Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

O que significam as luzes de painel do carro?

Aprenda mais sobre como funciona o painel do carro
12/09/2015

Não deve ser problema para você, certo? Acendeu aquela luz com a bombinha de gasolina, você já sabe que o tanque está ficando vazio e é preciso passar no posto mais próximo. Mas, e quando aquele ícone bizarro começa a piscar e você não faz a mínima ideia sobre o que aquilo quer dizer realmente?

Bom, a Bidu Corretora de Seguros está aqui para ajudar a desvendar esse mistério. Confira abaixo o significado de cada luz e objeto que tem no painel do seu carro, e aprenda o que fazer em cada situação!

luzes de painel do carro

 

  • Mostrador de injeção eletrônica – Essa luz acende quando você liga o carro, indicando que o dispositivo está funcionando de forma correta, e deverá apagar após ser dada a partida no motor. Caso não apague, é melhor procurar um mecânico para ver o que pode estar acontecendo.
  • Pressão de óleo no motor – Se essa luz acendeu, é melhor você resolver logo pois o problema é sério, já que a pressão do óleo caiu. O óleo do motor serve para lubrificar os componentes, fazendo com que eles funcionem de forma suave e sem estragarem. Por isso, é importante escolher óleo de qualidade.
    A primeira coisa que você deve fazer nesses casos é conferir a quantidade de óleo do motor. Caso esteja com uma boa quantidade, talvez a bomba de óleo possa ter quebrado. Aí, é hora de trocar o equipamento para manter vida útil do seu motor!
  • Alta temperatura – Você tem ideia de quantos graus o motor do seu carro pode alcançar? O coração do seu carro pode chegar aos quentes 90 graus celsius (da para fritar um ovo). Ele precisa chegar nessa temperatura para que as peças móveis possam se movimentar sem grandes atritos, melhorando a eficiência do motor.
    É por isso que você deve sempre conferir o nível de água do motor, para que ele possa continuar sempre nessa temperatura ideal. Além disso, faça um check up sempre no sistema de ventilação, que também auxilia na manutenção da temperatura do carro.
    Agora, caso a luz acenda, é recomendável que você pare imediatamente o carro e espere um tempo até o motor resfriar. E nem pense em parar o carro e já ir conferir o reservatório, pois a água que está lá com certeza poderá gerar graves queimaduras em você!
  • Indicador de porta aberta – Se essa luz acender, obviamente alguma porta dentro do carro está aberta. Alguns modelos já vem com indicador que mostra exatamente qual porta precisa ser fechada. Se a luz não apaga de forma alguma, pode ser que tenha algum problema que precise de inspeção mecânica.
  • Luz de freio e ABS – Se a luz de freio está acesa, significa que o freio de mão está acionado ou com problemas. Verifique se desengatou o freio de mão até o final mesmo e, se mesmo assim a luz continuar acesa, é a hora de escolher um mecânico de qualidade e levar o carro pra lá..
    Essa luz indica o sistema de freios ABS, que impedem um travamento total das rodas do carro em uma freada brusca, suavizando a parada do carro. Essa luz acende na partida do veículo, para uma checagem geral do sistema, apagando em seguida. Se ela permanecer acesa, significa que algo está errado com o sistema de freios ABS.
  • Luz de bateria – Quando essa luz acende, significa problemas com o funcionamento da bateria do carro, e o equipamento pode não estar recebendo carga. O carro funcionará – de uma forma bem ruim – mas a parte elétrica pode ficar comprometida. Pode ser necessário fazer uma chupeta na bateria para dar uma carga a mais até chegar no mecânico mais próximo!

Alguns modelos de carro podem ter luzes características (como os modelos com tração nas quatro rodas, que tem luzes indicadoras próprias da tração ou do tipo de terreno). No entanto, as fundamentais continuam sendo as mesmas para qualquer modelo.

Fique atento se alguma luz acender. Agora você já sabe o que fazer 😉

+ você sabe o que é necessário para seu automóvel ter a placa preta?