COTAR SEGURO ONLINE Bidu - Cotação e Comparação de Seguro e Crédito Online
-->
thumb image

Os filhos têm direito ao Seguro de Vida dos pais?

Saiba como economizar na contratação do seguro e escolher o melhor plano

O seguro de vida é a forma mais completa para proteger financeiramente a sua família por incidentes que possam acontecer inesperadamente. Com esse produto, ainda em vida ou em morte, você garante que seus filhos, cônjuge e outros beneficiários não fiquem desamparados. E como o assunto envolve filhos, vem sempre uma dúvida. Os filhos têm direito ao seguro de vida dos pais, mesmo que não estejam entre os definidos como beneficiários? Ou seja, eles sempre serão contemplados? E mais, quando e como os filhos menores de idade podem usar do benefício?

Para deixar todos esses aspectos bem claros, preparamos um artigo com as principais informações.

 

Cotação online de Seguro de Vida

Seguro de Vida: filhos como beneficiários

O seguro de vida é um produto que protege financeiramente você e a sua família. Ao contratá-lo, você poderá eleger uma lista de coberturas, desde a mais básica, até outras proteções que você poderá desfrutar ainda em vida, como: 

  • Reembolso por despesas médicas. Com essa cobertura, você receberá a indenização por despesas médico-hospitalares, assim como odontológicas, causados por acidentes presentes na contratação da proteção;
  • Invalidez permanente parcial ou total. Garante indenização para o segurado na ocasião de perda ou redução das atividades funcionais, de maneira definitiva ou não, de membros ou órgãos;
  • Doenças graves. No caso do acontecimento de alguma doença grave com o segurado, como câncer, acidentes vasculares e outros, o seguro de vida irá indenizar os custos com o tratamento;
  • Assistência funeral. Pode ser elegida de maneira individual ou familiar e tem como objetivo cobrir os gastos necessários para a realização do funeral.

No caso da morte do beneficiário, os filhos têm direito ao seguro de vida dos pais se forem registrados como favorecidos deste item contratado. Ou seja, eles não se tornam automaticamente um sucessor ou legatário do recurso, se isso não for da vontade do segurado. 

Em geral, as pessoas se confundem com essa situação, pois o seguro de vida muitas vezes é visto como uma herança. Porém, não é bem assim pois o seguro de vida não entra em processos de partilha e penhora de bens. A apólice respeita exatamente o que foi estipulado pelo beneficiário no contrato do seguro de vida.  

Quando filhos têm direito ao Seguro de Vida dos pais

Agora você entendeu que precisa deixar registrado o seu desejo de beneficiar o seu ou os seus filhos com os recursos financeiros do seguro de vida. Então vamos entender alguns pontos importantes ainda sobre o tema.

Mais de um filho

No caso de mais de um filho, se for do seu desejo, você deverá estipular a porcentagem que cada um deverá receber referente ao todo da indenização. Ou seja, você não precisa colocar 100% dos recursos apenas para um dos seus filhos, você pode atribuir diferentes montantes para cada um.

Beneficiários além dos filhos

Caso você tenha vontade de partilhar a indenização também com outros parentes ou até amigos, você deverá fazer o mesmo que no item anterior. Deve classificar a porcentagem que cada beneficiários, além dos seus filhos, deverá receber do todo. Lembre-se que o mais importante é manter isso registrado em contrato e sempre atualizado.

Atualização

Nunca deixe de atualizar os beneficiários do seu seguro de vida ao renovar a apólice. Só assim você garante que o seu desejo mais recente será cumprido.

Filhos menores de 16 anos

Se a morte do segurado acontecer antes do atingimento dos 16 anos de idade dos seus filhos, a seguradora irá exigir uma declaração de únicos herdeiros para liberar o pagamento do seguro de vida.

Mudança de beneficiários

Se o segurado desejar mudar os beneficiários do seguro de vida, com o contrato ainda vigente, será necessário fazer um endosso de contrato. Esse documento valida entre segurado e seguradora a mudança das informações necessárias.

Pagamento do prêmio

Nunca deixe de pagar o prêmio do seu seguro. Só com a mensalidade do seu seguro de vida em dia, que você garante que os seus filhos, e outros, terão direito aos benefícios.

Deixe tudo registrado

Caso você como segurado não deixe registrado os beneficiários do seu seguro de vida, 50% da indenização irá para o cônjuge e os outros 50% será dividido entre os filhos. Em outra situação, caso não haja nenhuma das duas figuras na vida do segurado, o recurso pode ir a quem comprovar a necessidade do recurso para a sobrevivência. Ou ainda, pode ir para a União, se não houver nenhuma pessoa para recorrer.

Filhos têm direito ao Seguro de Vida dos pais se forem beneficiários

Tendo todas essas informações sobre como os filhos podem ter direito ao seguro de vida dos pais, chegou a hora de você atualizar a sua apólice. Ou então contratar um para que a proteção da sua família esteja garantida, caso ainda não tenha.

Aqui na Bidu temos a oportunidade de você fazer uma cotação on-line e gratuita com as principais empresas de seguro do mercado. Além disso, todas poderão te oferecer as coberturas e formatos de seguro que melhor se encaixam no seu perfil e no seu planejamento financeiro. O mais importante é não deixar para depois e garantir o futuro dos seus filhos e da sua família. 

 

 Última atualização em 05/10/2020