuízo será ainda maior!

4. Cancelar Seguro Auto X economia

Será que ao cancelar seguro auto o dono do veículo está mesmo fazendo uma economia?

Para ter a resposta, leve em conta os riscos aos quais o veículo estará exposto quando precisar ser usado e, como já vimos neste conteúdo, mesmo quando estiver em casa, sem ser utilizado.

Leve em conta também que com o valor do seguro apenas uma parte ínfima do valor do carro estará sendo investida.

Lembre-se sempre de uma questão importante: caso ocorra um acidente com perda total ou então se o veículo for roubado, o prejuízo será muito maior se não for possível contar com a indenização nessas horas.

5. Bônus na renovação

Quando se tem um seguro auto e durante toda a vigência da apólice o segurado não sofre sinistro, ele ganha uma classe de bônus que pode resultar em benefícios na hora da renovação.

Ao cancelar seguro auto, dependendo do tempo que o dono do carro ficar sem essa proteção, poderá perder esse bônus.

É diferente da situação em que o proprietário opta por cancelar o seguro para trocar de seguradora. Essa movimentação não o leva a perder esse bônus desde que a contratação da nova apólice ocorra dentro de um determinado período.

Portanto, os especialistas são unânimes em concluir que é melhor manter o seguro ativo para garantir uma eventual pontuação na classe de bônus. E, claro, ficar protegido contra os imprevistos que possam acontecer.

Conheça o Seguro Auto por assinatura

Uma opção para quem deseja economizar com o seguro auto é o seguro Pay Per Use (pague pelo uso).

É um produto que surgiu para atender à necessidade de personalizar o seguro auto oferecido no mercado.

Lançado pela Thinkseg, em parceria com a seguradora Generali, é um seguro que funciona de jeito diferente. O usuário paga uma assinatura mensal acrescida por uma variável de acordo com os quilômetros rodados e a forma de dirigir do segurado.

Sim, o Pay Per Use é opção para quem deseja pagar um seguro baseado no uso do veículo.

Como o Pay Per Use funciona?

O segurado paga uma assinatura fixa média, que é acrescida por uma variável por quilômetro de acordo com o uso do veículo. Desta forma, o valor final surge da combinação entre a quilometragem rodada com a forma que o segurado conduz o carro.

Trata-se de uma opção ideal principalmente para quem dirige  pouco – fato que vem ocorrendo atualmente em virtude da pandemia.

Mas o seguro por assinatura também pode ser a melhor saída para quem é prudente na direção, já que o comportamento do condutor do veículo tem impacto no preço pago mensalmente na assinatura.

Outra característica do Pay Per Use: o próprio motorista controla o uso do carro. Basta baixar o aplicativo no celular e acompanhar o status com facilidade e conveniência.

Mais do que economia, é um produto que traz mais transparência do valor que é cobrado pelos seguros disponíveis no mercado.

Faça agora mesmo uma simulação online aqui na Bidu!

 

Última atualização em 12/05/2020