COTAR SEGURO ONLINE Bidu - Cotação e Comparação de Seguro e Crédito Online
-->
thumb image

Quem não pode fazer Seguro de Vida? 

Saiba como economizar na contratação do seguro e escolher o melhor plano

O seguro de vida vem se tornando uma ferramenta fundamental de investimento pessoal. Isso se comprova com os dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), que afirma que, em 2019, o seguro de pessoas, que inclui o de vida e de acidentes pessoais, triplicou a sua adesão, em 15,45%. Apesar disso, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o funcionamento desse modelo de apólice. Uma das grandes questões é: quem não pode fazer o seguro de vida?

Pensando nisso, reunimos aqui as principais informações para que você possa entender, dentro dos perfis, como o seguro de vida pode contemplar a sua necessidade e atender às suas exigências. 

Cotação online de Seguro de Vida

Sobre o Seguro de Vida

Antes de falarmos sobre quem não pode fazer seguro de vida, é importante entender um pouco sobre ele. Para tomar a decisão de contratar um seguro de vida, é fundamental que você tenha em mente como ele funciona. Entenda quais benefícios ele pode oferecer, tanto aos segurados quanto aos beneficiários. 

Por isso, acompanhe um breve resumo sobre as coberturas que um seguro de vida pode oferecer. Lembre-se que muitos tem a possibilidade de customizar, contratando opções adicionais que irão incrementar o seu atendimento por parte da seguradora. Mas não se esqueça que isso, consequentemente, vai refletir no valor do seu seguro

Quem não pode fazer Seguro de Vida?

Para responder quem não pode fazer seguro de vida, precisamos entender a ótica da seguradora para fornecer os benefícios. Vamos ver também como ela valida ou não a adesão de um novo segurado. 

Ao ser acionada, a seguradora tem como função mostrar todas as coberturas disponíveis. Isso inclui uma lista básica. A lista envolve, em geral, os itens que demonstramos acima, e as coberturas adicionais. As coberturas adicionais podem ser consideradas fundamentais, dependendo do seu perfil e necessidade.

Depois disso, cabe a própria empresa realizar um cruzamento dessa solicitação com os seus dados, como sua faixa etária, por exemplo. Também haverá a confirmação de outros detalhes, como doenças preexistentes, por exemplo. 

Feito isso, ela entende não só os custos que serão cobrados aos segurados, como também se é possível realizar a sua adesão a um modelo de seguro de vida

Isso acontece pois existem seguradoras que não oferecem seguro de vida para idosos ou outros grupos que apresentam determinadas doenças preexistentes, por exemplo. E o motivo é que as empresas consideram esses grupos de alto risco e não é um formato sustentável de operação. 

Para a contratação de seguro de vida para crianças, abaixo de 14 anos, as seguradoras podem restringir o acesso a determinados benefícios. Isso ocorre com base nas determinações da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP)o.

Então, para esse grupo de menores, as coberturas disponíveis costumam atender apenas a sobrevivência ou de riscos relacionadas a indenização por despesas. Entre elas estão despesas funerais, médicas, hospitalares e odontológicas por consequência de acidente pessoal. 

Considerando esses aspectos, o seguro de vida pode ser um bem destinado a todas as pessoas. Mas isso vai depender da seguradora que você está contratando e dos benefícios que correspondem a sua expectativa. 

Por que contratar um Seguro de Vida?

Independente do seu perfil, a contratação de um seguro de vida é sinônimo de tranquilidade para segurados e beneficiários. Afinal, incidentes podem acontecer em qualquer momento das nossas vidas, e estar amparado é muito importante. 

Em geral, as pessoas pensam que apenas os principais provedores financeiro de uma família que são os mais aptos a buscar e contratar um seguro de vida. Mas essa suposição é um grande equívoco. 

Essa relação acontece pois é quase desconhecido o fato de que o seguro de vida, em sua amplitude, é uma opção que pode ser usufruída também em vida, e não apenas em caso de morte. 

Além disso, sabemos o quanto é relevante contar com o apoio resolutivo de uma apólice de seguro nesses momentos emocionalmente conturbados.

Para exemplificar, imagine que um dos membros da família venha a falecer. A burocracia para resgate de inventário pode durar muito tempo e isso já comprometer a estabilidade financeira dos envolvidos. Com um seguro de vida, você não precisa passar por esse transtorno, e aciona imediatamente o resgate do benefício.

Como contratar um Seguro de Vida?

A pergunta não deve ser quem não pode fazer um seguro de vida, mas sim, como contratar um seguro de vida de maneira rápida, eficiente e adequada para o seu perfil e da sua família.

Na Bidu, você pode fazer uma cotação online com as principais seguradoras e avaliar propostas que vão atender, crianças, adultos e idosos.  

Deixe de lado os mitos e inverdades sobre a contratação de seguros, e tenha acesso a vantagens e benefícios que vão complementar o seu planejamento de vida.   

 

Última atualização em 13/04/2020