Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

5 dicas para economizar combustível (e dinheiro)

Aprenda dicas para economizar combustível
10/03/2015

Você tem um dos carros que mais consomem combustível? As contar apertaram e precisou pegar um empréstimo pessoal? Algumas dicas para economizar combustível no seu carro são bem conhecidas; outras são bem simples de aplicar, mas pouco comentadas. Não importa se o seu carro é a álcool ou gasolina, veja o que pode fazer seu carro gastar mais combustível, e quais atitudes você pode tomar para reduzir esse consumo! Separamos algumas dicas, confira:

1. Pneus murchos

É a lei da física: quanto mais rente ao solo os pneus estiverem, mais o carro gastará combustível! Mas não é só o pneu murcho que é perigoso para sua segurança e seu bolso: descalibrado ele já causa um impacto significativo do carro com o solo, fazendo com que precise gerar mais força e rotações do motor para desenvolver a velocidade desejada, o que faz aumentar o consumo de combustível em até 25%.

Quer investir na economia e poupar dinheiro? A dica é sempre manter os pneus calibrados, e fazer a checagem antes de sair com o carro. Optar por pneus de baixa resistência ao rolamento também ajudam a reduzir os gastos em até 10%.

2. Excesso de peso

Essa dica para economizar combustível complementa também a anterior: com o carro mais pesado, a distância entre ele e a pista diminui, o que faz aumentar a força necessária para sua locomoção. Estima-se que cada 50 Kg a mais de peso no veículo equivale a 1% de aumento no consumo do combustível.

Não esqueça, portanto, de sempre realizar aquela limpeza antes de sair com o carro, e não fique circulando com peso inútil no bagageiro e bancos. Isso inclui também qualquer peso na área frontal do carro, o que reduz a aerodinâmica e aumenta o consumo.

3. Janelas abertas

E por falar em aerodinâmica… sabia que as janelas do carro podem influenciar bastante nessa questão? Andar em alta velocidade, com as janelas do carro abertas, faz com que entre muito ar no veículo, o que faz aumentar o atrito e diminuir sua resistência aerodinâmica, fazendo necessário um maior consumo de combustível para aumentar sua potência e giros do motor. O consumo pode chegar em 10%, o que pode ser reduzido ao simplesmente fechar a janela.

4. Troca de marcha e ponto morto

Quem nunca utilizou o ponto morto do carro em descidas, achando que estaria economizando o combustível? Pois a atitude pode fazer com que o gasto seja maior! Deixar o carro engatado na descida irá gerar um gasto menor de combustível do que se estiver em ponto morto. Além disso, deixar o carro desengrenado reduz sua segurança, por causa do freio motor.

A maioria das pessoas também costumam não dar a mínima para o manual do carro, e acabam não sabendo que existe uma velocidade certa para a troca de cada marcha. Um carro circulando em velocidade errada para a marcha, irá gastar muito mais combustível por estar forçando o motor a trabalhar mais. A troca da marcha deve ser realizada na velocidade certa, e de forma suave para o veículo.

5. Usando o combustível certo

Não adianta nada seguir todas as dicas para economizar combustível anteriores e não investir no combustível certo para o seu carro. Quase todas as montadoras especificam qual o tipo mais recomendado para cada veículo, permitindo o melhor rendimento pelo menor consumo. Além disso, pense bem antes de parar no primeiro posto de gasolina que encontrar: abastecer com combustível adulterado ou de má qualidade pode gerar – além de um gasto maior e rápido – resquícios de sujeira no tanque e motor, comprometendo a vida útil do carro.

+ Veja como economizar dinheiro sem abrir mão do carro

Se você seguir essas dicas, com certeza terá uma economia maior no final do mês, tanto no combustível quanto no reparo do seu veículo. Ainda por cima, estará mais seguro contra qualquer imprevisto relacionado a falta de combustível, ou panes ligadas ao seu mau uso. E, se ficar sem combustível, saiba que pode contar com o seu seguro! Ainda não tem? Faça uma cotação de seguro auto em nosso site.

Tem outras dicas para economizar combustível? Conte pra nós!

Fique atento aos problemas do seu carro: cheiro de combustível no interior do veículo é normal?