Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

O que é recall de carro? E se eu não levar o meu?

recall de veículos
28/10/2016

O que é recall de carro? Será que o seu carro já foi chamado para um? É relativamente comum que modelos recém-lançados sejam convocados pela própria montadora para algum reparo; isso é o recall de carro.

Seja um defeito no câmbio, nos freios ou em qualquer peça, o recall é uma oportunidade de evitar danos maiores e possíveis acidentes. E como a responsabilidade pelo problema é da fábrica, o conserto é gratuito e sem validade estipulada.

É obrigação da montadora convocar o recall assim que detectada ameaça na segurança do veículo. Ela é responsável pela comunicação e pelo agendamento. Órgãos como o Procon e o Ministério da Justiça devem ser comunicados o quanto antes para que, em seguida, sejam publicados comunicados e informações sobre o recall nos meios de comunicação de massa. O comunicado também deve ser publicado nos sites das próprias empresas.

Um dos mais recentes casos foi a Ford. A marca convocou os modelos Focus, Eco Sport e Fiesta, que receberam o câmbio automático Powershift com defeito. Inúmeras reclamações levaram o Procon a notificar a empresa, que decidiu consertar o problema na peça de todos os clientes.

Mas e se eu não mandar o meu carro para o recall?

O cliente com o carro convocado para um recall deve levar seu caro para que o problema seja resolvido, para a sua própria segurança. No entanto, não há um prazo determinado, o que dá liberdade para você escolher quando solicitar o serviço. Se você não mandar o carro para o recall nenhum ônus recairá sobre você. A montadora é proibida de fixar punições por conta do não comparecimento ao recall, já que é um problema da própria empresa e não do cliente. A fabricante não deveria nunca ter colocado um veículo no mercado com falhas que podem resultar em perigo ou falta de segurança ao cliente.

Em casos atípicos, o cliente poderá detectar um defeito e ficar em dúvida sobre se é ou não é caso de recall. Neste caso, é importante entrar em contato com a montadora ou concessionária e levar o veículo até uma oficina credenciada para que um laudo oficial seja emitido.

No entanto, se algum acidente ou problema grave acontecer e se for comprovada a publicidade maciça da montadora para convocação com o recall, tanto a montadora quanto o proprietário do veículo poderão ser responsabilizados. Saiba que tem um projeto de lei que obriga o proprietário do veículo a fazer o recall.

Como saber se meu carro foi convocado para um recall?

Além de anúncios em TV, revistas, jornais e rádios, a montadora deverá dar destaque ao chamado em seus próprios canais (site e redes sociais, por exemplo), É possível saber se o veículo esteve envolvido em algum recall no site do Ministério da Justiça ou no do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Além disso, estas informações também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça ou no do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Portanto, se o seu veículo foi convocado para recall, não demore. É a sua segurança e da sua família que pode estar em jogo.

+ Falando em segurança, faça uma cotação de seguro auto