COTAR SEGURO ONLINE Bidu - Cotação e Comparação de Seguro e Crédito Online
-->
thumb image

Como cuidar da saúde em tempos de coronavírus

Saiba como economizar na contratação do seguro e escolher o melhor plano

Atualmente, em todo o mundo, o principal assunto é um só: a pandemia de coronavírus, uma família de vírus que causa infecções respiratórias. Com isso, todo mundo busca formas de se proteger do coronavírus. 

O novo agente do coronavírus, que foi descoberto no final de 2019 após casos detectados na China, provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Mas o que pode ser feito para manter em ordem a saúde física e mental e se proteger do coronavírus?

Sim, é importante também falar sobre a saúde mental, que deve ser lembrada no atual cenário por vários motivos.

Um dos principais, e responsável pela ansiedade de muitos, é a necessidade de manter o isolamento social, evitando sair de casa. O recomendado é sair apenas em situações de emergência para reposição de alimentos e remédios.

Tal medida – o isolamento social – visa diminuir a transmissão que acontece de uma pessoa doente para outra com muita facilidade e rapidez.

Estamos falando de um vírus que pode ser disseminado por diversos meios como:

  • Aperto de mão;
  • Gotículas de saliva, tosse, espirro;
  • Contato com objetos ou superfícies que estejam contaminadas como, por exemplo, aparelhos celulares, maçanetas, brinquedos

Enfim, uma vasta relação de itens que podem conter o vírus por dias.

Cotação online de Seguro de Vida

Dicas para se proteger do Coronavírus

A rotina de todos está alterada em virtude da pandemia de coronavírus.

Isso vai além das medidas que foram tomadas em todo o Brasil em favor da diminuição do número de infectados – e que têm impacto direto no nosso dia a dia.

Trabalhar de casa, no esquema conhecido como home office, não ter acesso a shoppings, cinemas, entre tantos outros estabelecimentos que estão fechados, muda a vida das cidades.

Mas o impacto também é conferido na vida de cada um, na rotina diária de milhões de pessoas que procuram estar protegidos. E proteção, neste caso, inclui não apenas a dedicada a cada um de nós como, também, a dedicada ao outro.

De acordo com o protocolo adotado em todos os países que enfrentam a pandemia, há ações básicas que devem ser seguidas à risca para evitar o contágio e assim manter a saúde em ordem.

São práticas que devem ser sempre seguidas, dentro ou fora de casa. Porém em tempos de coronavírus, elas ganham proporções ainda maiores em termos de importância.

1 – Higienizar as mãos

Lavar as mãos com frequência, até a altura dos punhos, usando água e sabão e álcool gel 70%. Esse simples gesto deve ser feito quantas vezes for preciso. Antes de manipular alimentos, após o uso de banheiros e limpeza dos cômodos, após tossir ou espirrar, mesmo tendo um lenço nas mãos, após voltar da rua, etc.

Importante: mesmo não tendo álcool gel 70%, o uso de água e sabão é eficiente, segundo os especialistas.

2 – Etiqueta respiratória

Sempre cobrir com um lenço ou, caso não dê tempo de pegar o lenço, cobrir com o braço o nariz e a boca ao tossir ou espirrar. Não use as mãos sem o lenço!

3 – Não tocar o rosto

Nunca toque os olhos, nariz e boca caso as mãos não tenham sido lavadas conforme orientação acima.

4 – Mantenha distância 

É recomendado manter distância de 1 metro de pessoas que estejam tossindo ou espirrando. Também é indicado manter essa mesma distância caso precise ir a um mercado ou farmácia, entre outras situações em que é necessário sair de casa.

5 – Evite contato físico 

Deve-se evitar contato físico – beijo, abraço, aperto de mão – com as pessoas, mesmo as mais próximas.

6 – Limpe os objetos 

Faça sempre a higienização do aparelho celular e dos brinquedos das crianças.

7 – Não compartilhe objetos pessoais 

É proibido compartilhar objetos de uso pessoal como, por exemplo, toalhas, talheres, copos, pratos, etc.

8 – Fique em casa 

Ficar em casa é primordial! Sim, não saia de casa a não ser que precise por conta de emergências. Nesses casos, evite aglomerações.

9 – Casa limpa 

Mantenha a sua casa limpa e sempre bem arejada.

10 – Durma bem!

11 – Alimente-se bem

Tenha uma alimentação equilibrada e saudável! Arroz, feijão, verduras e legumes já cumprem essa função, segundo as nutricionistas.

12 – Pratique atividade física

Pratique uma atividade física mesmo dentro de casa! Movimentar o corpo é essencial para manter a imunidade necessária nesta fase de coronavírus e, cá entre nós, em todos os dias, mesmo sem a pandemia.

13 – Use máscara se estiver tossindo ou espirrando

O uso de máscara é indicado caso a pessoa esteja tossindo ou espirrando. Assim, evita transmitir vírus para outras pessoas. Também deve ser usada por quem cuida de pessoas com doenças respiratórias. Lembre-se sempre de descartá-la após o uso e, claro, lavar muito bem as mãos com água e sabão ou álcool gel 70%.

Dicas para se proteger – mente saudável

Não é apenas a saúde física que deve ser muito bem protegida hoje e sempre. É importante cuidar também da saúde mental na hora de pensar em como se proteger do coronavírus.

É desse equilíbrio saudável entre o físico e a mente que a imunidade entra em ação.

 Aliás, equilíbrio deve ser a palavra de ordem neste momento em que todos têm a missão de ficar em casa, praticando o isolamento social.

 Confira dicas para vivenciar bem essa fase, mantendo a mente saudável, segundo os psicólogos.

1 – Não veja notícias o tempo todo

É indicado limitar a quantidade de informações sobre a pandemia e seus efeitos no mundo. Acompanhe o assunto, mas tenha cautela. Isso inclui o cuidado com as fontes de informações, que devem ter credibilidade. Há muitas notícias falsas, as chamadas fake news. Quando a pessoa apenas lê a respeito desse tema, poderá sentir muita ansiedade. Portanto, saiba dosar as informações no seu dia a dia. 

2 – Relaxar sempre!

Descubra, dentro de casa, opções de atividades para se distrair que vão além das já rotineiras. Caso você seja um leitor assíduo, pode ser o momento de experimentar outra tarefa como, por exemplo, estudar um assunto de interesse, escrever, etc.

 3 – É hora de praticar o otimismo!

Sim, pensar positivamente, deixando de lado medos, angústias e até mesmo hábitos ruins pode fazer a diferença no dia a dia.

4 – Mantenha contato com as pessoas importantes da sua vida

A tecnologia permite isso! Faça chamadas de vídeos ou mesmo telefônicas e esteja pertinho daqueles que ama.

5 –  Procure ajuda

Se você está tentando se proteger do coronavírus mas a ansiedade e aflição sejam pesadas para superar, é sempre recomendável procurar a ajuda profissional de um especialista – psicólogo e terapeuta.

 + Como se organizar financeiramente em tempos de crise

+ Veja também como proteger os idosos do coronavírus.

+ Vale a pena fazer seguro de vida em tempos de crise?

+ Como desinfetar carro corretamente

 Última atualização em 27/03/2020