Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Os 10 melhores hospitais em São Paulo

Imagem de fachada de hospital para ilustrar texto sobre os melhores hospitais em São Paulo

Os 10 melhores hospitais em São Paulo

28/08/2018

Alguns dos melhores hospitais do Brasil estão localizados no Estado de São Paulo. Eles são considerados referência em critérios como qualidade de atendimento, eficiência e alta tecnologia. Os melhores hospitais em São Paulo estão entre os mais bem avaliados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e, também, por diversas entidades acreditadoras.

A saúde no Brasil tem representantes de peso quando o assunto é a área hospitalar. Ter um plano de saúde que garanta acesso a esses estabelecimentos é fundamental.

Vamos ver agora quais são os melhores hospitais em São Paulo e quais os fatores que os destacam.

Quais são os 10 melhores hospitais em São Paulo?

São Paulo oferece uma ampla gama de hospitais considerados como os melhores. Existem diversos parâmetros que determinam a qualidade dos estabelecimentos hospitalares. Entre eles, os mais importantes se referem à infraestrutura e tecnologia, formação do corpo clínico, humanização no atendimento e segurança do paciente.

Muitos dos hospitais que se destacam nesses quesitos estão localizados em São Paulo. Além da ANS, esses estabelecimentos são avaliados também por entidades acreditadoras. Eles figuram em rankings que servem como balizadores de qualidade, como veremos a seguir.

Lista dos 10 melhores hospitais em São Paulo:

 

Hospital Creditação máxima da ANS Acreditação

JCI

Ranking revista AméricaEconomía
Hospital 9 de Julho Sim Sim Não
Oswaldo Cruz Sim Sim Sim
Hospital Bandeirantes* Sim Não Não
Hospital Israelita Albert Einstein Sim Sim Sim
Hospital Samaritano Sim Sim Sim
Hospital Paulistano Sim Sim Não
TotalCor Sim Sim Sim
Santa Paula Sim Sim Sim
Hospital Infantil Sabará Sim Sim Sim
Hospital Edmundo Vasconcelos Sim Não Sim

Fonte: ANS, site JCI e revista AméricaEconomía/ ranking 2017.

*Em 2017, o hospital Bandeirantes passou a se chamar Hospital Leforte unidade Liberdade.

Agora que você já conhece quais são os melhores hospitais em São Paulo, vamos ver a seguir os padrões de avaliação de três fontes confiáveis de acreditação de qualidade.

Quais os fatores determinam os melhores hospitais de São Paulo?

Entre as entidades que corroboram esses critérios de qualidade, está a ANS. Como agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde, ela é a responsável pelo setor de planos de saúde no país. Como principal objetivo dessa avaliação está o de assegurar que as informações de interesse público estejam ao alcance de toda a população.

Os parâmetros de avaliação da ANS envolvem:

Acreditação

Certificação máxima de qualidade emitida por instituições acreditadoras terceiras, com validade por um período de dois ou três anos. Mede a qualidade em quesitos que envolvem a prestação do serviço como um todo.

A participação dos estabelecimentos nesse tipo de avaliação é feita de maneira voluntária. Dessa forma, o ranking não se caracteriza como uma imposição legal.

A relação completa e atualizada dos hospitais com acreditação máxima pode ser consultada no site da entidade.

Índice de readmissão hospitalar

Este indicador aponta a capacidade de tempo do hospital em prover o cuidado efetivo ao paciente. Os quesitos avaliados envolvem fluxos e protocolos de atendimento.

A relação completa de hospitais que atenderam a taxa de readmissão hospitalar está disponível para a consulta da população no site da ANS.

Segurança do paciente

Este item relaciona os hospitais que estão em acordo com a Resolução nº 36/2013 da Anvisa. Ela estabelece que todos os serviços de saúde devem constituir núcleos de segurança do paciente.

A lista completa de hospitais pode ser consultada aqui.

Os melhores hospitais em São Paulo em ranking da América Latina

Outro balizador da qualidade dos hospitais de São Paulo é o ranking publicado pela revista AméricaEconomía. Ele lista os estabelecimentos, entre hospitais e clínicas de alta complexidade, que se destacam em toda a América Latina.

Em 2017, ao todo, 49 hospitais entraram na lista e dentre eles, 11 são brasileiros, sendo que oito estão localizados na cidade de São Paulo.  

A pesquisa da revista se baseia em um questionário, que avaliam seis dimensões da qualidade do hospital:

  • Segurança e Dignidade do Paciente;
  • Capital Humano;
  • Capacidade;
  • Gestão do conhecimento;
  • Eficiência;
  • Prestígio.

Hospitais de destaque de São Paulo recebem certificação internacional

O órgão americano Joint Commission International (JCI) é uma outra referência que mede a qualidade dos hospitais em São Paulo. O JCI é líder mundial em certificação de organizações de saúde, sendo representado pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) no Brasil.

A acreditação é solicitada pelo próprio estabelecimento que se dispõe a se adaptar às exigências da comissão, que checa mais de 1300 itens.

A avaliação envolve critérios como:

  • Atendimento;
  • Gestão;
  • Infraestrutura;
  • Qualificação profissional.

Tenha acesso aos melhores hospitais de São Paulo

Ao contratar um plano de saúde, você garante acesso aos melhores hospitais de São Paulo. Isso é importante para que em caso de urgências e emergências. Nesses casos, você e sua família têm garantido o direito de receber atendimento nos estabelecimentos que são referência em padrões de qualidade.

Entre tantas opções no mercado, conte com a Bidu para encontrar o plano de saúde que melhor se adequa às suas necessidades. Veja as dicas de como escolher o melhor plano de saúde para você.

Se você não mora em São Paulo, conheça também quais são os melhores hospitais do Brasil e tenha acesso aos mais confiáveis prestadores do país.