Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Kit multimídia: o que não fazer na instalação

Imagem de carro para ilustrar texto sobre kit multimídia

Kit multimídia: o que não fazer na instalação

30/05/2018

O mercado de aparelhos de som automotivos está hoje mais complicado do que nunca. Muitos proprietários de veículos procuram o que fazer e o que não fazer na hora da instalação um kit multimídia no seu carro.

O que é o kit multimídia?

O kit multimídia é como um centro de aparelhos que pode ser instalado em qualquer tipo de veículo. Geralmente, no Brasil, esses conjuntos multimídia são compostos por leitor de CD e ou DVD, GPS, rádio AM/FM, além de televisão e Bluetooth.

Entre as opções mais avançadas e luxuosas do equipamento multimídia está também a opção onde a central oferece atendimento por voz de chamadas de celular. Além disso, também há aqueles que oferecem as câmeras de ré.

Existem centrais multimídias no mercado a partir de R$ 1 mil e podem ir até R$ 3 mil. Isso varia de acordo com o que é oferecido.

+ Novas tecnologias para carros

Veja dicas para acompanhar a instalação do seu kit multimídia e não fazer besteiras

Verifique a compatibilidade do seu kit multimídia

Os kits multimídia possuem uma condição de fábrica pré estabelecida. Então, ao procurar a instalação, você estará enfrentando uma situação de substituição.

No geral, você vai substituir uma unidade principal de navegação de fábrica por uma nova unidade à sua escolha.

Para que esse trabalho de instalação não acarrete a perda de funcionalidades, é importante ficar atento. Sempre verifique se o fabricante do carro e o modelo do seu automóvel vão combinar com o novo equipamento que está instalando.

Atenção com os componentes elétricos

Quando estiver conversando com o instalador, você poderá ter que trabalhar inversamente.

Uma dica é identificar primeiro os recursos que deseja manter. A partir daí, encontrar uma unidade de adaptador apropriada e procurar a peça ou aparelho que funcione com esse adaptador.

Tenha todas as outras características e especificações que você precisa e sempre veja se os adaptadores se ajustam a você!

Se for necessário cortar ou emendar fios para fazer as ligações necessárias, fique alerta, pois podem ser perigosos! Ao instalar esse tipo de equipamento, o ideal é que não tenham ligações elétricas de improviso. Até porque muitas vezes essas ligações interferem em funções importantes do carro, como por exemplo, o próprio sistema de navegação interna

Repare no mal contato

Ao fazer a instalação de um kit multimídia, converse com o profissional de instalação sobre a marca e qualidade do aparelho que está com vontade de adquirir.

Duvide de kits com preços muito atrativos, muito abaixo das marcas oficiais, pois podem ser aparelhos de origem duvidosa.

Kit multimídias de qualidade ruim costumam dar problema de leitura em CDs e DVDs. Também é de praxe se deparar com defeitos no toque da tela. Dependendo da qualidade do aparelho, o seu processador pode ser ruim e tornar suas consultas bem mais lentas. Com isso, toda a experiência que iria te ajudar pode se tornar um novo problema.

IOS ou Android

Se o seu interesse é ter um kit multimídia que replique o seu aparelho de celular, procure a pessoa responsável e informe o sistema operacional do seu celular ( iOS ou Android). Assim, poderá evitar que você gaste dinheiro desnecessariamente em algo que não consiga usar.

Instalar um kit multimídia pode ser simples. Procure uma boa empresa de instalação de acessórios automotivos e preserve seu carro com segurança.

Independente da sua escolha, é fundamental ter um seguro auto que proteja o seu carro e acessórios. Para isso, confira sempre os riscos excluídos do seu seguro.

+ Cuidados com carros tunados