Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como usar o fio dental corretamente?

Desenho de dentes e fio dental para ilustrar texto sobre como usar o fio dental

Como usar o fio dental corretamente?

22/10/2018

O uso do fio dental é uma parte importante da higiene bucal diária. Sem ele, dentes e gengivas podem ficar expostos à ação de cáries e da placa bacteriana. Isso causa inflamações e doenças sérias na gengiva. É possível usar o fio dental corretamente e garantir uma saúde bucal sempre em harmonia. Basta seguir algumas recomendações simples e evitar erros comuns, que podem até machucar a boca. Quer saber como usar o fio dental corretamente? Veja como a seguir:

Por que usar o fio dental é importante?

Você já sabe que escovar os dentes é um ato diário, que deve ser repetido a cada refeição. Talvez o que você ainda não saiba é que o fio dental deve ser usado na mesma frequência. E é importante saber como usar o fio dental da maneira correta.

Muitos dos males que prejudicam o nosso sorriso podem ser evitados quando fazemos a higienização correta da boca como um todo. Ou seja, escovar apenas os dentes não é suficiente.

Isso mesmo! Além dos dentes, é preciso dedicar cuidados às partes moles como língua, bochechas e gengivas. Essas regiões abrigam grande parte das bactérias que se desenvolvem na cavidade bucal.

Mas, esse não é motivo para ficar alarmado. Manter os cuidados necessários que garantem a saúde completa é mais fácil do que se imagina.

Por isso, saber como usar o fio dental é fundamental. Apenas com ele, é possível alcançar as regiões mais importantes entre os dentes e evitar:

  • Sangramentos na gengiva;
  • Inflamações gengivais;
  • Cáries entre os dentes;
  • Halitose, conhecida popularmente como mau hálito.

O uso do fio dental também é um forte aliado no combate às doenças periodontais. Essas doenças são aqueles quadros mais sérios de infecção. Em grande parte das vezes, elas evoluem do acúmulo de tártaro.

Viu como vale a pena usar diariamente o fio dental?

Como cuidar dos dentes corretamente?

Após cada refeição, é preciso dedicar alguns minutos para a higiene da boca. Nessa hora surge a primeira dúvida sobre como usar o fio dental: é melhor usar o fio dental antes ou depois da escovação?

Muitos dentistas orientam que o uso do fio dental deve vir primeiro. Assim, a ação posterior da escova se encarregará de limpar os eventuais resíduos que sobrarem.

É importante também que, no momento de usar o fio, você esteja na frente de espelho. Isso garantirá que sua atenção esteja voltada a todos os detalhes necessários, prestando os cuidados adequadamente.

Na sequência, você deve fazer a escovação. E qual é a melhor escova de dentes? Prefira sempre as que possuem cerdas macias para evitar danos à gengiva. Escove dentes, gengivas, bochechas e língua.  

Depois, você pode finalizar com o bochecho com um enxaguante bucal de sua preferência. Escolha os produtos sem álcool na composição para evitar ardência e ressecamento da boca.

Viu como é simples?

Veja agora o passo a passo da melhor higiene bucal:

  1. Use o fio dental;
  2. Escove os dentes, gengivas, bochechas e língua;
  3. Finalize com o enxaguante bucal.

Agora você já sabe qual é a sequência de cuidados mais indicada. Veja a seguir o passo a passo de como usar o fio dental da melhor maneira.

Como usar o fio dental?

Passar o fio dental é mais simples do que se imagina. O problema é que, muitas vezes, não nos atentamos a todos as partes que precisam de cuidados.

Você sabia que não basta apenas passar o fio dental de cima a baixo entre os dentes? Pois é! Esse movimento apenas retira o resíduo de alimentos.

Atenção ao sulco gengival

Para fazer uma limpeza de maneira correta e completa, deve-se passar o fio até o sulco gengival. E onde fica o sulco gengival?

Essa área é aquela que “abraça” o dente e também onde fica a placa bacteriana, a principal causadora dos problemas de gengiva.

Ter o cuidado de higiene adequado nesta região é considerado pelos dentistas como a mais importante para a efetividade dos resultados. Ignorar o sulco gengival no momento do uso do fio dental pode acarretar inflamações persistentes e até complicações mais graves de doenças na gengiva.

Mas, calma que é possível garantir o alcance do fio dental até essa região.

A melhor forma de fazer isso é usando um movimento em formato de “U” em volta de cada dente. Assim, você garante a limpeza de todos os resíduos infiltrados, que muitas vezes, passam despercebidos quando olhamos no espelho.

Muita força, não!

Outra situação comum relacionada ao uso incorreto do fio dental é empregar a força. Essa é uma prática que pode machucar constantemente a gengiva, causando sangramentos e desconfortos.

Às vezes, algumas pessoas têm dificuldades em fazer com que o fio passe entre os dentes. Isso ocorre pois esses espaços, também chamados de ponto de contato entre dentes vizinhos, podem estar muito apertados.

Fique atento, pois esse pode ser um sinal de acúmulo de tártaro ou até excesso de restauração. Vale a pena consultar um dentista para observar a causa.

Quando acontece dos espaços ficarem estreitos, não se deve forçar a entrada do fio. O procedimento mais indicado é deslizá-lo suavemente pela parede de um dos dentes. Essa manobra ajuda na passagem, ao mesmo tempo, que preserva a integridade da gengiva.

Mas, para facilitar ainda mais e ajudar você a preservar a sua saúde bucal, separamos aqui algumas dicas de como lidar melhor com o uso do fio dental.

Como usar corretamente o fio dental

  1. Separe um comprimento entre 40 a 50 cm de fio ou use a medida do seu antebraço como referência. Esse tamanho é ideal para que seja possível manuseá-lo corretamente;
  2. Enrole o fio dental entre os dois dedos médios;
  3. O dedo indicador e o polegar de cada mão devem formar uma pinça, que tem a função de segurar o fio;
  4. O dedo indicador também deve atuar como um “guia” dentro da boca, abrindo espaço entre a bochecha para que o fio alcançe melhor as áreas a serem limpas;
  5. Você pode começar pelos dentes do fundo, mantendo a sequência até o final. Não pule nenhum espaço e não se esqueça dos dois lados do último dente!
  6. A cada dente limpo, use um novo pedaço do fio;
  7. Faça movimentos suaves. Não “esfregue” o fio na gengiva e não use a força para permitir sua entrada ou a saída de cada local;
  8. Retire o fio suavemente, assim, você evita que ele se rompa entre os dentes.

E por último lembre-se: o uso do fio dental deve ser diário. Recomenda-se duas ou três vezes por dia, ou após as principais refeições.

Fio ou fita dental? O que é melhor?

Outra dúvida na hora de saber como usar é fio dental é essa. Aqui vale a pena considerar o modelo que melhor se adapta a você. Existem no mercado diversas opções de fios e fitas e a principal diferença entre elas é a largura. O fio é mais fino e a fita, um pouco mais larga.

Sendo fio ou fita, o fundamental é seguir as recomendações de uso necessárias para garantir a melhor higienização.

Tenho aparelho fixo, devo usar o fio dental?

Para quem tem aparelho fixo saber como usar o fio dental é imprescindível. Os cuidados podem ser um pouco mais demorados, pois é preciso lidar com as “barreiras” formadas pelos arcos ortodônticos. Esses arcos são aquelas estruturas metálicas, que ligam os bráquetes (partes fixadas aos dentes).

Mas, existem no mercado ferramentas que auxiliam esta tarefa e permitem que o fio alcance toda a extensão do dente e sulco gengival. Quem usa aparelho ortodôntico pode fazer uso do passa fio. Ele funciona como uma agulha de borracha que, ao encaixar o fio, auxilia na sua condução e alcance em toda a extensão da boca.

Também há no mercado um modelo de fio dental específico para quem usa aparelho: o super floss. Ele tem uma estrutura mais rígida em uma das pontas, que também tem a função de prestar suporte à passagem do fio.

Quer manter sua saúde bucal sempre em dia?

Agora que você já sabe da importância de manter a rotina dos cuidados com a higiene bucal, é preciso garantir que o seu sorriso será acompanhado periodicamente por um profissional.

Consultar-se com os melhores dentistas é mais barato do que você imagina. Basta contar com um bom plano odontológico.

Podemos te ajudar você a encontrar o melhor plano odontológico. Peça agora mesmo uma cotação online.