O que são os Faróis Full Led?

imagem de faróis full led

O que são os Faróis Full Led?

22/04/2020

O led, iluminação popularizada nos últimos anos, deixou o status de estar somente em carros de luxo para ser de fácil acesso. Mas você já ouviu falar sobre os faróis full led? Sim, isso mesmo, uma nova versão do led está disponível no mercado. Quer saber como ele funciona? E quais as suas vantagens e desvantagens? Acompanhe o nosso artigo!

Cotação online de Seguro Auto

Afinal, o que são os Faróis Full Led?

Compostos apenas por leds, eles têm uma luminosidade semelhante à luz do dia dado o brilho intenso que os diodos (lâmpadas pequenas do led) emitem. 

O nome full, traduzido para cheio, significa que o farol contém 100% de leds em sua composição, o que faz elevar a sua eficiência. Ou seja, não há nenhuma lâmpada convencional (halógena) no farol, nem na luz alta ou baixa. 

Outra diferença, em comparação ao farol de led comum, está na adaptação do full led: há um ajuste automático do facho de luz conforme o motorista dirigir o veículo. 

Como funcionam os Faróis Full Led?

Na prática, funcionam com uma tecnologia que a distingue das demais iluminações: o sistema adaptativo. O próprio farol exerce a função de direcionar o facho de luz de acordo com a situação da pista. Não entendeu? Calma, explicamos: ele ajusta o ângulo e intensidade da luz automaticamente para garantir a iluminação ideal ao dirigir. 

Por exemplo, ao fazer uma curva, o farol “acompanha” o volante (ou coordenadas do GPS) e clareia o trecho da melhor forma. Ou, também, caso estiver numa velocidade rápida, o facho ilumina uma distância mais longa. Os faróis full led se adaptam ao modo que o carro estiver na estrada, seja em acelerações altas ou baixas e nos diferentes trechos da estrada. 

Isso tudo sem o motorista precisar apertar um botão sequer e com a iluminação totalmente de leds. 

Quais são as vantagens dos Faróis Full Led?

Para entendermos melhor os benefícios, listamos um a um logo abaixo:

Econômico

Led é sinônimo de economia, certo? Imagine faróis à base de leds para funcionar tanto ao dia como à noite. Há um aumento na economia de energia do veículo, sobretudo se compararmos com outros tipos de faróis, como as halógenas. Não é só na eletricidade que esse tipo de farol atua, mas também ajuda a diminuir o consumo de combustível

Aumenta o campo visual

Aqui, vale lembrar o aumento considerável da distância alcançada pelo facho de luz, o que faz o condutor ter uma maior visibilidade da pista. Dessa forma, impede de ofuscar outros carros que estão vindo no sentido contrário, além de enxergar à frente possíveis obstáculos e detritos. 

Para quem costuma dirigir à noite em viagens, os faróis full led são um ótimo companheiro. Inclusive, a iluminação consegue também ser bastante útil em furar ocasiões que dificultam a visão do motorista, como chuvas e nevoeiros. Em resumo, ele melhora a sensação de segurança para diminuir ao máximo o risco de acidentes e cansaço visual. 

Maior vida útil

Sim, uma iluminação em led já costuma ter uma duração acima dos outros faróis. Mas, quando falamos de faróis full led, a história ganha outra dimensão: a vida útil é considerada acima do próprio carro. Isso mesmo, não é pegadinha. Como são luzes que têm somente leds, estende-se muito a sua longevidade. Ótima notícia para aqueles que querem fugir da manutenção nos faróis. 

+ Vale a pena fazer polimento de farol?

Design

Outro benefício se dá por causa do design dos faróis, ideal para fãs de carros mais esportivos devido o seu aspecto moderno e elegante. Para esclarecer, lâmpadas de led são menos espaçosas do que as comuns e, por isso, oferecem uma maior liberdade para os designers na criação do veículo.

E quais são as desvantagens dos Faróis Full Led? 

Nem tudo são flores, então vamos conhecer as desvantagens dos faróis full led:

Restrito a carros de alto padrão

Infelizmente, comprar um veículo com os faróis full led não é tão fácil assim. Por quê? No momento, o item é disponibilizado apenas em carros de luxo, o que exige abrir bastante a carteira. 

Já que falamos de uma tecnologia nova e com leds em sua totalidade, a tendência é o full led ser mais acessível com o passar do tempo. Caso semelhante ao led comum quando chegou ao Brasil e passou por um processo de barateamento nos últimos anos. 

Instalação inviável

Caso tenha pensado em instalar os faróis à parte, não se anime muito. O custo para o processo de instalação é caro, além do resultado da troca da iluminação não ser igual a um carro com os faróis full led de fábrica – já que cada veículo conta com um projeto específico. A consequência é assumir o risco de ofuscar a visibilidade do carro à frente ou forçar o sistema elétrico do automóvel. 

Porém, o problema maior é na legislação: mesmo que queira colocar o full led no veículo, é preciso passar por uma aprovação no Detran. A partir de 2021, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou que só poderá haver a substituição dos faróis nos carros que já têm a mesma tecnologia instalada. Ou melhor, legalmente apenas automóveis com faróis full led podem instalar novos full led. 

Quando devem ser utilizados os Faróis Full Led? 

A todo instante, na verdade. Aliás, importante explicar que ele não substitui diretamente o farol de neblina. Este continua com a sua função original preservada, mais próxima ao solo. Os full led estão localizados na linha de altura da grade, igual aos demais faróis. 

No geral, os faróis full led servem para qualquer hora do dia, seja com céu claro ou no período noturno. Assim, ele funciona como DRL, a iluminação diurna, mas composta por leds. E não há restrição para o seu uso nas cidades, uma vez que o facho se adapta de acordo com as condições do ambiente. 

Ok, você já compreendeu o que são os faróis full led, quer saber como ficaria a simulação de seguro auto? Cotar seguro auto é importante para descobrir o melhor seguro de carros para o seu perfil e evitar algum prejuízo no futuro!

 

 

Última atualização em 22/04/2020