Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Saiba como medir corretamente o espaço para a mesa de jantar

imagem de uma mesa de jantar com a legenda "espaço para mesa de jantar"
01/12/2016

Sala de jantar! Precisa de muita explicação pra esse ambiente da sua casa que é tão convidativo? Talvez não precise de explicação, mas de espaço, sim! É muito importante um planejamento antes de você montar a sua sala. Vamos falar especificamente de medidas. Qual o tamanho correto da mesa para cada tipo de sala ou vice-versa, como preferir. O objetivo é que todos sentados à mesa estejam felizes e muito bem acomodados, seja ela em madeira ou vidro.

Pra começar, avalie o espaço que tem disponível para executar o seu projeto. Salas mais estreitas pedem mesas retangulares, as quadradas caem bem em espaços pequenos, melhor ainda se um dos lados for encostado à parede, já as redondas são bastante versáteis podem comportar de 2 a 10 cadeiras.

+ Como construir uma garagem?

Antes de escolher sua mesa, avalie o uso real que ela terá, quantas pessoas normalmente irá comportar, quanto de espaço tem e só assim defina a dimensão da mesa e cadeiras.

 

Medidas para mesa de jantar

Veja abaixo as medidas mínimas para cada tipo de mesa com cadeiras para 4, 6, 8 e 10 pessoas:

Mesa retangular

De 4 lugares: 90 cm x 1,40 m

De 6 lugares: 1 m x 1,80 m

De 8 lugares: 1,10 m x 2,40 m

De 10 lugares: 1,10 m x 2,80 m

 

Mesa redonda

De 4 lugares: 1, 00 m de diâmetro

De 6 lugares: 1,20 m de diâmetro

De 8 lugares: 1,50 m de diâmetro

De 10 lugares: 1,80 m de diâmetro

 

Mesa quadrada

De 4 lugares: 1,00 cm x 1,00 m

De 6 lugares: 1, 40 x 1,40 m

De 8 lugares: 1,50 m x 1,50 m

De 10 lugares: 2,00 m x 2,00 m

Todos concordam que comer esbarrando o cotovelo no coleguinha é bastante desagradável. Portanto, é importante lembrar que cada pessoa na sua cadeira deve ter um espaço exclusivo de, no mínimo, 60 cm.

 

Circulação ao redor da mesa

É essencial que o espaço ao redor da mesa seja de no mínimo 0,90 cm, porém a medida ideal é de 1,20 m. Ambas são medidas padrões que convém na disposição da mesa e cadeiras, permitindo que a circulação de pessoas flua sem que precise arrastar uma cadeira ou pedir uma “licencinha”.

 

Atenção com as cadeiras

Dão o toque especial ao móvel, mas fique atento às proporções. Cadeiras com braço pedem mais espaço, então, use com moderação, reserve esse modelo para as cabeceiras, assim corre-se menos risco de comprometer a mobilidade das pessoas.

 

Agora que aprendeu sobre as medidas corretas para escolher uma mesa de jantar, já pode pensar em adquirir também um aparador, um quadro para animar o ambiente, quem sabe um espelho para decoração para deixar o ambiente mais sofisticado… Aí é só caprichar na iluminação difusa e reunir quem a gente mais gosta no lugar que você planejou com tanto carinho.

+ Veja como legalizar o imóvel