COTAR SEGURO ONLINE Bidu - Cotação e Comparação de Seguro e Crédito Online
-->
thumb image

O que é Seguro de Vida em grupo?

Saiba como economizar na contratação do seguro e escolher o melhor plano

Existe no mercado uma infinidade de opções de seguro de vida. E não é nenhuma novidade a importância de se contratar um seguro para proteger aqueles que amamos. A modalidade de seguro de vida em grupo não é diferente em seu objetivo. Ele é dedicado a suprir as necessidades dos familiares no caso de ocorrer alguma eventualidade. 

Mas como diz o nome, esse tipo de seguro de vida é voltado a grupos, sejam eles de funcionários de uma empresa, organizações ou sindicato. Entenda mais sobre o seguro de vida em grupo, como ele funciona e suas principais vantagens. 

 

Cotação online de Seguro de Vida

Seguro de Vida em empresas

O seguro de vida hoje é um dos grandes diferenciais que as empresas podem oferecer como benefício aos seus colaboradores. Muitos profissionais que estão buscando um novo emprego observam primeiro o que a empresa oferece como benefício aos seus funcionários. Isto pode ser um fator determinante na escolha da nova oportunidade. Algumas empresas chegam a perder grandes talentos quando não atendem às expectativas de variedade de benefícios, como: plano de saúde, vale-refeição e vale-alimentação, previdência e até mesmo o seguro de vida. 

Independente do tamanho da empresa, a quantidade de benefícios oferecidos sempre será um fator a ser considerado. Do lado do empreendedor, muitos donos de pequenos e médios negócios acreditam estar perdendo a batalha para as grandes corporações. Isso por causa dos custos envolvidos na contratação dessas vantagens aos seus funcionários. Alguns empreendedores acabam desistindo antes mesmo de pesquisar os preços adotados pelo mercado.

Em outros casos, a escolha dos benefícios não fica inteiramente a cargo do dono do negócio. Quanto maior a empresa, mais os próprios funcionários se organizam, geralmente em sindicatos, para garantir benefícios mínimos. Posteriormente, esses benefícios podem estar previstos nos acordos coletivos. Neste cenário, a empresa deve se comprometer em oferecer os benefícios listados no acordo, o que é mais um motivo para adquirir mais conhecimento sobre o funcionamento dos seguros de vida em grupo.

As vantagens do Seguro de Vida em grupo

Contratar um seguro de vida em grupo não é tão complicado quanto parece. Atualmente existem disponíveis várias opções de seguro de vida em grupo. Cada produto se adequa ao tamanho da empresa e à quantidade de vidas assistidas. Quem administra uma quantidade maior de funcionários pode ficar preocupado com esse valor relativo às vidas assistidas. Isso é um equívoco comum, pois o natural é pensar que o plano cobrará pela cobertura como se fossem muitos planos individuais reunidos.

A grande vantagem do seguro de vida em grupo, porém, é a possibilidade de obter maior cobertura por um preço menor. Proporcionalmente, é possível conseguir mais benefícios por pessoa segurada dentro dessa modalidade, do que se cada funcionário resolvesse contratar um seguro de vida à parte. 

Coberturas do Seguro de Vida em grupo

Dentro das diversas coberturas que o seguro de vida em grupo pode oferecer, estão:

Alguns planos de seguro oferecem ainda coberturas opcionais consideradas preventivas, como:

  • Diagnóstico de doenças graves e/ou  terminais;
  • Doenças congênitas de filhos;
  • Auxílios em geral, como auxílio funeral, auxílio cesta básica e outros.

Um dos aspectos primordiais da cobertura do seguro de vida é oferecer apoio aos familiares do segurado, no caso de uma emergência. Ou então até que eles possam se restabelecer financeiramente. No caso de um acidente, por exemplo, algumas modalidades de seguro podem cobrir despesas médicas de urgência que possam ocorrer dentro do local da empresa ou quando o funcionário estava em serviço externo.

É importante ressaltar que o seguro de vida não se enquadra como herança do segurado. Dessa forma, no caso de uma eventualidade, o prêmio deve ser utilizado para as despesas relativas ao sinistro e para restabelecer financeiramente a família do segurado.

É importante o dono do negócio observar as regras estipuladas pela empresa que oferece o seguro em grupo. Todas as operadoras do serviço possuem alguns parâmetros a serem seguidos. Um exemplo é a idade mínima e máxima para a entrada no seguro de vida, que é de 14 e 65 anos, respectivamente. 

Outro ponto necessário para aderir ao seguro é o potencial segurado apresentar boa saúde ou informar qualquer condição médica anterior à entrada dele no seguro de vida, seja uma lesão ou doença. 

O valor do prêmio pode ser escolhido pelo funcionário que adere ao plano de seguro coletivo. Essa indenização, que é o prêmio, pode variar e a inclusão de dependentes também. A operadora do seguro geralmente vai informar quais as opções melhor atendem às necessidades do negócio e alterações pontuais podem ser feitas.

A cobrança do Seguro de Vida em grupo

Existem três tipos de modalidade de cobrança da mensalidade do seguro de vida em grupo. Esta pode ser contributária, não-contributária ou parcialmente contributária. 7

Quando o seguro é contributário, o valor todo é repassado ao empregado. No modelo não-contributário a empresa é quem arca com todas as responsabilidades do seguro de vida. Por fim, a modalidade mais famosa do seguro de vida em grupo é a parcialmente contributária, onde funcionário e empregador dividem as despesas relacionadas ao plano do seguro de vida. 

O seguro parcialmente contributário facilita a todos os envolvidos. Do lado da empresa é bom pois mantém o benefício ativo e com um valor mais atrativo do que o seguro individual. Do lado do funcionário, geralmente este vai desembolsar menos do que a empresa mensalmente para manter o seguro ativo e provavelmente o segurado terá maior cobertura do que nos planos individuais. Tudo isso é previamente acordado e exposto ao funcionário antes da adesão do seguro.  

 

Última atualização em 07/10/2020