COTAR SEGURO ONLINE Bidu - Cotação e Comparação de Seguro e Crédito Online
-->
thumb image

Quanto tempo após contratar Seguro de Vida estarei segurado?

Saiba como economizar na contratação do seguro e escolher o melhor plano

O seguro de vida tem revelado cada vez mais a sua importância como um investimento. Todos nós queremos ferramentas que permitam que sigamos a nossa vida e rotina de maneira tranquila e organizada.

Porém, muitas pessoas relutam em contratar essa apólice, por desconhecer os seus benefícios ou ter dúvidas quanto a sua regra. Considerando esses aspectos, entre as questões mais levantadas está: quanto tempo após contratar o seguro de vida, estarei segurado?

A resposta pode ser mais simples do que parece. Mas ela envolve alguns conhecimentos como o significado de carência na aplicação do seu seguro. E, por isso, preparamos um artigo com as informações completas para você não ter mais dúvidas. 

Cotação online de Seguro de Vida

Seguro de Vida: condições e regras

Toda contratação de seguro envolve regras e condições registradas em contrato. Elas não estão ali só para complicar a sua vida, mas sim para deixá-lo resguardado de todas as implicações que o seguro vai beneficiar na sua vida daqui em diante. 

O seguro de vida, em sua essência e de maneira resumida, é um produto que protege financeiramente você e a sua família, de possíveis incidentes que podem vir a acontecer. Entre as principais coberturas, você poderá contar com indenizações ou reembolsos para as seguintes situações:

A principal condição para o seu seguro de vida começar a valer e você poder começar a contar com esses serviços é, após a assinatura do contrato, você pagar o valor destinado a ativação da sua apólice. A manutenção do pagamento dela irá garantir que você estará com o seu seguro ativo. Ou seja, o não pagamento desse prêmio, pode implicar no cancelamento do seu seguro. 

Essas questões e detalhes devem ser analisadas junto a sua seguradora, assim como por quanto tempo após contratar o seguro de vida, você estará segurado, por cada item desses benefícios. Isso porque pode ocorrer a aplicação da carência.

Não existe uma regra bem definida, mas sim uma média geral de aplicação dessas condições entre as principais seguradoras do país. A seguir vamos entender no detalhe a relação da carência com a utilização do seu seguro de vida. 

O que é carência?

A carência é um prazo previamente definido, que limita o recebimento das indenizações, por você ou por seus familiares e beneficiários, para alguns dos acontecimentos registrados nas coberturas. 

Isso quer dizer que logo ao contratar o seguro, nem todos os serviços listados e pagos por você estarão liberados para reembolso, caso algo aconteça dentro desse período de carência. 

Algumas operadoras de seguro aplicam regras de 30, 60, 90 e até 180 dias para os seus produtos. Tudo, claro, é previamente acordado e notificado por contrato com o contratante, no caso, você. 

A boa notícia é que muitas seguradoras não aplicam a carência ou optam pela utilização de uma declaração pessoal de saúde (DPS).Trata-se de um questionário que irá levantar as principais informações sobre o seu estado de saúde, além de dados sobre os seus hábitos de vida, para conhecer te conhecer melhor e, assim, aplicar um abono de carência.

De toda forma, mesmo que não haja esse tempo de carência após contratação do seguro para você estar segurado, esteja sempre atento a todos os detalhes no que diz respeito ao uso da apólice. Situações como hipóteses de suicídio e outros sinistros podem não estar incluídos nessa exclusão de carência.

E, para esses casos, como a questão de suicídio, a lei também está chancelando a atitude das seguradoras. Ela aprova que não haja a indenização, pelo período de até dois anos da contratação da apólice do seguro. 

Então, podemos concluir que toda essa relação entre quanto tempo após contratar o seguro de vida você estará segurado, vai depender muito da sua negociação e das regras da seguradora contratada. De toda forma, não deixe de considerar junto a empresa o preenchimento do seu DPS, para facilitar esses processos. 

Por que fazer um Seguro de Vida?

Os cuidados com a nossa vida e saúde estão se tornando cada vez mais importantes. Vivemos uma situação de pandemia, com o novo coronavírus. Isso se mostrou cada vez mais determinante, mesmo que, independente de qualquer situação específica, sempre precisamos estar atentos aos incidentes sem avisos que a vida nos leva. 

Com o seguro de vida você realiza um investimento que irá proteger financeiramente a você e a sua família, com os benefícios que são disponíveis ainda em vida ou também no caso de falecimento e morte.

Talvez o valor que essas ferramentas nos dão só são visíveis quando mais precisamos, mas é preciso se prevenir. 

Vale lembrar que a pesquisa, cotação e todos os trâmites que envolvem a contratação do seu seguro de vida, podem ser feitos totalmente on-line, sem sair de casa, aqui na Bidu. Nós reunimos as principais opções de seguradoras do mercado e te ajudamos a escolher o seguro que mais combina com o seu objetivo e o seu perfil. 

 

+ Seguro de Vida pode ser classificado como herança?

 

Última atualização em 02/06/2020