COTAR SEGURO ONLINE Bidu - Cotação e Comparação de Seguro e Crédito Online
-->
thumb image

Tudo que você precisa saber sobre o seu contrato do Seguro Residencial

Saiba como economizar na contratação do seguro e escolher o melhor plano

Nem sempre a burocracia que envolve a contratação de um serviço é amiga dos consumidores. Muitas pessoas até desistem de adquirir algo por conta dela, não é mesmo? Esse desconhecimento sobre termos de contrato é comum, não há nada para se ofender. A resposta para resolver essa situação pode ser bem simples, principalmente, no que diz a respeito a contratação de seguros. Nessa linha, vamos tentar ajudar com esse guia de tudo que você precisa saber sobre o seu contrato do seguro residencial

Cotação online de Seguro Residencial

O que é o contrato do Seguro Residencial?

O contrato do seguro residencial, assim como os demais acordos referentes a seguros, como o de vida, por exemplo, são conhecido como apólices. Essa ferramenta possui todas as características justificadas por escrito, sobre os serviços disponíveis contratados pelo segurado, à seguradora. 

Em geral, estarão ali disponíveis os seguintes e principais aspectos, que você deve sempre ficar atento: 

  • Valores de cada um dos objetos das coberturas escolhidas pelo segurado;
  • Os riscos assumidos pelas seguradoras e também pelos segurados;
  • O valor do prêmio, que será pago mensalmente, para assegurar a manutenção e vigência do seguro, bem como os seus ajustes anuais;
  • O período de vigência do contrato e, consequentemente, do seguro residencial, sendo passível de renovação após esse período. 

Seguro Residencial: detalhando a sua apólice

Para você conseguir analisar bem o contrato do seguro residencial é importante que você entenda bem o que é esse seguro e como ele funciona. 

O seguro residencial é um produto feito para proteger o seu lar e os seus bens. Ele pode ser utilizado para a sua residência diária, sendo casa ou apartamento, e também para casas de veraneio ou moradias de férias. 

Com o contrato do seguro residencial você garante a indenização e o reembolso, caso eventuais situações e acidentes possam vir acontecer. Para essa apólice ser comercializada, existe uma lista de objetos mais comuns, conhecidos também como coberturas básicas. Também existem outros itens que você pode eleger de acordo com a sua necessidade e objetivo de proteção. Conheça os principais: 

Danos por incêndio, explosão e quedas, como raios e aeronaves

Este objeto está presente na contratação de qualquer seguro residencial. Ele garante indenização ao segurado caso ocorra alguma dessas situações: Danos por incêndio, explosões e quedas, como raios e aeronaves.

Roubo e furto

Está entre as coberturas adicionais mais procuradas está a proteção para situações desagradáveis como roubo ou furto de bens da residência.

Danos elétricos

Esta cobertura é acionada caso haja problemas no sistema elétrico da sua casa e isso provocar eventuais estragos em eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Neste caso, o seguro residencial cobre a restituição desses bens, bem como o reparo da parte elétrica danificada.

Granizo, vendaval, ciclone, furacão ou tornado

Em certas regiões do Brasil esses eventos naturais acontecem, e os danos provocados podem ser indenizados com o seguro residencial.

Acidentes pessoais

No caso de acidentes dentro da sua casa que provoquem invalidez permanente ou falecimento de algum membro da sua família ou pessoas que trabalham na residência, você terá direito à uma indenização.

Itens específicos

Aqui entram vidros, escritórios, documentos podem entrar na proteção do seguro residencial.

Assistência doméstica

Chaveiro, eletricista e outros serviços que sempre acabamos por precisar, podem ser incluídos dentro da prestação de serviços do seu seguro residencial.

Todas essas e outras funcionalidades podem constar no seu contrato do seguro residencial, desde que escolhidas por você. Elas devem estar muito bem especificadas, com detalhamento dos valores referentes ao limite de indenização e de reembolso para cada item. Também deve constar a forma como o seu seguro deve ser acionado. 

Contrato do Seguro Residencial: inventário

Além da importância das coberturas, há uma outra tarefa muito importante a seguir: a realização do inventário dos bens da sua casa. Só com essa lista de itens que você quer declarar e proteger, que o seguro de vida poderá incluir no contrato e garantir a defesa e amparo. 

Contrato do Seguro Residencial: valor do prêmio

Segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão que fiscaliza e regula o mercado de seguro o prêmio é:

“O valor que o segurado paga à seguradora pelo seguro para transferir a ela o risco previsto nas Condições Contratuais. Pagar o prêmio é uma das principais obrigações do segurado.”

No seu contrato do seguro residencial deverá constar o valor do prêmio. Ou seja, a mensalidade que deverá ser paga para que você garanta o funcionamento da sua apólice. 

O preço é calculado pela seguradora com base na localização do imóvel e na estimativa dos custos dos bens que fazem parte dele. Além disso, o encarecimento do seu prêmio pode acontecer por conta dos objetos de cobertura contratadas à parte, ou seja, além da cobertura básica. 

Contrato do Seguro Residencial: sobre a franquia

O seu seguro residencial pode ter o critério de franquia em algumas coberturas. Ela é uma participação nos custos de ajustes de prejuízos causados ao seu imóvel. Essa importância deverá estar muito bem especificada no contrato do seguro residencial.

Quando devo receber contrato? 

Em geral, esse processo demora, em média, 15 dias, após a assinatura e o pagamento do prêmio referente ao serviço que você contratou.

Como fazer alterações no contrato do Seguro Residencial?

Durante o período de vigência da sua apólice, será necessário solicitar a emissão de um endosso de seguro, por parte da seguradora. Este é o documento oficial para mudanças nas características anteriormente contratadas.

O que devo checar no contrato?

Tendo em vista todos os conhecimentos acima, vamos ao passo a passo rápido de como verificar o seu contrato do seguro residencial:

  • Confirmar os seus dados pessoais e também de todos os envolvidos nos benefícios do seguro;
  • Verificar os seus dados de pagamento para restituição dos valores pretendidos em caso de acionamento do seguro;
  • Conferir a descrição de todas as coberturas se estão correspondentes com o acordado com a seguradora;
  • Tome conhecimento sobre como acionar o seu seguro e tenha isso sempre por perto. 

Como contratar o Seguro Residencial?

Agora que você venceu as suas dúvidas e relação a burocracia contratual de um seguro residencial, está na hora de avançar na contratação da sua apólice. Aqui na Bidu você faz uma cotação on-line, com a oportunidade de ver as ofertas das principais seguradoras, e em poucos cliques fecha o seu contrato do seguro residencial. 

 

Última atualização em 27/07/2020