Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Melhores carros para quem está aprendendo a dirigir

Fusca como primeiro carro
28/07/2015

Se você acabou de tirar sua carteira de motorista, deve estar louco para pegar seu próprio carro e botar pé na estrada, não é mesmo?

Bom, mas antes de comprar seu primeiro carro, é melhor você pesquisar bastante os melhores carros para suas necessidades e comprar algo que seja mais condizente com seu perfil atual de motorista: o iniciante. Ou considerar se você sequer vai comprar um carro, já que hoje em dia você tem opções de carro de aluguel como o Porto Seguro Carro Fácil e um os benefícios é não pagar IPVA.

E você sabia que existem modelos de carro que são mais aconselháveis do que outros para quem está saindo da auto escola e pegando no volante pelas primeiras vezes? É preciso entender qual é o carro ideal para você.

O básico que devemos levar em conta na hora de comprar o primeiro carro é apostar em veículos que não sejam muito caros, com manutenção fácil e barata e que ofereçam conforto – já que é importante não tirar a diversão e o prazer de dirigir também, certo?

Por isso mesmo é que modelos populares com mais tempo de mercado costumam ser a escolha principal dos novatos no volante. Além de já possuírem um preço mais em conta do que a maioria dos carros 0 km, eles ainda costumam contar com uma grande oferta de peças para conserto, o que reduz tanto o preço da manutenção como também a taxa de furto e roubo para a venda no mercado ilegal.

Entre os populares que costumam entrar nas garagens dos iniciantes, podemos citar o Fiat Uno – o antigão, e não os modelos mais modernos – o Ford Ka de primeira geração e o Volkswagen Gol. O último, aliás, se manteve no topo dos carros mais vendidos no Brasil por décadas!

Carros antigos para jovens motoristas

Existem ainda os inexperientes que curtem máquinas mais antigas e conceituadas por muito marmanjo veterano também. Mas, mesmo entre os carros com mais tempo de mercado, existem aqueles que são recomendáveis por possuir, além de uma boa experiência atrás do volante, uma boa dinâmica de aprendizado no que diz respeito à mecânica do veículo.

Entre os mais recomendáveis se encontram o Ford Escort de quarta geração, o Chevrolet Chevette e o Volkswagen Fusca. Esses são carros com mais de 20 anos de mercado, de preço mais em conta (com o mercado de usados quente você pode encontrar um desses em bom estado, e com preço na casa dos 5 mil reais).

E lembre-se de fazer um seguro para carros antigos… até mesmo para aquele Opalão que você considera invencível.

Chevette para quem está aprendendo a dirigir

Muitas pessoas ainda preferem pegar prática na direção com carros mais antigos, como o Chevette.

Seguro de carro para iniciantes

Um motorista calouro pode sofrer alguns acréscimos no valor do seguro. Isso acontece justamente pela baixa experiência na condução, o que pode trazer junto um aumento no número de acidentes e falhas desnecessárias. Além disso, a faixa etária de motoristas iniciantes costuma ser entre 18 a 24 anos, idades que possuem um grau de risco mais elevado do que de condutores mais velhos.

No entanto, para os modelos populares citados anteriormente, o seguro de carro não costuma ter preços elevados – justamente pela facilidade de encontrar mais peças para manutenção e pelo baixo índice de roubo/furto, em comparação com modelos mais novos.

 

Os carros com mais de 10 anos podem ser uma boa pedida para quem quer ter um maior contato com a parte mecânica, quer um carro mais barato ou quer ter uma experiência com um carro mais robusto para dirigir e com conserto mais em conta.

No entanto, esses mesmos carros não costumam possuir uma grande oferta de peças para conserto, por serem elas antigas e não estarem mais em linha de produção. Além disso, modelos como Fusca e Chevette – que possuem motor mais robusto e grande procura no mercado ilegal – costumam ser bastante visados por ladrões.

As seguradoras convencionais não costumam aceitar carros acima desse tempo limite de mercado. No entanto, se você quiser começar com um desses carros, pode conhecer mais sobre os seguros contra roubo e furto, como o Seguro AutoFácil Cardif.

O importante mesmo é você dirigir com consciência e escolher o melhor carro para seu bolso, conforto e estilo. Afinal, seu primeiro carro será um sonho que se realizou, não é? 😉

 

Quer comprar um carro novo sem entrada? Confira nossas dicas.