COTAR SEGURO ONLINE Bidu - Cotação e Comparação de Seguro e Crédito Online
-->
thumb image

Como escolher o melhor Seguro de Vida para mim?

Saiba como economizar na contratação do seguro e escolher o melhor plano

Ter um seguro de vida que traga mais tranquilidade e proteção, para você e para a sua família, está deixando de ser um item acessório e tornando-se essencial. Muitas pessoas estão se informando sobre o tema e incluindo o seguro em seus investimentos prioritários. E para deixar essa tarefa mais fácil, vamos responder a grande questão que rodeia a todos de “como escolher o melhor seguro de vida para mim?”.

Preparamos um artigo que vai ajudá-lo a tomar a melhor decisão, de forma prática e precisa.  

Cotação online de Seguro de Vida

O que é o Seguro de Vida?

O seguro de vida é uma apólice que protege você e os seus beneficiários contra incidentes que podem vir a acontecer no decorrer da vida. Com ele é possível receber amparo financeiro nos momentos mais difíceis, a partir de um investimento periódico.

Entre as principais coberturas do seguro de vida temos:

Ou seja, com o seguro de vida você faz uma aplicação que pode ser utilizada tanto em vida, para casos de doenças graves e acidentes, ou em medidas extremas, como falecimentos, deixando uma fonte financeira segura para a sua família. 

Por que fazer um Seguro de Vida?

Além dos motivos óbvios relacionados ao aproveitamento das coberturas desta apólice, você pode também pensar em três dos principais objetivos. São eles que movem alguém a aderir essa modalidade de seguros: 

  • Defesa de patrimônio. Quando há interesse direto em proteger e manter o planejamento financeiro familiar, caso um dos provedores venha a se acidentar ou falecer;
  • Composição de patrimônio. Pode ser entendido como uma alternativa de investimento do orçamento familiar; 
  • Sucessão empresarial ou planejamento sucessório. Destina os patrimônios adquiridos na vida para os beneficiários. É um objetivo comum para empresários e empreendedores.

Ter os objetivos bem definidos é o primeiro passo para se ter uma visão mais ampla das suas necessidades, para ajudá-lo a escolher o melhor seguro de vida.

Como escolher o melhor Seguro de Vida para mim?

Vamos elaborar algumas etapas simples e práticas para que você possa escolher o melhor seguro de vida que atenda realmente às suas necessidades, acompanhe:

1. Conheça as nomenclaturas

Esteja familiarizado com as nomenclaturas que envolvem um seguro de vida. Para entender o funcionamento desta apólice é importante que você tenha conhecimento dos termos que são utilizados para classificar a estrutura que compõe a apólice.

  • Cobertura: são os riscos que a seguradora irá dar suporte dentro do seu modelo de contratação. Vale destacar que esses aspectos não são únicos, eles podem variar de acordo com as suas escolhas. Ou seja, nem todas as coberturas poderão estar disponíveis, tudo vai depender do que está sendo contratado. Em geral, os benefícios que listamos acima são as garantias mais gerais;
  • Prêmio: é a mensalidade que você irá pagar a seguradora para garantir o cumprimento das coberturas contratadas;
  • Sinistro: é o incidente ou evento que está previsto dentro da cobertura do seu contrato com a seguradora;
  • Carência: é o período em que a seguradora pode estabelecer para não atender determinadas coberturas do seu contrato. Fique atento a esses prazos para que você não se sinta prejudicado em um futuro próximo.

2. Conheça os tipos de Seguro de Vida

 Avalie as opções dos tipos de seguro, para entender qual funciona melhor para você:

  • Seguro de vida tradicional. É o que podemos considerar como adesão comum a seguros em geral, em que as coberturas são vitalícias desde que se mantenha o pagamento das mensalidades contratuais;
  • Seguro de vida resgatável. Tipo de seguro que, em casos de desistência da continuidade do contrato, garante o resgate do valor investido, desde que seja após o período de carência que, em média, dura até dois anos. Essa é a modalidade mais indicada para quem não possui um planejamento financeiro estável a longo prazo ou para quem não tem segurança da permanência nesse tipo de investimento;
  • Seguro de vida temporário. Uma modalidade com começo e fim pré-definidos, como o próprio nome já propõe. Ou seja, é um tipo de seguro para quem busca uma proteção ou investimento temporário, mas que atendem às suas necessidades. 

3. Sinta-se seguro

Para escolher o melhor seguro de vida, você não pode ter dúvidas em relação a utilização do seu seguro. Isso pode ser determinante quando você precisar acionar o seu seguro de vida. Tenha em mente que você pode precisar desse apoio nos momentos mais inesperados e não ter esse conhecimento pode dificultar o uso de uma ferramenta que foi feita para facilitar.

4. Conheça as coberturas

Avalie todos os tipos de cobertura que as seguradoras podem oferecer. Escolha as opções que melhor atendem ao seu perfil como segurado, e aos seus beneficiários. Nesse aspecto, leve em consideração também os seus objetivos e a quantia que você tem disponível para manter e investir no seguro pelo tempo necessário.

5. Planeje-se

Faça um planejamento financeiro para que o seguro esteja sempre em dia e você não perca os benefícios da apólice. Lembre-se que o seguro de vida não tem um custo fixo único para todos. Além das variáveis avaliadas pela seguradora, como a faixa etária, o valor pode ter influência de acordo com as suas escolhas em relação aos tipos de cobertura, por exemplo.

6. Conheça a seguradora

Estude a reputação da empresa seguradora que irá prestar o serviço para você. Isso ajudará muito a escolher o melhor seguro de vida. 

7. Faça cotações

Faça cotações e cote com diferentes seguradoras, para que você possa chegar ao melhor seguro de vida para o seu perfil pessoal e financeiro. Aqui na Bidu, você consegue realizar essa cotação on-line, de forma rápida e eficiente.

Quais as principais dúvidas sobre um Seguro de Vida?

Veja as principais dúvidas que os segurados possuem com um seguro de vida:

Existe limite de idade para o Seguro de Vida?

Algumas seguradoras limitam a contratação da prestação do seu serviço para pessoas de até 65 anos de idade. Isso acontece pela questão dos riscos que esse grupo podem representar. Menores de 14 anos também podem ter os benefícios reduzidos, considerando apenas coberturas por sobrevivência e acidentes pessoais.

Existem profissões que as seguradoras não aceitam prestar o Seguro de Vida?

Algumas seguradoras podem se negar a aceitar a contratação de um seguro de vida, caso a sua profissão seja de alto risco como a de policiais e motoristas, ou oferecer uma modalidade mais específica para esses grupos.

Vale destacar que as seguradoras que aceitam esses e outros grupos, irão avaliar o perfil dos candidatos a segurados. Elas irão cotar a apólice considerando essas e outras atividades relacionadas ao seu bem-estar e qualidade de vida. Ou seja, é feita uma análise do seu perfil, considerando diferentes variáveis que vão interferir no valor do seu seguro.

O Seguro de Vida só pode ser acionado em caso de morte do segurado?

Não. Como já mencionamos aqui, há coberturas relacionadas a acidentes que podem ser resgatados com a pessoa ainda vida.

Vale a pena contratar um Seguro de Vida?

Mesmo que diferentes variáveis possam influenciar na sua decisão, como vimos aqui neste guia, ter um seguro de vida vai garantir mais tranquilidade para você e para a sua família, além de ser um ótimo investimento.

Cada dia mais percebemos que a vida passa por transformações rápidas e significativas, que mudam nosso modo de pensar e agir. Escolher o melhor seguro de vida para você é um gesto de autocuidado e de proteção. Aproveite também as vantagens da tecnologia e faça o seu seguro de vida sem sair de casa

+ Como contratar seguro de vida online

+ Conheça o seguro de vida para motoboy

+ Por que é importante contratar seguro de vida?

Última atualização em 14/04/2020