Por que é importante ter Seguro de Vida?

imagem de família para texto sobre por que é importante ter seguro de vida

Por que é importante ter Seguro de Vida?

09/06/2020

Você já parou para pensar nos motivos que levam as pessoas a contratarem um seguro de vida? Por que é importante ter seguro de vida?

É verdade que se trata de um produto que apresenta uma série de vantagens. Mas o que é determinante para fazer com que a ideia deixa de ser apenas uma proposta e se transforme em algo concreto?

Cotação online de Seguro de Vida

Por que é importante ter Seguro de Vida? Exemplos reais

Em virtude de uma série de trágicos acontecimentos que o mundo vem presenciando, a preocupação com o futuro está mais presente do que nunca para muitas pessoas.

A pandemia provocada pelo novo coronavírus e acidentes aéreos e rodoviários de grandes extensões são alguns exemplos reais de situações que mostram a fragilidade da vida humana.

Em meio a esse contexto, muitos já entenderam por que é importante ter seguro de vida. Significa ter por perto um produto primordial para garantir a qualidade de vida e a almejada tranquilidade das pessoas queridas caso algum imprevisto aconteça.

Mas é sempre bom lembrar também que o seguro de vida não vale apenas para casos de falecimentos. Isso dá maior abrangência a esse produto que pode contribuir para construção de um futuro melhor para você, que faz o seguro, e para os seus.

Motivos para contratar um Seguro de Vida

Você está se perguntando por que é importante ter seguro de vida? Então vamos ver alguns bons motivos.

1. Proteção financeira para quem depende de você

Esse é o motivo mais comum que leva as pessoas a contratarem um seguro de vida. Afinal, é inevitável associar o produto a uma segurança futura para os dependentes diante de algum imprevisto. Isso é fundamental, principalmente, quando o segurado é a pessoa responsável pela renda da casa e venha a falecer.

Uma apólice de seguro de vida pode assegurar uma indenização aos dependentes caso o segurado venha a óbito em virtude de causa natural ou acidental. Só há exceção caso o falecimento ocorra em virtude de riscos que estejam excluídos das condições gerais do contrato.

Pensar na falta do provedor de uma família dá ainda mais força para a contratação de um seguro de vida. Isso especialmente para quem tem filhos ou outros beneficiários que poderiam enfrentar dificuldades caso não pudessem mais contar com a renda do provedor.

Ter acesso a um seguro de vida em uma situação como essa também significa ter a possibilidade de obter personalização das coberturas. É possível mesclá-las com as de outros produtos como, por exemplo, o seguro educacional (para despesas escolares) ou o seguro prestamista (para quitar dívidas do segurado).

2. Tranquilidade para você

Aqui está outro motivo para quem ainda se pergunta por que é importante ter seguro de vida. Ele está baseado na tranquilidade que o segurado tem ao saber que os seus dependentes estarão amparados caso ele venha a faltar. Trata-se, sem dúvida, de um especial motivo que leva a muitas contratações.

3. Pensar no cônjuge que divide as contas com você

Em geral, os casais dividem as despesas da casa. Então, caso um deles venha a falecer, é tranquilizador pensar que o seguro de vida poderá manter a qualidade de vida do outro em um momento delicado, marcado pela perda da pessoa querida e da renda também.

4. Pensar que é um investimento

Além de proteção familiar, o seguro de vida também pode ser encarado como uma ótima opção de investimento.

Sim! Principalmente se os seus dependentes correm o risco de herdar dívidas – imagina se você tem um empréstimo ou fez um financiamento no banco! Nesses casos, o valor da indenização poderá ser a saída para arcar com esses compromissos.

Vale informar aqui também que o seguro de vida não entra em inventário e não precisa ser destinado aos herdeiros naturais (filhos, irmãos e pais): o segurado pode eleger qualquer pessoa – um amigo, sobrinho etc.

5. Aquela ajuda em casos de doenças graves

Embora seja primordialmente associado a casos de falecimentos, o seguro de vida também pode garantir o pagamento de indenização caso o segurado receba o diagnóstico de uma doença grave. Mas é importante dizer que essa condição deve constar no contrato.

6. Ufa, as despesas médico-hospitalares podem ser reembolsadas

Como você já viu no tópico acima, o seguro de vida muitas vezes é usado em vida pelo segurado. Outro exemplo disso é quando o segurado está em tratamento médico. Nessa condição, ele tem direito ao reembolso de despesas médicas, hospitalares e odontológicas. Esse reembolso, porém, deve estar limitado ao capital segurado.

Em situações como essa, é preciso comprovar as despesas dentro do prazo previsto nas condições apresentadas no contrato e também que o tratamento foi iniciado nos 30 primeiros dias contados a partir do incidente coberto pelo seguro de vida.

7. Gastos com medicamentos cobertos…

Há apólices de seguro de vida que também apresentam cobertura para despesas com medicamentos e até mesmo descontos.

8. Diárias hospitalares ressarcidas?

Sim! Outro motivo que vem atraindo as pessoas para o mercado de seguros de vida é a possibilidade de contar com um produto que cubra as diárias por internação hospitalar.

Trata-se de uma cobertura que assegura pagamento de indenização proporcional aos dias de internação do segurado e que tem franquia limitada a 15 dias contados da data de entrada no hospital.

9. Economia: seguro de vida não tem incidência de tributos

O seguro de vida conta com isenção de imposto de renda.

Pois é, não há incidência de tributos sobre o valor da indenização, apesar de ele ter de ser declarado no imposto.

10. Facilidade de inclusão e retirada de beneficiários

O seguro de vida permite a troca de beneficiários de forma simples, feita a qualquer momento – e quantas vezes o segurado quiser – durante a vigência do contrato.

Propósito do Seguro de Vida

Quem estava se perguntando “por que é importante ter seguro de vida?”, certamente já compreendeu. É sempre bom lembrar qual é o conceito do seguro de vida, ou seja, o seu propósito.

Estamos falando de um seguro que tem o objetivo de levar mais segurança financeira aos dependentes do contratante, caso ele venha a faltar, além de também beneficiar o próprio em vida.

Para isso, as seguradoras apresentam no mercado vários tipos de apólices que podem ser contratados de forma individual ou coletiva.

Para entender melhor qual seguro seria bom para você, faça uma cotação online de seguro de vida com a Bidu e descubra os valores e coberturas.

 

Última atualização em 09/06/2020