COTAR SEGURO ONLINE

Como conseguir Empréstimo Pessoal na pandemia de maneira fácil?

Como conseguir Empréstimo Pessoal na pandemia de maneira fácil?

25/08/2020

A pandemia do novo coronavírus surpreendeu o mundo inteiro. Muitas pessoas se viram desprevenidas para passar por esse momento. Além das preocupações com a saúde, a situação financeira também foi outro fator determinante para a grande maioria. Então, a busca por recursos financeiros temporários e outras alternativas para uma renda extra foram fundamentais. Entre as opções mais procuradas está o empréstimo pessoal. Mas como será que está sendo para conseguir um empréstimo pessoal na pandemia?

Sabemos o quanto é difícil tomar essa decisão com todas as informações necessárias para você se sentir mais tranquilo e confiante. Por isso, preparamos um lista de temas importantes que você precisa saber para conseguir o empréstimo pessoal na pandemia de maneira fácil.

Solicitar Empréstimo Pessoal

Não se preocupe, não está acontecendo só com você

De acordo com levantamento realizado pela Boa Vista Serviços SCPC, apenas 48% dos brasileiros afirmaram conseguir cumprir com as suas responsabilidades financeiras com gastos básicos.

Ou seja, mais da metade da população está com dificuldades para seguir adiante em seus compromissos, durante a pandemia. Ainda nessa pesquisa, outros dados parecem interessar:

  • 21% confirmaram que vão precisar pedir um empréstimos pessoais com os seus bancos;
  • 16% possuem a opção de recorrer a amigos e familiares para ajudá-los nesse momento;
  • 14% estão destinando os seus gastos ao cartão de crédito;
  • 12% estão considerando realizar um empréstimo consignado.

A pesquisa também assegurou que 53% dos brasileiros, no mês de maio, já se consideravam com renda abaixo dos seus custos.

Esses não são apenas motivos para você perceber que muitas pessoas estão em situação desfavorável financeiramente como a sua. Mas sim para mostrá-lo que, assim como você, várias precisam optar pelas ajudas disponíveis no mercado.

O que é o Empréstimo Pessoal?

O empréstimo pessoal é também chamado de crédito pessoal. É uma forma de conseguir, junto a uma instituição financeira, a partir da análise dos seus dados, determinada quantia com rapidez. Ou seja, é como se você pedisse dinheiro emprestado ao banco.   

Esse efeito mais imediato traz consigo algumas desvantagens. Entre elas estão os juros altos para o pagamento das parcelas acordadas. Porém, para muitos, a opção mais acessível dentre todas disponíveis no mercado.

Durante a pandemia, o empréstimo pessoal acaba sendo a principal escolha dos brasileiros. Principalmente aqueles que precisam de recursos para sustentar esse novo momento de crise. Por isso, é importante entender como fazer empréstimo pessoal na pandemia. 

Mudança no mercado: como conseguir Empréstimo Pessoal na pandemia?

O mercado também enxergou oportunidade dentro desse cenário. As empresas financeiras e as novas fintechs, viram as buscas por crédito pessoal aumentarem em 113%, no segundo trimestre do ano. Isso se compararmos com os três primeiros meses do ano, ou seja, antes da situação de pandemia. 

E a partir daí começaram oferecer produtos, serviços e condições mais atraentes para resolver as novas necessidades. Veja algumas mudanças significativas nas atividades das instituições financeiras:

  • Prorrogação do prazo para o pagamento das dívidas e prestações dos empréstimos pessoais;
  • Suspensão das parcelas referentes a financiamento de bens, como casa e carro, por um período determinado. Isso pode ajudar o consumidor a continuar a aquisição do seu sonho;
  • Clientes com regularidade em relação às suas obrigações com as instituições financeiras, ganharam um prazo maior, em média, 60 dias, para liquidar os seus débitos;
  • Reforço em recursos digitais para contratação e alterações em contratos referentes a empréstimo pessoal. Isso evita que os consumidores precisem ir presencialmente as unidades bancárias fechar o negócio;
  • Manutenção das taxas de juros;
  • Programas de desconto e de pontos para compras on-line para correntistas e solicitantes de empréstimo pessoal. 

Desvantagens do Empréstimo Pessoal na pandemia

As movimentações financeiras podem sempre ser consideradas arriscadas quando não há um bom estudo e planejamento por trás das decisões.

O empréstimo pessoal na pandemia, pode até ser a sua única opção para resolver o seu problema econômico agora. Porém, justamente por ser um período tão incerto, você precisa ser exigente consigo mesmo. É preciso parar, pensar e colocar na ponta do lápis quanto irá precisar.

Muitas pessoas acabam por se endividar ainda mais do que estavam antes do empréstimo pessoal. Isso porque não fazem essa conta de maneira correta. E daí acabam pedindo mais outro e outro créditos pessoais, e tudo vira uma “bola de neve”.

Veja algumas dicas para você não cometer esse erro na hora de pedir o seu empréstimo pessoal:

  • Estruture um controle de gastos. Em uma planilha, contabilize todas as quantias que entram e todas as que saem. Considere os seus gastos básicos, como contas residenciais, plano de saúde, seguro de carro, e despesas gerais como alimentação em restaurantes e compras pessoais. Feito isso, você vai ter uma ideia real de como está a sua saúde financeira;
  • Investimentos. Talvez esse não seja o melhor momento. Mas entenda o quanto sobra da sua renda mensal para que você possa ter um fundo de reserva;
  • Faça projeções. Considere todas essas informações para um período de curto, médio e longo prazo para se estabelecer. Afinal, como já mencionamos aqui, a pandemia ainda não tem um prazo de validade, infelizmente;
  • Tenha objetivos. Pode ser algo simples, como simplesmente conseguir quitar as suas contas e viver confortavelmente. Ou então criar um fundo de reserva. Pode ser, até mesmo, comprar algo que esteja precisando. Mas tenha em mente o que o empréstimo pessoal irá resolver para você;
  • Pesquise o mercado. Não é apenas o seu banco que oferece empréstimos pessoais. Como falamos aqui, o mercado se atentou para esse momento. Muitos apresentam condições até mais favoráveis do que o seu banco. Esteja aberto a pesquisar e ver propostas. 

Como contratar um Empréstimo Pessoal na pandemia de maneira fácil?

Aqui na Bidu você pode fazer uma cotação on-line, de acordo com o seu perfil e os seus objetivos financeiros, com as principais instituições financeiras disponíveis no mercado. E durante a pandemia, nada melhor do que fazer essa consulta de maneira segura e sem sair de casa. 

Essa fase vai passar e você pode contar com ajudas, como o empréstimo pessoal, para se apoiar e continuar seguindo os seus objetivos pessoais. 

Solicitar Empréstimo Pessoal

 

Última atualização em 25/08/2020