Vale a pena comprar um carro básico novo?

Imagem de pessoas fechando negócio de compra de carro para ilustrar texto sobre carro básico

Vale a pena comprar um carro básico novo?

10/04/2019

Na hora de comprar um carro, quem poupou dinheiro durante um bom tempo sempre fica com uma dúvida. Será melhor investir em um carro básico novo/seminovo, ou adquirir um usado mais completo? Se você tem essa dúvida, este texto pode ajudar.

Carro básico novo ou usado completo?

Na hora de comprar um carro, quem tem muito dinheiro sobrando não hesita: compra logo um carro zero km completo, com tudo a que tem direito.

No entanto, essa não é a realidade da grande maioria da população brasileira.

Quem vai investir seu suado dinheirinho na compra de um automóvel normalmente precisa tem uma escolha a fazer. Comprar um carro básico novo/seminovo ou um carro mais completo, porém usado.

Oh, dúvida cruel! Como decidir? Ambas as opções costumam figurar na mesma faixa de preço. E ambas possuem seus prós e contras.

Para não se arrepender depois, o ideal é analisar com calma antes de comprar, com base no uso que você pretende fazer do automóvel.

Abaixo elencamos alguns tópicos para ajudar você a se decidir entre o carro básico novo ou então o usado completo.

Vantagens do carro básico novo ou seminovo

Um carro básico significa, essencialmente, um veículo sem nenhum ou quase nenhum acessório.

O fato de optar por um automóvel básico, sem direção hidráulica, ar-condicionado e câmbio automático, por exemplo, permite adquirir um carro mais recente, ou mesmo novo, pelo mesmo preço de um usado completo. E isso traz algumas vantagens.

Manutenção

Em primeiro lugar, um carro básico zero km ou seminovo vai dar menos gasto com manutenção, em comparação com um carro usado.

Isso porque, a princípio, um carro mais novo necessita de menos visitas à oficina mecânica.

Outro ponto é que, justamente por possuir menos acessórios, o carro básico tem menos componentes para dar problema.

Já o usado completo pode ainda apresentar a desvantagem de precisar de mão de obra especializada, ou de peças mais caras.

Consumo

Este é outro quesito em que o carro básico mais novo leva vantagem, devido essencialmente a dois fatores.

O primeiro é que ele pode se beneficiar de uma mecânica mais recente e mais eficiente. Além disso, geralmente possui um motor de menos cilindradas, que consome menos combustível por natureza.

O segundo fator é que, independentemente do motor, o carro básico sempre tende a apresentar um consumo menor, justamente por possuir menos acessórios.

Isso significa que seu peso é menor, sendo necessário menos combustível para movê-lo.

O consumo de um carro usado completo, por outro lado, tende a ser pelo menos 20% maior do que o de um carro básico.

Liquidez

Na hora de revender o veículo, um carro básico seminovo também é melhor.

Isso ocorre porque as pessoas costumam procurar carros mais econômicos e que proporcionem custos menores ao longo do tempo.

Assim, os carros básicos têm maior facilidade de revenda. Além da manutenção reduzida, itens como IPVA são mais baratos para essa categoria de automóvel.

Seja o carro novo ou seminovo, o seguro auto também sairá mais barato, pois se presume que a necessidade de manutenção será menor.

Vantagens do carro usado completo

Um modelo antigo mais completo, apesar da idade, também tem suas vantagens em comparação ao carro básico novo. Veja abaixo.

Conforto

Quanto a isso, não há muito que discutir. Se conforto for essencial para você, é melhor adquirir um carro completo. E quem não gosta de carros confortáveis?

Certamente é melhor dirigir um automóvel com direção hidráulica e câmbio automático do que um que não possua esses acessórios. Menos esforço, maior comodidade.

Além disso, para os outros passageiros, um sistema de ar-condicionado traz alívio em dias quentes. Em um carro básico, tudo o que você pode fazer a esse respeito é abrir as janelas.

Isso sem falar no espaço interno, que não costuma ser muito grande em um carro básico.

Desempenho

Geralmente, um carro usado completo possui um motor mais potente, que proporciona uma aceleração maior.

Isso facilita as ultrapassagens, sobretudo na estrada, e a subida de ladeiras íngremes.

Já um carro básico costuma ter um motor 1.0, incapaz de competir em termos de desempenho com um motor de mais cilindradas.

Como decidir entre um carro básico zero/seminovo e um usado completo?

Ambos têm a mesma faixa de preço. Qual será melhor então?

Isso dependerá do uso que você planeja fazer do automóvel.

Se você pretende viajar muito com o carro, o usado completo pode ser mais vantajoso, pois possuirá maior desempenho, estabilidade e conforto para rodar na estrada.

Por outro lado, se você pretende trafegar pela cidade mesmo, o carro básico novo ou seminovo é a melhor opção, já que apresenta consumo consideravelmente menor. De quebra, será mais fácil revendê-lo quando você decidir trocar de carro.

De qualquer maneira, quer você se decida por um básico seminovo ou um usado mais completo, é importante se informar com profissionais do ramo sobre as características de cada modelo.

Parâmetros como a montadora, a frequência estatística de manutenção e a facilidade de encontrar peças de reposição serão determinantes para a sua satisfação com o veículo em longo prazo.

 

Última atualização em 10/04/2019