Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Hoje é dia do jornalista no Brasil e da cerveja nos EUA

Dia do jornalista e dia da cerveja

Hoje é dia do jornalista no Brasil e da cerveja nos EUA

07/04/2015

Hoje é dia da cerveja nos Estados Unidos. Sim, sabemos que no restante do mundo, incluindo no Brasil, se comemora na primeira sexta-feira de agosto. Mas é que a história do dia da cerveja nos Estados Unidos é tão legal que não podemos deixar passar.

Aconteceu assim: no ano de 1919, foi proibida por uma emenda constitucional a venda, transporte e produção de todas as bebidas alcoólicas nos Estados Unidos, evento que ficou conhecido como Proibição. Nessa época, as pessoas começaram a consumir bebidas alcoólicas feitas em casa ou adquiridas por contrabando, aumentando simultaneamente os problemas de saúde e segurança pública.

Em 1932, o presidente eleito Franklin Delano Roosevelt decidiu acabar com a Proibição. Usando de algumas manobras políticas, conseguiu a liberação das bebidas em 22 de março de 1933. Contudo, a lei só passaria a valer dali a alguns dias, no dia 7 de abril.

A farra foi generalizada: considerando somente a cidade de Chicago, estima-se que foram vendidos mais de 5 milhões de dólares em cervejas nesse dia. Considerando a inflação de 1933 para cá, esse valor seria hoje mais de 90 milhões de dólares! E, para a tristeza dos puritanos, foram registradas pouquíssimas prisões relacionadas à bebida.

Líbero Badaró dia do jornalistaNo Brasil, hoje comemora-se o dia do jornalista. Foi escolhida essa data, que é a mesma da abdicação de Dom Pedro I em 1831, em homenagem ao jornalista e médico italiano Libero Badaró, assassinado por partidários do absolutismo em novembro do ano anterior. Seu assassinato foi o estopim de uma série de eventos que desencadearam com o fim do primeiro reinado.

No seu enterro, compareceram mais de 5 mil pessoas e O Observador Constitucional, jornal que editava, dedicou sua edição daquela semana ao defensor da liberdade de imprensa. Seu nome hoje é homenageado em uma famosa rua do centro de São Paulo.

Hoje dois jornalistas trabalham na Bidu Corretora. Nós gostaríamos de homenagear essa data especial, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. E acreditamos que cerveja e jornalismo são assuntos tão relacionados que nada mais justo que as duas datas sejam comemoradas juntas, ainda que em países diferentes.

Ah, outra coisa muito importante: se beber, vá de táxi. Peça um pela 99Taxis. Nem o seguro auto, nem o seguro de vida cobrem acidentes causados por embriaguez. Algumas seguradoras oferecem serviços para levar você para casa caso você esteja embriagado, como a Porto Seguro e a SulAmérica. E aproveite a viagem para ler o jornal de hoje.

Felipe Resende e Lucas Della Iglezia