COTAR SEGURO ONLINE Bidu - Cotação e Comparação de Seguro e Crédito Online
-->
thumb image

Home office: como ser produtivo em meio à pandemia por coronavírus?

Saiba como economizar na contratação do seguro e escolher o melhor plano

O home office não é uma modalidade de trabalho nova. Mas, em tempos de epidemia pelo novo coronavírus (COVID-19), essa passou a ser uma medida que pegou muita gente de surpresa. 

Embora o trabalho remoto, ou “teletrabalho”, já esteja reconhecido e regulamentado nas leis trabalhistas brasileiras (CLT), essa é uma experiência nova para muitos profissionais. 

Encarado como um “desafio” para uns e como “benefício” para outros, a verdade é que trabalhar de casa exige organização. 

Então, como se preparar para ter um home office produtivo neste período de quarentena? O que fazer para preservar a mesma rotina do escritório em tempos de isolamento social?

Home office para combater epidemia de coronavírus

O novo coronavírus mudou a rotina da população em todas as regiões do planeta. Muitos Países adotaram medidas de isolamento social como forma de desacelerar a curva do contágio. E com isso, o home office virou a alternativa para os profissionais que podem exercer suas atividades de maneira remota.

Mas, em muitos casos, trabalhar de casa nesse momento de quarentena pode ser um desafio ainda maior. Isso porque todas as pessoas de uma mesma residência estão tendo que modificar suas atividades habituais.  

Com casa cheia, é possível se organizar para trabalhar? Como fazer para ter um home office mais produtivo nessa época de pandemia?

Segundo especialistas, é possível sim! Basta seguir alguma dicas básicas. Vamos saber quais são:

Dicas para fazer home office durante o coronavírus  

Quem está trabalhando de casa durante o período de isolamento do COVID-19 pode seguir algumas medidas para que o trabalho home office se torne mais produtivo.  

1- Estabeleça limites entre a vida pessoal e profissional  

Diante da pandemia mundial, o calendário escolar foi alterado. As famílias com crianças estão tendo que lidar ao mesmo tempo com a novidade do home office e os cuidados com os pequenos. 

Para evitar atropelos nesta dupla jornada, especialistas recomendam que as famílias determinem espaços e horários definidos. Assim, cada membro consegue equilibrar o trabalho e a responsabilidade de dar atenção às crianças. 

A dica fundamental é combinar uma agenda que funcione como um acordo de parceria. A ideia é montar uma rotina que seja ideal para cada tipo de demanda familiar. 

2- Determine um horário para o seu home office

Trabalhar remotamente não significa ficar disponível o tempo todo. Assim como no escritório, o profissional deve cumprir o seu horário de expediente, incluindo a pausa para o almoço, lanche e café.

Cumprir essa rotina é importante para organizar compromissos e, também, para garantir o bem estar do profissional, evitando a exaustão.

3 – Separe um espaço ideal para a atividade profissional 

Nem todas as pessoas possuem um escritório ou uma área reservada para trabalhar em casa. Durante a quarentena, de maneira emergencial, é recomendado criar um espaço que seja usado exclusivamente para a atividade profissional durante o horário do expediente. 

Se for possível, o uso de um local com mesa e cadeira é o mais indicado. Evite usar a cama ou o sofá para a finalidade de trabalhar. Procure também um local bem iluminado.

Montar essa estrutura semelhante a de um escritório funciona como uma forma de alocar devidamente computadores, notebooks, e demais aparelhos úteis. Manter todos esses gadgets reunidos em um mesmo local é importante para a produtividade, pois melhora o senso de localização. 

4 – Se arrume como se fosse sair de casa 

Nada de trabalhar de pijamas. O home office é um compromisso que deve ser encarado como qualquer atividade social. Ficar com a aparência desleixada pode ser um passo em direção à procrastinação de tarefas. Não permita que a preguiça assuma o controle. 

Para afastar essa possibilidade, a melhor dica é: coloque o relógio para despertar normalmente. Acordar cedo irá garantir o equilíbrio entre todas as atividades que antecedem o início do expediente como, por exemplo, tomar o café da manhã e um bom banho.  

5 – Permaneça com foco durante o horário do seu home office 

A quarentena pode criar uma ansiedade por acompanhar minuto a minuto o noticiário da TV. Mas, deixar o aparelho ligado durante o período do expediente irá competir com o foco nas atividades profissionais. 

Isto vale também para distrações com alimentação, bichinhos de estimação e conversa com os familiares. Quem está em home office deve evitar essas tentações. 

Outra dica é combinar com as demais pessoas que estiverem na residência um período no qual não deve haver interrupções. 

6 – Faça um planejamento para o seu dia de trabalho em casa 

Assim como no escritório, a rotina profissional deve ser devidamente registrada e planejada. Anote tudo o que precisa ser feito com antecedência para que seja possível chegar ao final do dia com a sensação de que todas as atividades foram cumpridas. 

7 – Aposte em ferramentas e softwares que otimizam o trabalho remoto

A internet foi uma invenção que diminuiu distâncias. Após sua disseminação, inúmeras tecnologias surgiram para facilitar o dia a dia das pessoas. Hoje em dia já existem ferramentas que facilitam:

  • A comunicação entre os membros de toda a equipe;
  • O planejamento das atividades; 
  • O gerenciamento de projetos;
  • O controle de horas trabalhadas; 
  • A colaboração entre as equipes. 

Você já deve ter ouvido falar de G Suite, Microsoft Teams, Trello, Skype, Zoom, Slack, Asana, Dropbox, entre outros. 

E não para por aí. São infinitas soluções que oferecem funcionalidades para apoiar a execução das atividades diárias e alinhar todos os membros da equipe dentro de um mesmo projeto. 

Outra dica é: nesta época de pandemia, muitas ferramentas estão oferecendo um tempo de experimentação gratuito. Vale a pena ficar atento e aproveitar.

+ Confira mais softwares para home office 

8 – Evite o desconforto emocional

Em tempos de pandemia, a necessidade de isolamento social temporário pode intensificar sensações como medo e ansiedade.

O trabalho home office é uma modalidade que funciona bem em várias situações. Contudo, neste momento de incertezas, é preciso cuidar para que o lado emocional esteja bem amparado. 

Psicólogos recomendam que diante desta rotina de trabalho inesperada, algumas medidas devem ser tomadas para reduzir impactos na produtividade do profissional. Assim como minimizar condições estressantes durante o dia:

  • Evite consumir informação em excesso. Notícias em doses exageradas podem prejudicar a capacidade de discernimento; 
  • Evite ter pensamentos negativos;
  • Mantenha o foco na execução de suas atividades;
  • Relaxe. Assim como no escritório, procure por atividades que tragam prazer durante as pausas e o período do almoço;
  • Não deixe o desânimo tomar conta. Se adaptar ao home office pode ser difícil para algumas pessoas. Mas é preciso encarar tudo como uma nova experiência e uma forma de autoconhecimento. 

Gostou das dicas? Seguindo essas recomendações, o seu home office se tornará muito mais produtivo e você ficará mais preparado para enfrentar esse período excepcional de pandemia por coronavírus

+ Veja como desinfetar a casa contra o coronavírus

+ Como economizar com o seguro auto com o carro parado

Última atualização em 20/03/2020