Tudo que precisa saber sobre o seu contrato do Seguro de Vida 

contrato do seguro de vida

Tudo que precisa saber sobre o seu contrato do Seguro de Vida 

08/07/2020

Quantas vezes a burocracia que envolve a contratação de um serviço, nos deixa desmotivados a dar continuidade? Várias vezes. Mas isso acontece, em geral, pois muitos termos e condições que ficam ali dispostos estão fora do nosso conhecimento. E pensando em facilitar esse processo, vamos tomar conhecimento aqui sobre tudo que você precisa saber sobre o seu contrato do seguro de vida. Como é feito e também quais são as informações que você deve ficar atento. 

É muito importante que você entenda melhor quais são os aspectos relevantes que você precisa ter em mente antes de fechar qualquer negócio. Assim, não se sentirá prejudicado mais para frente quando precisar utilizar esse serviço. 

Cotação online de Seguro de Vida

 

O que é o contrato do Seguro de Vida?

É o documento que justifica todos os serviços compreendidos e contratados entre o segurado e a seguradora. 

A apólice é essa ferramenta de contrato, que deve detalhar as características como:

  • Riscos assumidos;
  • Valor do prêmio que o segurado deverá se responsabilizar mensalmente para manter o seguro de vida ativo;
  • Prazo de vigência do contrato. Há tipos de seguro de vida que contemplam apenas um período de tempo, de acordo com a vontade do segurado. Como exemplo temos o seguro de vida temporário;
  • Valores de cada objeto da cobertura elegida. 

O que é o Seguro de Vida e para que serve?

Para começar a olhar no detalhe alguns itens importantes do seu contrato, é preciso desdobrar aqui o que é o seguro de vida. Veja como você pode contar com ele nas suas coberturas e proteções. 

O seguro de vida é um produto que protege financeiramente você e a sua família contra incidentes que podem acontecer. Com essa ferramenta você estará protegido e receberá reembolso ou indenização para diversas situações, como vamos listar brevemente:

  • Morte acidental ou natural: cobertura básica de qualquer seguro de vida. Nesse objeto os beneficiários recebem indenização, de acordo com o valor estipulado em contrato, em caso da morte do segurado em questão; 
  • Assistência funeral: para essa cobertura você pode contratar individualmente. Ou seja, só no caso do falecimento do próprio segurado, ou incluir outros membros da família, em alguns casos. Com esse auxílio, os gastos necessários para a realização de um funeral ficam garantidas.

Outras coberturas

O seguro de vida não precisa necessariamente ser usado apenas em caso de morte. Há itens da cobertura que são para serem usados ainda em vida pelo segurado: 

  • Reembolso por despesas médicas: com essa cobertura, você receberá a indenização por despesas médico-hospitalares, assim como odontológicas, causados por acidentes presentes na contratação da proteção;
  • Doenças graves: problemas de saúde graves que geram um custo excedente ao segurado, como câncer e acidente vascular, por exemplo, podem ter o tratamento custeado com o acionamento do seguro de vida; 
  • Invalidez permanente parcial ou total: indenização para o segurado na ocasião de perda ou redução das atividades funcionais, de maneira definitiva ou não, de membros ou órgãos;

Há a possibilidade de outras coberturas e assistências serem contratadas. Assim, como essas que descrevemos aqui, todas precisam estar descritas no seu contrato do seguro de vida. 

Vale atentar, nesses casos, para os valores estipulados referentes ao limite de indenização e reembolso para cada item, bem como a forma de acionamento do seguro para cada situação. 

Contrato do Seguro de Vida: sobre os beneficiários

Todo segurado deverá elencar e eleger os membros que serão beneficiados com as indenizações presentes nas coberturas. Ou seja, essas serão as pessoas que irão receber os valores estipulados em contrato no caso do acontecimento de algum incidente presente nas coberturas. 

Você não precisa escolher apenas parentes diretos, como cônjuge, filhos e pais. Há quem tenha outra relação como referência, como amigos e outros familiares de grau mais distante para incluir nesse escopo de benefício. Fica a seu critério definir isso. 

Contrato do seguro de vida: valor do prêmio

Quando você contrata um seguro, pode ser ele de vida, de carro ou residencial, você está se comprometendo com o pagamento do valor do prêmio. Segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão que fiscaliza e regula o mercado de seguro o pagamento é:

“O valor que o segurado paga à seguradora pelo seguro para transferir a ela o risco previsto nas Condições Contratuais. Pagar o prêmio é uma das principais obrigações do segurado.”

Ou seja, sem o pagamento do prêmio, não tem atendimento dos itens determinados no contrato do seguro de vida. E essa importância deverá estar descrita na apólice, bem como as informações sobre possíveis ajustes no decorrer do tempo.  

Por isso, tenha também em mente que você deverá fazer um bom planejamento financeiro para cumprir com a sua responsabilidade em investir em um produto como o seguro de vida.

Quando devo receber o contrato do Seguro de Vida?

Em geral, as seguradoras emitem o contrato do seguro de vida em até 15 dias após a assinatura do contrato e o pagamento do prêmio referente a essa contratação. 

Alterações no contrato do Seguro de Vida 

Caso você precise fazer alguma alteração no seu contrato do seguro de vida, será necessário realizar um endosso no seguro. É um documento expedido pela seguradora, que pode ser solicitado durante do período de vigência do original, que tem como característica validar a modificação dos dados solicitados.

O que devo verificar no contrato do Seguro de Vida?

Agora que você já tomou conhecimento sobre os aspectos mais relevantes sobre o contrato do seguro de vida, vamos na prática a um rápido guia do passo a passo que você deverá checar na sua apólice: 

  • Confirme os seus dados pessoais e também de todos os seus beneficiários;
  • Confira se tudo que foi determinado por você e pela seguradora em relação às coberturas do seu seguro de vida estão descritas corretamente, e correspondente às suas necessidades;
  • Reveja a forma de acionar o seu seguro de vida e tenha essa informação sempre atualizada para você e os seus beneficiários; 
  • Verifique os seus dados de pagamento para a restituição dos valores do seguro de vida, correspondentes para cada uma das coberturas contratadas. 

Como ter o Seguro de Vida?

Agora que esse processo está mais claro e simples para você, indicamos que realize uma cotação on-line gratuita aqui na Bidu, para que você tenha acesso as melhores opções de seguro de vida do mercado.

Em poucos cliques você descobre qual opção encaixa melhor no seu perfil, faz o contrato e já poderá contar com a lista de vantagens e benefícios da sua apólice. 

 

Última atualização em 08/07/2020