COTAR SEGURO ONLINE Bidu - Cotação e Comparação de Seguro e Crédito Online
-->
thumb image

Como organizar a casa para um Home Office?

Saiba como economizar na contratação do seguro e escolher o melhor plano

O home office vem ganhando escala desde que a pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19) causou a necessidade de isolamento social. Mas, embora essa seja uma nova rotina para alguns, organizar a casa para home office e transformá-la em um local de trabalho não é lá uma novidade. 

A modalidade de home office vem crescendo no Brasil nos últimos anos. Um levantamento do IBGE apontou que, em 2018, o trabalho em casa era a opção de cerca de 3,8 milhões de brasileiros. Esse dado representava um crescimento de 21% com relação ao ano de 2017. Naquela ocasião, esse era o maior contingente registrado na história das relações trabalhistas no país. 

Em 2020, devido aos esforços para a contenção do coronavírus, o número de pessoas que estão transformando a casa em escritório deverá bater todos os recordes. 

E você, faz parte desta estatística? Quer saber como organizar a casa para home office funcional? Então, fique com a gente e anote as dicas a seguir. 

Home Office: quando vale a pena? 

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, a rotina de trabalho de milhões de pessoas pelo mundo foi alterada. Para conter o avanço da contaminação pelo vírus, populações de diversos países foram orientadas pelas autoridades em saúde a evitar a circulação em locais públicos. A única alternativa foi aderir ao home office. 

É claro que diante de uma situação emergencial como essa, muita gente precisou improvisar um cantinho para realizar suas atividades profissionais. 

Mas não é de hoje que trabalho remoto vem despertando o interesse de empresas e seus colaboradores. Transformar o lar em escritório vem se mostrando uma opção muito mais consistente do que uma onda passageira. Afinal, essa modalidade oferece inúmeros benefícios:

  • Evita o desperdício de horas no trânsito; 
  • Possibilita que o tempo poupado com o deslocamento seja dirigido para atividades mais prazerosas ou que melhorem o aperfeiçoamento profissional;
  • Melhora o tempo de sono. Afinal, por que não investir o seu eventual tempo livre na qualidade do seu descanso?

Contudo, é preciso avaliar que trabalhar em home office também apresenta alguns desafios:

  • Criação de uma rotina de trabalho;
  • Manter a produtividade;
  • Evitar distrações;
  • Driblar a eventual preguiça;
  • Se manter conectado às equipes.

E por último, mas não menos importante, ficar atento à organização do espaço físico. É sobre este aspecto que iremos falar aqui. 

Vamos saber entender quais são os requisitos que devem ser observados na hora de organizar a casa para home office. 

Como organizar a casa para Home Office?

Qual o melhor local para um Home Office?

O melhor espaço é aquele no qual o profissional não correrá o risco de ser interrompido a todo instante. Para estimular a concentração, quanto mais silêncio, melhor. Por isso, evite adaptar os locais dentro das áreas comuns da casa como a sala de visitas, por exemplo. 

Em busca de privacidade, vale a pena pensar em dar um “up” na edícula ou naquele “quartinho da bagunça” (aquele que até agora estava servindo apenas como depósito de coisas sem local definido). 

Onde não devo montar o meu Home Office?

Outra dica valiosa de como organizar a cada para home office é evitar trabalhar em um ambiente aconchegante demais. A ideia de trabalhar em casa é evitar uma série de situações estressantes, mas isto não significa que deve servir como um convite para o relaxamento total. Evite, portanto, misturar as duas sensações nesse mesmo ambiente. 

Prefira sempre os locais mais ventilados e, principalmente, os mais iluminados para organizar a casa para home office. A sensação de bem estar é, sem dúvida, fator determinante no que diz respeito à melhora da produtividade. 

Foco na ergonomia 

Ninguém quer ter uma dor na coluna ao final de um dia de trabalho, não é mesmo? É por isso que o seu home office deve ter uma mesa e uma cadeira que lhe permita permanecer em posição confortável e ergonômica ao longo de todo o dia. 

Cuidado também ao ângulo de visão do computador. A sua cabeça não deve se manter inclinada para cima ou para baixo. Invista em equipamentos que irão melhorar a sua postura como apoios de monitores, suportes para teclados, descanso para os pés, entre outros. 

Deixe tudo com a sua cara, mas atenção à bagunça 

O seu espaço do home office pode ser uma forma única de expressão. Itens que dão aquele charme todo especial como porta-retratos, porta-lápis, nichos organizadores, plantas, entre outros, podem ser usados.

Apenas tenha cuidado para não causar um “congestionamento” visual no espaço, dispersando a atenção. A organização da mesa, assim como a harmonia do local são fundamentais para manter a mente focada, livre de distrações desnecessárias. 

E falando em organizar a casa para home office, use as paredes para pendurar um quadro de tarefas para manter a agenda do dia sempre visível. Isso irá ajudar e muito na organização das atividades. 

O ambiente tem estrutura adequada para um Home Office?

Tomadas, cortinas, prateleiras, gaveteiros, caixas de organização… Pense em tudo o que você irá precisar para organizar a sua casa e tornar o seu home office mais funcional. 

Além disso, mantenha o foco na segurança. Evite fazer instalações elétricas improvisadas que podem colocar em risco sua residência. Use canaletas, organizadores de cabos ou abraçadeiras para organizar devidamente os fios dos equipamentos.

Cuidado com o excesso de cores 

Os especialistas em decoração sabem que a cor de um ambiente gera estímulos que podem desencadear uma série de sensações. 

Cores muito vivas, como laranja e vermelho, podem gerar estado de hiperexcitação. Já  tons menos vibrantes como o azul podem causar sonolência. 

Uma saída para evitar os excessos é pintar as paredes em cores mais neutras. Mas, o principal é levar em conta sua personalidade. Essa é a melhor forma de equilibrar tudo o que você precisa para desenvolver de forma mais produtiva as suas atividades profissionais. 

E para quem está na dúvida, vale apostar nas cores na hora de fazer a composição do mobiliário e dos acessórios.

Agora é com você!

O home office é uma modalidade que veio para ficar. Depois de ver essas dicas, agora é só você escolher o seu cantinho preferido e transformá-lo em um local de trabalho produtivo. Em poucos passo, é possível unir a flexibilidade do trabalho remoto ao conforto do seu lar. 

Comece hoje mesmo!

 

+ Cuidados com delivery em tempos de coronavírus

 

Última atualização em 23/03/2020