Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Ponto da embreagem: é mais fácil encontrá-lo do que parece!

Ponto da embreagem
22/03/2016

Acontece nas melhores famílias: a pessoa acaba de passar na prova prática para tirar a CNH e vai pegar o carro novo para dirigir. E aí surge a dificuldade na hora de achar o ponto da embreagem, principalmente se o carro for diferente daquele da autoescola.

É normal sentir essa dificuldade se você é motorista de primeira viagem ou ainda se pega um carro novo para dirigir, com o qual não está acostumado. De fato, essa técnica é fundamental para manter o controle do carro e necessita muita prática para alcançar níveis de perfeição (ou apenas não deixar o carro morrer toda hora).

Mas o que é o ponto da embreagem?

O ponto da embreagem, ou ponto de saída, é aquela conhecida tremidinha que você sente no carro quando coloca a primeira marcha e solta o pedal da embreagem devagar. É nesse momento que o automóvel começa a ganhar força para se movimentar.

Ele é importante pois, se você perder o ponto ou passe demais, muito provavelmente o carro irá morrer. E, sejamos sinceros, ninguém merece estar naquela subida íngreme e o carro morrer.

Como achar o ponto certo?

Fique tranquilo: achar o ponto da embreagem é mais fácil do que você pensa. Separamos algumas dicas, olha só:

– Primeiro de tudo, você precisa saber o passo a passo de como encontrá-lo: pise fundo na embreagem e engate a primeira marcha. Depois, vá soltando a embreagem bem devagar até sentir que o carro está tremendo levemente. Parabéns, você encontrou o ponto da embreagem. Agora é só segurar o pedal nesse ponto, soltar o freio e acelerar aos poucos. E então, vá soltando a embreagem devagarinho. Agora o carro já está em perfeito movimento. Nada demais, certo?

– Invista no treinamento. Quanto mais você treinar, mais craque ficará na arte de achar o ponto da embreagem! Com o carro ainda na garagem, ligue o motor e faça testes com os pedais. Sinta como eles funcionam e treine bastante o passo a passo. Afinal, essa é a melhor hora para deixar o carro morrer, já que não terá nenhum apressado buzinando atrás de você. O carro morreu? É só religá-lo com bastante calma e recomeçar o processo.

– Tem medo de parar em semáforo e precisar achar o ponto de novo? Fique calmo! Uma dica legal é ficar de olho no farol oposto: quando ele já estiver fechando, é hora de procurar o ponto da embreagem e deixar ele lá, com o pé no freio. Quando o sinal abrir, você já vai estar pronto!

– Tem medo de subida né? Tudo bem, isso é normal. Fica a dica: em ladeiras, o ponto de saída é um pouco diferente. Em vez de uma tremidinha, o carro deve tremer bastante para achar o ponto certo. Quando sentir essa ‘agitação’ no carro, é só tirar o pé do freio e começar a acelerar, segurando a embreagem por alguns segundos ainda. Desse jeito o carro não vai morrer.

– Você deve tentar achar o equilíbrio entre o acelerador e a embreagem. Essa técnica é conhecida como balancinho e te ajudará na hora de achar o ponto para sair com o carro.

Você sabia que a assistência do seguro auto pode ajudar você com problemas mecânicos e elétricos do seu carro? Conheça mais do assunto e proteja o seu veículo.

Essas dicas vão te ajudar a não passar mais pela situação chata do carro morrer por não se achar o ponto da embreagem. No começo é difícil, não vamos mentir. Mas com a prática, os novos motoristas vão descobrindo truques e maneiras de se adequarem ao funcionamento do veículo.

Não esqueça que cada carro é um carro! Cada um possui um pedal diferente de embreagem e isso pode dificultar sua vida. Sempre que possível teste os pedais antes de dirigir o carro.

Se mesmo assim você continua com medo e não se sente seguro para achar o ponto ideal, é bacana fechar um seguro auto e ficar protegido quando o seu carro bater no de trás na ladeira.

+ Não faça igual este motorista