Já é hora de fazer a limpeza de bico injetor do carro?

Imagem de motor do carro para ilustrar texto sobre limpeza de bico injetor

Já é hora de fazer a limpeza de bico injetor do carro?

04/07/2019

Qual a necessidade de fazer a limpeza de bico injetor do seu carro? Como esse procedimento é feito?

Todo motorista tem dúvidas quanto às manutenções necessárias e regulares que devem ser feitas nos carros, independente do ano de fabricação. Até mesmo os carros mais novos seguem padrões estabelecidos pelas montadoras para que circulem por aí sem apresentar problemas.

Mas é consenso que tais manutenções são imprescindíveis para manter o veículo sempre ordem. E, claro, para que tenha vida longa.

Um dos cuidados que por vezes é discutido – e pauta de diferentes opiniões – refere-se à limpeza no bico injetor, nome popular que é dado para as válvulas injetoras de combustível.

Essa manutenção, que não é unanimidade entre mecânicos e mesmo fabricantes, ganha discussões calorosas por um simples motivo. As válvulas injetoras de combustível são consideradas autolimpantes, o que significa que não precisam ser limpas em manutenções mecânicas.

Cotação Online de Seguro Auto

Qualidade do combustível: fator decisivo na limpeza de bico

O principal ponto que define a realização ou não da limpeza de bico injetor é a qualidade do combustível utilizado no veículo.

A gente sabe que o motorista não tem como controlar a qualidade do combustível comprado. Também é de conhecimento geral que há postos que ofertam produtos adulterados, que podem acabar com o bom desempenho do motor.

Em virtude desse cenário, muitos profissionais recomendam a limpeza de bico injetor já que esse procedimento, em tese, deve ser feito pelo próprio combustível.

E como confiar que um combustível impróprio para uso cumprirá essa função adequadamente?

Externamente, na área em que fica em contato com a câmara de combustão, o uso constante de combustível inadequado (ou adulterado) pode levar à carbonização. Ela obstruirá os orifícios responsáveis pela pulverização de combustível.

Por essas e outras, muitos profissionais optam pela realização da limpeza de bico injetor. Assim, é possível evitar possível acúmulo de sujeira que prejudicará o consumo de combustível do carro, além de provocar falhas de aceleração no motor.

Portanto, saber identificar locais que façam venda de combustível de qualidade é essencial para avaliar se é ou não necessário fazer a limpeza de bico injetor. 

Sabemos que nem sempre é possível abastecer o carro em um local conhecido e de confiança. Mas quando a procedência desse combustível é conhecida e confiável, de fato, trata-se de uma manutenção que não precisa ser realizada.

Outros problemas que levam à necessidade da limpeza

Não é apenas a utilização de combustível ruim que determina a realização da limpeza de bico injetor.

Problemas como, por exemplo, o consumo elevado de óleo também pode resultar em depósito de sujeira na ponta da válvula injetora.

Manutenção em todo tipo de carro

Essa manutenção deve ser avaliada para todos os tipos de carros, não apenas os importados.

Há vários fabricantes nacionais que apresentam modelos com a parte mecânica complexa e delicada. Eles podem ter sérios problemas quando a limpeza de bico injetor não é feita.

Diagnóstico preventivo

Sim, é possível detectar se há ou não a necessidade fazer a limpeza no bico injetor. 

Para isso, é necessário procurar um especialista que avaliará  se o componente deve ser limpo após realizar uma série de testes.

Importante: muitas vezes a limpeza não é suficiente para resolver o problema. Há situações em que a válvula apresenta defeitos em virtude do acúmulo de sujeira. Isso faz com que o componente trabalhe com mais força, danificando-o.

Nesses casos o indicado é fazer a troca do componente, sem a necessidade prévia de se fazer a limpeza.

Procedimento mecânico e produtos

Fazer a limpeza de bico injetor é um procedimento delicado e que deve contar com produtos específicos para não causar mais danos à peça.

Há produtos no mercado que são usados tanto na limpeza quanto nos testes de vazão. Bons profissionais dominam exatamente a questão da utilização e da diluição dos mesmos.

 

 

Última atualização em 04/07/2019