Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Quais são os melhores hospitais do Brasil?

Imagem de sala de cirurgia para ilustrar texto sobre os melhores hospitais do Brasil

Quais são os melhores hospitais do Brasil?

03/08/2018

Quando você contrata um plano de saúde, um dos requisitos mínimos é conhecer a rede credenciada. É importante se certificar que, em um momento de necessidade, você poderá ser atendido nos melhores hospitais do Brasil.

Existem diversas fontes que podem ser consultadas na hora de saber quais são os hospitais brasileiros considerados como referência.

Como avaliar os melhores hospitais do Brasil

Para lhe ajudar, reunimos aqui três das mais importantes entidades em de qualidade. Elas avaliam os estabelecimentos em quesitos alinhados à práticas como segurança do paciente, humanização, tecnologia, eficiência, entre outros. Assim, conseguem definir quais os melhores hospitais do Brasil.

As acreditações e certificações são instrumentos que contribuem para a proteção do consumidor. Por isso, elas podem ser um diferencial para seu bem-estar e tranquilidade.

Quer saber quais são e onde estão localizados os melhores hospitais do Brasil? Então acompanhe este texto!

Critérios de qualidade

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulga uma relação de hospitais que atendem os critérios de qualidade importantes na assistência prestada à população. Com isso, ela auxilia a avaliação e acompanhamento sobre a qualidade dos serviços prestados em saúde

Boa parte dos hospitais considerados os melhores estão localizados no Estado de São Paulo. Outros Estados com boa representatividade são Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.

A iniciativa pretende oferecer transparência e segurança para o sistema de saúde e mostra o desempenho dos estabelecimentos de acordo com três indicadores:

Acreditação

Este quesito reúne os estabelecimentos que possuem certificação máxima de qualidade emitida por instituições acreditadoras de serviços de saúde. Geralmente isso é feito por uma organização não governamental (ONG).

Ela mede a qualidade da assistência através de um conjunto de padrões relacionados ao serviço prestado da instituição como um todo. Os estabelecimentos que participam dessa avaliação fazem isso de forma voluntária. Por isso, esse ranking não se configura como uma imposição legal ou regulamentar.

A acreditação é realizada a cada dois ou três anos.

Veja aqui a relação completa dos hospitais com acreditação máxima.

Índice de readmissão hospitalar

Este indicador mede a capacidade do prestador em promover a recuperação dos pacientes de forma eficaz. Esse é um parâmetro comumente usados para a qualidade assistencial. Espera-se que o hospital promova melhorias para prover o cuidado efetivo ao paciente, dentro do menor tempo possível.

Aqui são avaliados quesitos como o gerenciamento do quadro clínico dos pacientes, o planejamento de alta,  a capacitação da equipe do hospital e fluxos e protocolos de atendimento.

Acompanhe aqui a relação completa de hospitais que atenderam a taxa de readmissão hospitalar.

Segurança do paciente

Este indicador para escolher os melhores hospitais do Brasil tem como premissa estimular a melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso seguro de tecnologias da saúde.

O hospitais relacionados estão em acordo com a Resolução nº 36/2013 da Anvisa, que determina que todos os serviços de saúde devem constituir núcleos de segurança do paciente.

Confira a lista completa de hospitais com núcleo de segurança do paciente cadastrado na Anvisa.

Melhores hospitais da América Latina

Todos os anos, a revista AméricaEconomía publica um ranking que reúne os melhores hospitais da América Latina. São considerados critérios que medem os esforços em relação ao melhor atendimento clínico e à percepção dos pacientes.

Pode participar do ranking qualquer hospital ou clínica de alta complexidade – entre públicas, privadas ou universitárias. Para participar, os hospitais devem fornecer múltiplos serviços em uma ampla gama de especialidades médicas.

A revista convida, em média, 200 entidades de países como Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Cuba, Equador, México, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela.

São consideradas no ranking as entidades que conseguiram obter um valor superior a 50 pontos no indicador final. Em 2017, 49 hospitais entraram na lista e dentre eles, 11 são brasileiros.

A pesquisa se baseia em um questionário. Ele reúne dados-chave que tratam de seis dimensões da qualidade do hospital:

  • Segurança e Dignidade do Paciente: são avaliados os indicadores de processos e resultados que permitem minimizar os riscos do hospital;
  • Capital Humano: análise da equipe médica, da enfermagem e da direção do hospital;
  • Capacidade: indicadores do número de altas, leitos, especialidades e subespecialidades médicas, exames laboratoriais, cirurgias, entre outros. Aqui também são considerados os investimentos;
  • Gestão do conhecimento: mede a capacidade de gerar, obter e disseminar a vanguarda do conhecimento médico na entidade;
  • Eficiência: são analisadas variáveis como taxas de ocupação de leitos ou salas de operação; as finanças (balanços e demonstrações de resultado) e os mecanismos de gestão da qualidade.
  • Prestígio: medido por meio de pesquisas junto à classe médica e aos leitores da publicação.

A relação completa do ranking organizado pela revista pode ser conferida aqui.

Certificação internacional para os melhores hospitais do Brasil

Uma outra referência que mede a qualidade dos serviços prestados pelos hospitais é concedida pelo órgão americano Joint Commission International (JCI). O órgão é líder mundial em certificação de organizações de saúde e, no Brasil, é representado pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA).

Os padrões da acreditação avaliam critérios de qualidade e de segurança tais como:

  • Atendimento
  • Gestão
  • Infraestrutura
  • Qualificação profissional

Por meio de visitas, entrevistas e análises de documentos, os avaliadores checam mais de 1.300 itens. A certificação pode ser solicitada por instituições públicas, privadas e centros médicos acadêmicos e, em média, a adaptação às exigências leva dois anos.

O CBA é acreditado pelo CGCRE do INMETRO como certificadora de Operadoras de Planos de Saúde e como organização acreditadora de serviços de saúde pela International Society for Quality in Healthcare (ISQua).

Veja a relação completa de estabelecimentos acreditados pelo JCI .

+ Quais os melhores planos de saúde do Brasil?

Os melhores hospitais do Brasil

Agora você já conhece os padrões de avaliação de três fontes confiáveis de acreditação de qualidade. Então acompanhe abaixo dos melhores hospitais do Brasil. Veja a lista com hospitais brasileiros que são referência no Brasil e na América Latina:

 

Hospital Creditação máxima da ANS Acreditação JCI Ranking revista AméricaEconomía
Hospital 9 de Julho

(São Paulo)

Sim Sim Não
Oswaldo Cruz

(São Paulo)

Sim Sim Sim
Hospital Bandeirantes*

(São Paulo)

Sim Não Não
Hospital Israelita Albert Einstein

(São Paulo)

Sim Sim Sim
Hospital Samaritano

(São Paulo)

Sim Sim Sim
Hospital Moinhos de Vento

(Porto Alegre)

Sim Sim Sim
Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad

(Rio de Janeiro)

Sim Sim Não
Hospital Paulistano

(São Paulo)

Sim Sim Não
TotalCor

(São Paulo)

Sim Sim Sim
Santa Paula

(São Paulo)

Sim Sim Sim
Hospital Infantil Sabará

(São Paulo)

Sim Sim Sim
Hospital São Vicente de Paulo

(Rio de Janeiro)

Sim Sim Sim
Hospital Edmundo Vasconcelos

(São Paulo)

Sim Não Sim
Hospital Municipal M’Boi Mirim

(São Paulo)

Sim Não Sim

Fonte: ANS, site JCI e revista AméricaEconomía/ ranking 2017.

*Em 2017, o hospital Bandeirantes passou a se chamar Hospital Leforte unidade Liberdade.

Tenha acesso aos melhores hospitais

Agora que você já conhece os melhores hospitais do Brasil, busque um plano de saúde que lhe dará acesso aos estabelecimentos que são referência em todo o país.

Com um plano de saúde, você fica protegido no caso de alguma emergência hospitalar ou em alguma necessidade de atendimento médico. Conheça também os benefícios da modalidade do plano hospitalar.