Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Reciclagem de óleo de cozinha: veja como reutilizar

Reciclagem de óleo de cozinha

Reciclagem de óleo de cozinha: veja como reutilizar

14/08/2017

Você utiliza óleo vegetal na cozinha do dia-a-dia? De soja, milho ou canola? Se sim, você sabia que a sua reutilização constante pode trazer malefícios para a sua saúde? Com o ciclo de aquecimento, resfriamento e reaquecimento, o óleo vai liberando substâncias tóxicas, como o gás metano.

De acordo com nutricionistas, é importante descartar o óleo após a primeira fritura e também observar a qualidade do óleo quando se come fora, por exemplo, em barracas da rua, de pastel na feira, etc. O óleo bom deve estar amarelo e transparente, sem resíduos pretos boiando na superfície.

Se dessa maneira, você acha que vai acabar desperdiçando muito óleo, saiba que é possível dar novos rumos para o produto usado. E ainda colaborar para a preservação do meio ambiente. Cada litro de óleo pode contaminar 25 mil litros de água, sendo um dos agentes mais poluentes que existem. O seu descarte irresponsável pode causar sérios problemas ao meio ambiente.

Dá uma olhada nessas dicas que separamos pra você dar um bom destino ao seu óleo de cozinha usado.

Doe para instituições

No Brasil inteiro existem instituições e ONG’s que coletam, reciclam e produzem novos produtos a partir do óleo de soja descartado pelas famílias. Você pode entrar em contato com algumas delas para destinar o seu. Em Goiás tem o Grupo de Pacientes Artríticos de Goiás, em Bebedouro tem a ArtSol, em São Paulo há a ONG Trevo, etc.

Vela artesanal

Dá pra fazer velas artesanais em casa usando o óleo de cozinha usado! É só filtrar o óleo com um pano ou coador de café descartável para remover todos os resíduos. Misture uma colher de sopa de pó de estearina. Cozinhe por 1 ou 2 minutos no micro-ondas. Acrescente o corante e gotas da sua essência preferida. Despeje a cera quente em um recipiente da sua preferência e espere 2 minutos para inserir o pavio. Aí é só esperar umas quatro horas para esfriar, e pronto!

Sabão caseiro

Também da pra economizar no supermercado fazendo seu próprio sabão em barras! Para isso, é só usar 1 quilo de óleo de cozinha usado e filtrado, 140ml de água, 135g de soda cáustica em escamas, 25 ml de álcool e 30 ml da fragrância natural da sua preferência. É muito importante usar as quantidades exatas de ingredientes.

Não descarte óleo na pia!

Se precisar descartar o óleo de cozinha, nunca o despeje no ralo da pia da cozinha ou do tanque! Além de entupir o seu encanamento e a tubulação da sua cidade, essa é uma prática altamente poluente.