Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Professor? Sabichão? Descubra que tipo de motorista você é

Veja o seu tipo de motorista
08/09/2015

Que tipo de motorista você é? Do tipo que gosta de ensinar os outros a dirigir? Ou aquele que dirige com o som nas alturas, evitando manter contato com outros condutores? Existem diversos tipos de motoristas e cada um possui características e maneiras diferentes de ver o trânsito.

Um estudo feito pela London School of Economics and Political Science (LSE) em parceria com a fabricante de pneus Goodyear revelou quais são os tipos de motorista que existem. O objetivo da pesquisa foi entender como o comportamento de um motorista é influenciado e influencia o comportamento de outros condutores.

Para alcançar o resultado do estudo, foram feitas entrevistas individuais e dinâmicas em grupo. Assim, os psicólogos conseguiram mapear os sete tipos de motorista que existem, ou melhor: sete personalidades frequentemente adotadas por condutores. Confira os perfis encontrados:

  1. O Professor

Motorista-Professor

O motorista professor adora palpitar sobre o estilo de outros motoristas

É aquele motorista que gosta de ensinar aos demais o que eles fizeram de errado e espera um agradecimento pelos conhecimentos transmitidos. Esse tipo adora prestar atenção no erro dos outros e muitas vezes se esquece dos próprios. Por isso, ele pode se envolver em sinistros, embora não seja algo frequente e se envergonhará de contar para os amigos.

  1. O Sabichão

Motorista-Sabichão

Sabichão: aquele que se acha o dono da rua

Ele acredita que os outros motoristas são incompetentes e julgam eles a partir de suas próprias decisões. É o conhecido “dono da rua”.

Por se achar o sabichão, ele acaba por se envolver em algumas confusões ao longo do percurso e compra algumas brigas desnecessárias. Ao encontrar um deste tipo, tente manter a calma pois ele sempre se achará com a razão.

  1. O Competidor

Motorista-Competidor

Ele se sente impelido a sempre ficar à frente dos outros carros, e se irrita quando é ultrapassado.

Você para no farol e um carro se aproxima na faixa ao lado. O motorista deste carro abaixa o vidro e acelera, mostrando que está pronto para uma competição. Esse é o estilo de dirigir do competidor. Ele se sente impelido a sempre ficar à frente dos outros carros, e se irrita quando é ultrapassado.

Ele adora acelerar e não se sente coibido no farol amarelo: corre mais ainda para não parar. Esse tipo se envolve em diversas colisões e, provavelmente, o preço do seguro auto dele será mais alto do que o de um condutor mais calmo, já que o histórico de acidentes do condutor é um dos fatores que compõe o cálculo do seguro.

 

  1. O Carrasco

Motorista-Carrasco

O carrasco acha que é seu dever castigar outros motoristas

Esse tipo de condutor não aceita comportamentos que considera errado: se ele ver algo que não concorda no trânsito, ele tenta punir o motorista de alguma maneira. Frequentemente, ele sai do carro para tirar satisfações.

Por sempre querer castigar os outros, ele não é cuidadoso com o carro: se for preciso utilizá-lo para dar uma lição em outro motorista, não pensará duas vezes. Portanto, assim como o exemplo acima, deve pagar um seguro mais caro.

  1. O Filósofo

Motorista-Filósofo

O motorista filósofo controla suas emoções ao volante.

É o tipo que consegue controlar suas emoções ao volante. Ele aceita os erros dos demais motoristas e procura encontrar uma explicação racional para eles.

É um condutor paciente e atento, que não age por suas emoções. Por isso, devido ao seu histórico de poucos acidentes, costuma pagar mais barato no seguro do que os mais esquentadinhos.

  1. O Desencanado

Motorista-Desencanado

“Relaxa, eu dirijo bem. Não vou bater o carro”

Ele trata impessoalmente os erros dos demais motoristas e não os leva em conta como riscos ao volante. É aquele que diz “não vou me envolver em acidentes, eu dirijo bem”. Ou seja, ele não considera o outro como um potencial perigo, o que pode ocasionar sérios acidentes.

  1. O Escapista

Motorista-Escapista

O motorista escapista tenta se distrair com outras coisas

Esse condutor opta por ouvir música ou conversar ao telefone enquanto está ao volante, descartando qualquer relação com outros motoristas. Ele tenta se distrair com outras coisas, o que pode ser um perigo e causar acidentes. O preço do seguro auto do escapista não será muito baixo, já que ele deve ter algumas multas de desatenção e falar no celular enquanto dirige.

Você se identificou com algum desses tipos? Independente do seu estilo de dirigir, é importante ter um seguro auto para se prevenir. Nunca se sabe quando um imprevisto acontecerá!