O que é e como é feito o espelhamento de carro?

Imagem de carro brilhando para texto sobre espelhamento de carro.

O que é e como é feito o espelhamento de carro?

03/06/2019

Você já deve ter ouvido falar de espelhamento de carro e que essa técnica pode melhorar a aparência do seu veículo, certo? Sabemos o quanto é importante manter nosso carro sempre bem cuidado. Mas esse procedimento pode nem sempre ser tão indicado quanto parece.

Antes de você tomar a sua decisão de fazer ou não espelhamento de carro, trouxemos aqui algumas informações. Assim, você pode entender melhor como o espelhamento automotivo funciona e se vale a pena fazer esse investimento.

O que é espelhamento de carro?

O espelhamento de carro é uma técnica semelhante ao polimento cristalizado. Muitas vezes, as duas técnicas são até mesmo confundidas pelas próprias empresas prestadoras do serviço. Isso porque a finalidade é a mesma: deixar o carro com uma aparência de novo, escondendo as imperfeições causadas pelo uso.

Riscos e pequenos arranhões praticamente ficam invisíveis aos olhos após o espelhamento. Além disso, ele protege mais a pintura, com a cobertura de uma nova película, que evita também o surgimento de outros danos.

Quando o espelhamento de carro é indicado?

A principal pergunta para te ajudar na sua decisão está no seu veículo: quanto tempo ele tem de uso? Que tipo de imperfeições estão expostas? Para que você deseja fazer o espelhamento de carro?

Se o seu carro for novo, por exemplo, saiba que um polimento caseiro, com uso de poucos produtos químicos e abrasivos, pode ser a solução. Ou até mesmo uma lavagem com cera pode resolver. 

O espelhamento de carro se utiliza de processos de pintura que desgastam o verniz original, com produtos químicos. Além disso, há a necessidade de ser feito por um bom profissional, que deverá inclusive fazer uma avaliação prévia, e em um local confiável.

Como é feito o espelhamento de carro?

Para realizar o espelhamento automotivo, o profissional deverá fazer uma avaliação em todo o veículo. Essa avaliação buscará por imperfeições e arranhões rasos e profundos. Assim, será possível entender a necessidade de lixar ou não o local com dano.

Em seguida, é aplicada uma massa polidora que remove os riscos causados pelo uso e pelo atrito com esponjas de limpeza, por exemplo. Depois, aplica-se uma cera especial que remove as sujeiras da lataria, para enfim iniciar o processo de polimento.

Com um lustrador de boa qualidade, o brilho de carro novo começa a ser visto e as imperfeições vão sendo escondidas. Depois disso, um teflon é utilizado para proteger a pintura dos efeitos dos raios solares e para evitar a penetração de novas sujeiras e o encardimento.

Por fim, é feito o aquecimento da lataria, que irá fixar tanto o teflon, quanto o brilho do polimento e lustração.

Quanto tempo dura o espelhamento automotivo?

Isso vai depender do seu comportamento e cuidados com o carro. Em geral, para manter o brilho, o processo dura seis meses ou até 20 lavagens. Já a proteção contra riscos e arranhões pode durar até um ano.

Há diversas técnicas de cuidados com a pintura do seu carro que você pode aprender e aplicar você mesmo em casa. Elas podem contribuir muito com a duração do espelhamento.

E o mais importante: não use outros produtos químicos e abrasivos para fazer essa manutenção. Prefira produtos indicados pelos profissionais.

Há também boas práticas que você pode fazer, como não deixar o seu carro exposto ao sol por muito tempo e evitar estacionar em locais muito movimentados.

Polimento ou espelhamento?

Isso vai depender da necessidade do seu veículo. Na dúvida, leve-o até um profissional e peça uma avaliação.

O espelhamento é uma técnica mais elaborada, com mais recursos e, por isso, pode parecer a melhor opção. Mas, como já destacamos aqui, nem sempre é a real necessidade do seu carro.

Vale a pena fazer um espelhamento de carro?

Se o seu carro apresentar as condições e necessidades reais para o objetivo que irá alcançar com o espelhamento, sim, vale a pena você investir em um espelhamento para o seu carro.

Caso ainda esteja na dúvida, faça uma avaliação e não aplique a técnica sem esse consentimento profissional.

Qual valor de um espelhamento de carro?

Por ser uma técnica mais elaborada que os polimentos mais tradicionais, o custo do serviço também é maior. Em média, um espelhamento automotivo custa R$ 350.

Serviços oferecidos por menor valor podem parecer atrativos, mas certifique-se que está sendo aplicado por um bom profissional e com os produtos adequados. Lembre-se que muitas vezes “o barato pode sair mais caro”.

Cuidando do seu carro

Existem inúmeras técnicas de prevenção e manutenção veicular que contribuem com a conservação do veículo. Porém, essas técnicas e sua dedicação em manter o seu patrimônio em bom estado, não são suficientes.

Ter um bom comportamento como condutor no trânsito e respeitar as leis, é imprescindível. E para garantir ainda mais todo esse investimento, ter um seguro para o seu carro é fundamental. Avalie as oportunidades que o mercado oferece e encontre um seguro que se encaixe não só no seu bolso, como também lhe dê mais segurança para aproveitá-lo.  

Cotação Online de Seguro Auto

Última atualização em 03/06/2019