Como manter o carro bem conservado em casa?

Imagem de carro sendo lavado para texto sobre como conservar o carro em casa

Como manter o carro bem conservado em casa?

06/05/2020

Home office, todas as séries e filmes possíveis, livros, muitos livros, jardinagem. Por mais que arrumemos atividades durante o período de quarentena, chega uma hora que fatalmente não há nada para fazer. Então que tal lavar o seu carro? Talvez seja um hábito que você não tenha e o isolamento pode ser uma boa chance de adquiri-lo. Além de conservar o carro, o seu interior vai estar sempre limpo e higienizado (livre de bactérias, fungos e contaminantes), você vai economizar o dinheiro do lava-rápido e ainda vai fazer exercício físico. Vamos lá, mãos ao sabão!

Cotação online de Seguro Auto

Equipamentos e produtos

Lavar o carro em casa não tem muito segredo, mas alguns cuidados devem ser tomados. O primeiro deles é quanto aos produtos de limpeza. Esqueça os usados na sua casa. O carro tem materiais e revestimentos mais delicados que nem sempre resistem às substâncias contidas neles. Esqueça sabão em pó, removedor, detergente e limpadores multiuso. Apenas o limpa-vidros pode ser usado sem restrições.

Para lavar a carroceria há xampus automotivos específicos, com PH neutro para não atacar a pintura. Uma dica é comprar os com cera, que realçam o brilho. No interior, use limpadores específicos para plásticos e tecidos. Uma luva de microfibra para lavagens, além de toalhas do mesmo material para a secagem são os mais indicados para evitar riscos. Se quiser caprichar mais, compre pneu pretinho e uma cera líquida.

Você também vai precisar de uma mangueira. Outra dica importantíssima é usar um esguicho do tipo revólver, fundamental para economizar água. Engates rápidos para conectar o esguicho à mangueira e esta à torneira não são obrigatórios, mas auxiliam no processo de lavagem, bem como uma lavadora de alta pressão. Balde, escova de cerdas duras, um pincel de fios macios e um aspirador de pó (pode até ser um portátil, daqueles que se conectam com a tomada 12v do carro) completam o pacote.

Todos os produtos e equipamentos não são caros e podem ser encontrados facilmente nos setores automotivos dos grandes supermercados. Aplicativos de compra e venda e lojas virtuais de estética automotiva são ainda melhores, com boa variedade de opções e preços para todos os bolsos. Vamos lá aprender a conservar o carro lavando em casa?

Hora da limpeza

Comece sempre lavando o carro por fora e, muito importante, na sombra. O sol faz o sabão secar rápido e causa manchas na pintura. Siga as instruções de diluição do fabricante do xampu e não faça muita espuma no balde. Antes de começar a ensaboar a carroceria, bata uma água por ela toda, por dentro das caixas de rodas e nas dobradiças e soleiras das portas para tirar a poeira e o excesso de sujeira.

Ensaboe primeiro as partes altas do carro para que a sujeira escorra sobre o que ainda não foi lavado. Siga a seguinte ordem:

  1. Teto;
  2. Para-brisa;
  3. Capô;
  4. Laterais (inclusive o bocal do tanque de combustível);
  5. Traseira;
  6. Faróis;
  7. Para-choques;
  8. Rodas.

Mesmo na sombra, enxágue cada peça assim que terminar de ensaboar. Para limpar os pneus, use a escova de cerdas duras.

Terminada a lavagem, comece a secagem pelos vidros, que são mais suscetíveis às manchas. Aproveite para secar as janelas por fora e limpá-las por dentro. Com a toalha ainda pouco molhada e limpa, muitas vezes não é necessário usar limpa-vidros. Depois siga a mesma ordem da lavagem, sempre de cima para baixo e não se esqueça das soleiras das portas e do porta-malas. Caso opte pelo uso cera líquida ou em spray, ela pode ser aplicada com a carroceria molhada ou seca.

E o motor?

A lavagem do motor é uma boa para conservar o carro. Contudo, deve ser feita apenas por profissionais especializados, uma vez que os carros possuem cada vez mais componentes eletrônicos sensíveis à umidade. Nas lavagens domésticas, nunca espirre água. O máximo que pode ser feito é passar um pano úmido nas tampas, bateria e reservatórios, além do painel frontal, por dentro do capô e abas internas dos para-lamas. E sempre com o motor frio para evitar queimaduras.

A vez da cabine

Com o exterior limpo, parta para a limpeza da cabine. Comece retirando todo lixo espalhado e batendo os tapetes. Se forem de borracha, aproveite a luva usada na lavagem da carroceria e o xampu que restou no balde para lavá-los. Se a mistura de água e sabão estiver muito suja, o detergente de louças está liberado. Nos tapetes de carpete, use a escova de cerdas duras. Em ambos os casos, deixe ao sol após a limpeza.

Com o pincel de cerdas macias, limpe os locais de difícil acesso, como difusores de ar, comandos, botões, teclas, vãos, maçanetas, porta-trecos, entre outros. Com um pano seco, tire o excesso de poeira do painel e das portas. Depois, aplique o limpador para plásticos e tecidos, inclusive no volante, alavanca de câmbio, cintos de segurança e nos bancos. Caso tenham manchas, deixe o produto agir por alguns minutos antes de esfregar com o pano. Não esqueça do porta-luvas, dos para-sóis, do porta-malas e do tampão traseiro.

A última etapa da limpeza é a aspiração do carpete e dos bancos. Utilize o bico fino para os cantos e locais de difícil acesso, como os vãos entre os bancos dianteiros e o console. Para limpar o carpete sob os bancos dianteiros, desloque-os totalmente para frente. Caso o seu carro ainda tenha extintor de incêndio, retire para aspirar por baixo dele. Novamente não esqueça do porta-malas.

A cereja do bolo na hora de conservar o carro em casa

Não existe algo que represente melhor um carro limpo do que o pneu pretinho. Por isso, não se esqueça dele. Os pneus devem estar totalmente secos antes da aplicação, senão o resultado não será satisfatório. Encharque uma esponja limpa e seca com o produto e aplique nos pneus. Se quiser mais brilho, deixe secar por dez minutos e repita a operação. Caso esbarre a esponja nas rodas ou calotas, use um pano úmido para limpar.

Frequência das lavagens

O carro é uma extensão da casa.  Então, o prazo ideal para lavar e conservar o carro é quinzenalmente. Neste espaço de tempo, a carroceria vai ficar empoeirada ou suja de chuva e o interior vai ser presentado com pó e detritos da rua. 

Uma dica é semanalmente passar um pano úmido no painel e portas, bater os tapetes e passar uma escova macia nos bancos. Seu carro vai estar sempre limpo e agradável.

Seguro Auto

Além de conservar o carro limpo, é importante também manter o seguro auto em dia. Mesmo com o carro parado em casa, você pode precisar dele. Se ainda não tem um, aproveite e faça uma cotação online de Seguro Auto.

 

+ Conheça também alguns reparos no carro que você pode fazer em casa

 

Última atualização em 06/05/2020