Saiba identificar quando trocar o óleo do seu carro

Imagem de pessoa trocando o óleo para texto sobre quando trocar o óleo do carro

Saiba identificar quando trocar o óleo do seu carro

29/07/2019

Todo mundo sabe que, como parte da manutenção básica de um veículo, é preciso trocar o óleo periodicamente. Mas você sabe ao certo quando trocar o óleo do carro?

Cotação Online de Seguro Auto

A importância do óleo

O óleo mantém o motor em bom funcionamento, lubrificado e sem produzir ruídos. 

A falta de óleo pode trazer graves consequências, começando pelo aumento do consumo de combustível, e podendo até mesmo fazer com que o motor se funda. 

Alguns dos problemas decorrentes de óleo insuficiente, adulterado ou vazando podem levar à aplicação de multas. Isso é previsto pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A temperatura do motor varia muito durante o funcionamento do veículo. Por isso, é necessário que o óleo usado mantenha suas propriedades ao longo de uma vasta faixa de temperaturas.

Se for usado um óleo inadequado, o motor também pode ser prejudicado. 

Quando trocar o óleo do carro?

Com o passar do tempo, o óleo vai perdendo sua viscosidade, alterando suas características e reduzindo sua eficiência como lubrificante.

Por isso, periodicamente, é preciso trocar o óleo do carroConsulte sempre o manual do proprietário do automóvel. Ele traz informações a respeito do tempo ou da quilometragem para a troca do óleo. Esse tempo varia em função do tipo de óleo usado.

Para óleos de base mineral, recomenda-se fazer a troca a cada cinco mil quilômetros. Os óleos do tipo semissintético devem ser trocados a cada dez mil quilômetros. Já no caso de óleo sintético, a quilometragem para a troca é maior: vinte mil quilômetros.

Quando é realizada a troca do óleo, é fixado um adesivo no para-brisa que informa a quilometragem do veículo no momento da troca. Lá também consta a quilometragem para a próxima troca.

Observações especiais sobre quando trocar o óleo

Os prazos para troca do óleo mencionados acima representam apenas uma média. Na prática, a coisa pode ser um pouco diferente.

Isso pode mudar, por exemplo, para quem usa muito o carro para trafegar por estradas, ou fica frequentemente preso no trânsito nas cidades. Nesses casos pode ser preciso trocar o óleo bem antes da quilometragem indicada no manual do veículo.

De fato, em alguns desses casos, a quilometragem para a troca de óleo pode cair até 60% ou menos em relação ao valor nominal.

Quem vive em locais muito quentes também deve ficar atento. Em altas temperaturas o óleo se deteriora mais rapidamente, de modo que também será preciso trocá-lo antes do tempo normal.

Como verificar o nível do óleo

Para verificar o nível do óleo no seu carro, o recomendado é fazê-lo antes de ligar o carro, e em um terreno plano.

Para medir o nível do óleo, siga os seguintes passos:

  • Primeiramente retire a vareta de medição e limpe-a, usando uma flanela ou pano;
  • Em seguida, insira a vareta limpa no medidor e retire-a mais uma vez, a fim de observar a marca do óleo nela;
  • Se o nível do óleo na vareta estiver abaixo da marca de nível mínimo, está na hora de trocar o óleo.

Quando isso acontecer, troque também o filtro.

Para manter seu carro em perfeito funcionamento, não esqueça da manutenção preventiva. E não rode por aí sem um seguro auto!

 

Última atualização em 29/07/2019