Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Git faz 10 anos! Saiba mais sobre o sistema aqui

Git faz 10 anos! Saiba mais sobre o sistema aqui

Git faz 10 anos! Saiba mais sobre o sistema aqui

15/04/2015

O Git fez 10 anos no último dia 6 de abril. Legal, o que é o Git? É um sistema de gerenciamento de código fonte e sistema de controle de versão. Legal, o que é o Git em português? Funciona mais ou menos assim: a equipe de programação de um aplicativo tem o João, a Maria e o José. Eles usam o Git para armazenar todos os códigos criados e todas as versões de um software ou de um código. Assim, todas as alterações que o João faz nos códigos ficam compartilhadas com a Maria e o José, que também podem saber em qual versão está o programa que estão trabalhando. Técnico, não? Mas ajuda muito na hora de programar.

O sistema foi criado por Linus Torvalds, programador finlandês mais conhecido por ser criador do sistema operacional Linux. Segundo Torvalds, seu principal problema com os sistemas de controle de versões anteriores ao Git era a usabilidade ruim e o fato de não serem softwares de código aberto. A partir do Git, foi desenvolvido o GitHub, que é um sistema de armazenamento e compartilhamento de códigos online baseado no sistema Git. Você pode ler a entrevista completa de Torvalds em comemoração aos 10 anos do sistema aqui (em inglês).

Logotipo do GitHubVárias empresas usam o Git na criação dos seus softwares. Entre elas estão gigantes da tecnologia como o Google e Microsoft, redes sociais como Facebook, Twitter e LinkedIn e até mesmo o Netflix! Sim, é (em parte) graças ao Git que hoje você pode assistir doze horas de Breaking Bad via internet no seu computador, tablet, videogame ou smartv.

Outro software criado com a ajuda do Git é o sistema de cotação de seguro da Bidu Corretora. Nós compartilhamos na página da Bidu no Github alguns componentes que foram criados internamente como partes da nossa ferramenta. Você pode acessar e baixar os projetos pelo GitHub da Bidu Corretora clicando aqui.