COTAR SEGURO ONLINE Bidu - Cotação e Comparação de Seguro e Crédito Online
-->
thumb image

Desvendando as principais dúvidas sobre Seguro de Vida

Saiba como economizar na contratação do seguro e escolher o melhor plano

Estar por dentro dos benefícios que um seguro de vida pode trazer é o primeiro passo para desmistificar esse produto que vem conquistando cada vez mais consumidores. Para facilitar o melhor entendimento sobre esse produto, a Bidu selecionou as cinco principais dúvidas sobre seguro de vida que o consumidor tem. 

Afinal, trata-se de uma proteção financeira que pode ser usada em momentos de imprevistos pelo próprio segurado ou pelas pessoas que ele deseja proteger – família, amigos etc.

O seguro de vida pode ser a solução que dará suporte financeiro para a família ou outros dependentes, caso o provedor venha a faltar. Ou então para o próprio segurado se, por exemplo, ele ficar desamparado em virtude de uma doença ou de um acidente que o impeça de trabalhar.

 Confira, a partir de agora, as principais dúvidas sobre seguro de vida que você sempre quis saber.

Cotação online de Seguro de Vida

Principais dúvidas sobre Seguro de Vida

1. Para que serve e como funciona o Seguro de Vida?

Quando o consumidor adquire um seguro de vida, ele assina um contrato com a seguradora, Assim, ele garante sua segurança financeira, ou a de seus dependentes, em situações inesperadas. Entre elas está, por exemplo, um acidente que impeça de prover às necessidades da família ou de quem se deseja ajudar.

Pois é, o seguro de vida, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, não se restringe à cobertura de morte do segurado.

É, sim, uma garantia de proteção financeira obtida em cenários desfavoráveis, que pode contribuir para as finanças de vários tipos de dependentes – família, amigos etc – ou do próprio segurado em casos de invalidez permanente ou doença grave.

A dinâmica de funcionamento de um seguro de vida é simples.

O contratante só precisa escolher as coberturas que avalia como essenciais e indicar as pessoas que serão beneficiadas. Elas não precisam ser da família do contratante e podem ser substituídas sempre que o segurado quiser.

Quando a contratação é concluída, a seguradora se torna responsável pelo pagamento da quantia estabelecida previamente (indenização) caso ocorra algum dos sinistros contratados em apólice.

Nessa situação, quando um sinistro é efetivado, o segurado ou o seu beneficiário (ou beneficiários) simplesmente deve estabelecer contato com a seguradora para comunicar o ocorrido.

A seguradora solicitará os documentos necessários, que serão analisados para posterior aprovação e liberação do valor em questão.

Dica: para que essa etapa do processo transcorra sem problemas, é sempre importante o segurado compartilhar com os beneficiários onde estão guardados os documentos do seguro.

2. Por que devo contratar um Seguro de Vida?

Essa está entre as principais dúvidas sobre seguro de vida. E uma palavra embasa esta questão é: imprevistos.

Sim, o seguro de vida não entra com frequência no planejamento financeiro das pessoas até que algo inesperado aconteça com elas.

Como sabemos, fatalidades podem ocorrer a qualquer hora e tempo. Portanto, é válido contar com a segurança oferecida por um seguro de vida. Ela justamente pode ser a solução financeira que se precisa em situações não previstas.

E, como já é sabido, contar com um seguro de vida pode garantir os recursos necessários para os beneficiários em momentos de dificuldade. Ou então para o segurado, que irá aproveitar os benefícios em vida, dependendo da situação.

3. Seguro de Vida é igual a seguro de acidentes pessoais? Qual o custo deste produto?

Não, seguro de vida e seguro de acidentes pessoais são produtos diferentes.

O seguro de vida realiza indenizações em caso de morte natural ou por doença. Já o seguro de acidentes pessoais cobre apenas os casos de falecimento ou de invalidez que são ocasionados por acidentes.

O custo do seguro de vida varia de acordo com as coberturas selecionadas pelo consumidor, dependendo dos seus objetivos e de questões como faixa etária, profissão, sexo e hábitos do segurado.

Uma coisa é certa: trata-se de um produto que pode ter custo menor do que o empregado para a proteção de um veículo ou de um imóvel. Lembrando que a proteção aqui é para algo mais valioso: a vida de quem se gosta.

4. Um Seguro de Vida oferece quais tipos de garantias (coberturas)?

As garantias que são oferecidas pelo seguro de vida estão entre as principais dúvidas do seguro de vida. Elas mudam em função do plano que é contratado.

Mas as apólices oferecem cobertura para morte acidental ou natural. Em alguns casos, também proteção para invalidez permanente total ou parcial, em decorrência de acidente ou de doenças consideradas graves.

Resumindo, é possível obter proteção contra:

  • Morte;
  • Invalidez permanente total ou parcial por acidente;
  • Invalidez permanente total por acidente;
  • Invalidez permanente por acidente majorada;
  • Invalidez funcional permanente total por doença;
  • Invalidez laborativa permanente total por doença;
  • Despesas médicas, hospitalares e odontológicas;
  • Diárias de incapacidade temporária;
  • Diárias por internação hospitalar e doenças graves.

Na proteção de doenças graves, é válido mencionar que os planos de saúde, em geral, cobrem as consultas, exames básicos e a internação, mas não os custos de transporte de paciente, cuidados especiais e remédios diários necessários.

Quando se contrata esse serviço, o consumidor recebe ajuda financeira para despesas em diagnósticos de:

  • Alzheimer;
  • Acidente Vascular Cerebral (AVC);
  • Infarto agudo do miocárdio;
  • Câncer;
  • Insuficiência renal crônica;
  • Perda de audição, fala ou visão.

Mas há outras coberturas para paralisia de membros, cirurgia de bypass e transplantes de órgãos como coração, fígado, medula, pâncreas, pulmão ou rim.

5. Como posso fazer um Seguro de Vida?

O primeiro passo para fazer um seguro de vida é buscar empresas que ofereçam o produto para iniciar o processo de cotação. Esta é uma etapa que pode ser feita totalmente em ambiente online.

Ao escolher a seguradora, é importante analisar as coberturas disponíveis para avaliar quais atendem as necessidades que se busca.

Nunca assine o contrato antes de avaliar outros aspectos relevantes como:

  • Carência da apólice;
  • Abrangência geográfica das coberturas;
  • Os riscos excluídos; 
  • Valor máximo de capital segurado;
  • Valor do prêmio, entre outros fatores.

Cotação online de seguro de vida na Bidu

Caso queira fazer agora mesmo uma cotação online, a Bidu está à disposição e sempre pronta para descomplicar a sua vida.

 

Última atualização em 09/10/2020