COTAR SEGURO ONLINE

É possível economizar com TV a cabo e Internet?

É possível economizar com TV a cabo e Internet?

02/09/2020

Em tempos de isolamento social, quando a necessidade por tecnologia comprovadamente aumentou, muitos consumidores se perguntam se é possível economizar com TV a cabo e Internet. Assim, é possível rever as contas e, quem sabe, adiar um possível empréstimo pessoal

Afinal, as contratações desses serviços foram ampliadas, principalmente em virtude do uso de pacotes de Internet por quem está trabalhando na própria casa.

Aliás, como o home office vem ganhando cada vez mais espaço, e pode ter vindo para ficar, ter Internet em casa é tão essencial quanto ter água, luz ou gás disponíveis.

Mas a resposta para quem quer saber se é possível pagar menos por esses serviços é… sim!

Existem algumas maneiras de obter essa redução, sem abrir mão de pacotes de TV por assinatura e Internet que contemplem as necessidades de cada um. O fundamental é se organizar financeiramente para não entrar em dívidas. 

Solicitar Empréstimo Pessoal

Economizar com TV a cabo e Internet é possível

De acordo com quem é especialista no assunto, todo consumidor que deseja economizar com TV a cabo e Internet deve, em primeiro lugar, repensar hábitos. É preciso avaliar se necessita mesmo de tudo o que seu atual pacote de serviços e/ou dados oferece.

Uma coisa é certa: o que pode compensar para um determinado perfil de consumidor, pode não fazer sentido algum para outro.

Portanto, é válido colocar em prática esse exercício de analisar se todos os serviços contratados são de fato essenciais. Faça uma reflexão durante o período de um mês.

Anote o tempo gasto, por exemplo, com a TV a cabo. Quais os assuntos de interesse para seleção do tipo de pacote. Há pacotes com programações que muitas vezes não fazem sentido para determinado consumidor, veja abaixo em “Perfis de consumo”.

Analise quanto de fato usou de Internet dentro do mês. Há pacotes de dados que custam muito mais caro e nem são necessários pois o consumidor não usa o que é disponibilizado etc.

Dicas práticas para ter TV a cabo e Internet mais em conta

Em favor da redução de gastos com as contas mensais de TV a cabo e Internet, é importante colocar na balança alguns aspectos principais.

TV a cabo: avalie sempre se os canais disponíveis no pacote são mesmo essenciais para você e sua família. Muitas vezes o plano custa mais caro e traz uma programação vasta que não é de interesse do consumidor. Busque informações sobre os pacotes apresentados pelas operadoras desse tipo de serviço.

Internet: avalie se o pacote de dados atende à necessidade, pois muitas vezes são pacotes que mal são usados e podem ser reduzidos.

TV a cabo e Internet: faça mais de uma cotação, envolvendo novas empresas do setor. Muitas vezes a redução do que se paga pode estar aí, na troca de operadora. Afinal, o mercado tem, hoje em dia, mais oferta de serviços de TV a cabo e Internet, permitindo ao consumidor migrar de empresa mediante a melhor oferta.

Combos para economizar com TV a cabo e Internet

Pensar sempre em combos também pode ser uma alternativa para economizar com TV a cabo e Internet quando comparados à contratação de serviços separados.

Vai sair de férias ou viajar pela empresa? Lembre-se sempre que em situações assim é permitido suspender o serviço contratado pelo prazo máximo de 120 dias.

Desta forma, a empresa cessa temporariamente os serviços prestados e o consumidor não paga pelo o que não vai usar. Essa orientação vale para a suspensão dos serviços de TV a cabo e Internet!

Uma dica final: tenha sempre em mente o orçamento doméstico e o quanto pode ou deseja pagar por esses serviços. Trata-se de um parâmetro para ser usado na prática no momento de optar por determinado tipo de pacote e/ou plano.

Os combos reduzem mesmo o preço dos serviços contratados?

De acordo com os especialistas, quando o consumidor tem vários tipos de serviços contratados com a mesma operadora como, por exemplo, Internet e telefone, vale sim contar com um combo em virtude dos valores praticados. 

Perfis de consumo TV a cabo

De acordo com a Proteste, entidade que realiza testes de produtos e serviços, as operadoras têm como alvo quatro tipos diferentes de perfis de consumidor.

São eles que determinam a formatação dos pacotes que são colocados à disposição.

Portanto, conhecer cada um desses perfis pode contribuir para a sua decisão na hora de contratar ou mesmo mudar de plano.

Perfil Básico

Aqui se enquadra o consumidor que quer gastar pouco com a assinatura de TV a cabo, mas que não abre mão de ter um pacote com pelo menos:

  • Três canais de filmes e séries;
  • Três de programas infantis;
  • Três de documentários;
  • Dois de notícias;
  • Quatro de variedades;
  • E um de esportes. 

Perfil Família

Neste tipo de perfil consta uma programação mais variada, mas o consumidor continua querendo gastar pouco. Faz parte desse pacote cerca de:

  • Cinco canais de filmes e séries;
  • Cinco infantis;
  • Três canais de esportes;
  • Quatro de documentários;
  • Dois canais de notícias;
  • E pelo menos cinco de variedades.

Perfil Filmes e Séries

Tem como alvo os cinéfilos, por isso constam pelo menos dez canais com no mínimo três que estão entre HBO, Universal Channel, Telecine e Warner. Trata-se de um perfil que não leva em conta os canais de esporte, de programação infantil, além de documentários. 

Perfil Esportes

Dirigido a quem ama esportes, tem foco no público que é fã das mais diversas modalidades, mas que também tem interesse em notícias. Esse perfil conta com ao menos sete canais esportivos e dois de notícias. Este formato não considera os canais dedicados às crianças, documentários, variedades e filmes e séries (basta ter pelo menos um de cada tipo).

Economize e saia das dívidas

Economizar com TV a cabo e Internet é um ótimo começo para se organizar financeiramente. Mas há muitas outras coisas que você pode fazer para sair das dívidas. Mas se mesmo assim você ainda precisar de uma ajudinha para não ficar no vermelho, um empréstimo pessoal pode ser a solução. Faça uma simulação online de empréstimo pessoal e coloque a casa em ordem.

 

Última atualização em 02/09/2020