Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Cuidado com a pane seca!

Saiba como precaver a pane seca e as coberturas de seguro para esse problema
04/08/2014

Descubra quais são os problemas da pane seca, que são recorrentes em competições automobilísticas como fórmula 1 e stock car, e saiba que existem coberturas de seguro contra esse problema!

Você está passeando com o seu amado carro pela cidade, rodando com o indicador da gasolina no limite. Se essa é uma prática comum para você, melhor começar a repensar essa atitude: ao invés de economizar, você pode acabar gastando mais com manutenção, além de ser multado! Sim, você pode estar entrando em uma fria. Mesma coisa se você dirige um carro com alto consumo de combustível.

Ao andar constantemente com o tanque na reserva (o que varia de veículo para veículo), você pode acabar gerando a famosa pane seca, que é quando o veículo fica imobilizado por falta de gasolina. Isso pode ser um problema tanto para o seu carro, como para o seu bolso.

Um dos problemas mais frequentes de circular com o mostrador da gasolina no amarelo é a queima da bomba de combustível. O equipamento é responsável por levar o combustível do tanque para o sistema de alimentação do motor. Localizada no tanque de gasolina, a bomba costuma queimar justamente por não estar totalmente submersa no combustível, que teria a função de resfriá-la.

Quanto custa a troca do equipamento? Dependendo do modelo, o gasto pode ser de até 300 reais!

Além do gasto do conserto, outra despesa que o motorista acostumado a dirigir com o tanque quase no limite pode ter é com multa. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 26, “Antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o condutor deverá verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, bem como assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino”. O mesmo Código define que é infração de natureza média deixar o veículo imobilizado em via pública. O motorista que cometer essa infração pode pagar R$ 85,13, além de 4 pontos na carteira e até a remoção do carro.

Por isso, vale a pena pensar duas vezes antes de deixar seu carro rodando na reserva de combustível. Mas, se você passar por esse problema, sabia que seu seguro pode ter o benefício de proteção em caso de pane seca?

A cobertura garante que, em caso de pane seca, seu veículo receba combustível de alta qualidade, que seu carro costuma receber, em quantidade pré determinada na contratação do seguro. Além disso, caso o problema ocorra em rodovias, a seguradora pode garantir o reboque até o posto de gasolina mais próximo.

Várias seguradoras já contam com a proteção contra pane seca na sua lista de benefícios. Quer esse benefício? Faça uma cotação, e veja qual seguradora melhor se encaixa nas suas necessidades!