Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Evitar roubo de carga: 12 dicas para evitar grandes problemas

Imagem de frota de caminhões para ilustrar post sobre evitar roubo de carga

Evitar roubo de carga: 12 dicas para evitar grandes problemas

27/02/2018

O roubo de carga é uma das práticas criminosas mais comum no país. Não é nenhuma surpresa você ler ou assistir alguma notícia sobre o tema com certa frequência. Infelizmente, este é o cenário do principal transporte de cargas no país: os caminhões. Há alguma maneira de evitar roubo de carga? Sim, existe. Nós, da Bidu Corretora, apresentamos 12 dicas de como se precaver contra isso.

  1. Conheça quem você está contratando

 Saiba a fundo quem você está incluindo entre os seus funcionários. Investigue, busque saber informações sobre o histórico da pessoa e procure recomendações confiáveis. Contratar pessoas honestas e de boa índole comprovadas diminui a chance de estarem relacionadas a algum esquema de roubo de carga.

  1. Treinamento e conscientização

 Mantenha atualizados os motoristas e colaboradores quanto a utilização do rádio, equipamentos de comunicação e procedimentos de alerta em ocorrências suspeitas ou roubos.

  1. Monitoramento via satélite

 É uma maneira segura de acompanhar o trajeto do caminhão à distância. Ao instalar dispositivos de monitoramento 24 horas, fica mais fácil saber a respeito de alguma de caminho inesperada ou quando algo estranho acontece. Caso seja preciso, é mais fácil avisar a polícia local.

  1. Escolta para evitar roubo de carga

 Outra maneira de evitar roubo de carga é contratar uma empresa especializada em escoltas. Sem dúvida, um serviço que aumenta a segurança da viagem.

Além disso, pode-se organizar comboios com a própria frota ou entre transportadoras diferentes ao passar em regiões de pouco policiamento.

  1. Definir o melhor trajeto

Neste caso, melhor trajeto não significa menor distância, mas a mais segura. Não vale o risco trafegar em estradas conhecidas por roubos ou que são muito desertas. Pegue outra rota, ainda que seja necessário percorrer alguns quilômetros a mais.

  1. Equipamentos de segurança

 Faça uma revisão completa de cadeados, trancas, alarmes e outros equipamentos que visam proteger o caminhão contra ladrões.

  1. Fique atento aos horários de risco

Procure não dirigir o veículo nos horários de menor movimento nas estradas, como das 22h às 5h. À noite, a visibilidade diminui, o número de automóveis também e, sobretudo, o policiamento e esquemas de vigilância da polícia rodoviária são reduzidos. Prato cheio para a ação de criminosos.

      8. Cuidado onde para o veículo

 Evite paradas e pernoites em postos de gasolina de regiões mais propícias a roubos. Muitas estradas têm zonas neutras, ou seja, com postos onde os próprios motoristas fazem esquemas de turno de vigilância da carga, na qual o acionamento de policiais se torna mais rápido e prático.

  1. Não dê caronas

É uma das dicas mais básicas e simples: avisar o motorista para não dar caronas. O motivo? É perigoso parar em local desconhecido, além de ser um tanto arriscado deixar subir pessoas estranhas no caminhão. Carona? Em nenhum momento! 

  1. Códigos padrões

Ter códigos e alertas rápidos padronizados para quaisquer ocasiões suspeitas e compartilhar com outros motoristas da frota é uma ótima medida. Inclusive, vale uniformizar a mensagem com transportadoras diferentes e autoridades. Por exemplo, utilizar uma palavra-chave ou frase como uma espécie de senha facilita a comunicação e dificulta a atuação de criminosos.

  1. Cuidado no desembarque

 Saiba qual o horário a chegar na cidade da entrega para não ter imprevistos. Ao desembarcar no destino, inspecione a carga para ver se está tudo ok. 

  1. Não ande armado

Sim, nada de ser valentão. Quer se defender? Busque, como mostramos nas dicas anteriores, tomar cuidado. Em caso de roubo, não reaja, procure as autoridades o mais rápido possível. A carga pode ser importante, mas nada importa mais do que a sua própria vida.

Veja nosso post sobre seguro de carga.