COTAR SEGURO ONLINE

O que é e como funciona o Seguro Auto Jovem

O que é e como funciona o Seguro Auto Jovem

13/08/2020

Um dos maiores desejos de grande parte dos jovens é tirar a carteira de habilitação e ter seu primeiro carro. A sensação de liberdade de ir e vir sem depender de ninguém é realmente fascinante. Entretanto, pela falta de experiência ao volante e por se exporem a riscos maiores, os motoristas entre 18 e 25 anos de idade acabam pagando um valor mais alto na hora de contratar o seguro do seu carro. Sim, o seguro auto jovem costuma ser mais caro que outras faixas etárias. 

Cotação online de Seguro Auto

Por que existe o Seguro Auto Jovem?

As razões são muitas. A principal é que, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), os acidentes de trânsito são a segunda maior causa de mortes entre os jovens de 10 a 24 anos atrás apenas dos homicídios. Pensando neste público, algumas companhias de seguros criaram uma categoria específica, o seguro auto jovem. Seus diferenciais são uma série de serviços voltados para a rapaziada com o objetivo de evitar que o pior aconteça. 

Quais são os diferenciais do Seguro Auto Jovem?

Cursos de direção gratuitos

A Porto Seguro é uma das que oferece um produto destinado aos jovens motoristas. O maior destaque do Porto Seguro Auto Jovem são os cursos de Direção Defensiva e Direção Emocional. Eles ensinam coisas básicas, como a posição correta do banco e a forma mais segura de ultrapassar ou dirigir sob chuva. Ensinam também conceitos psicológicos, entre eles a influência da música na direção ou como lidar com uma situação estressante.

Se beber, o motorista te leva

Outro serviço exclusivo do seguro auto jovem da Porto Seguro é o Motorista da Vez. Caso o jovem não tenha condições de dirigir após uma festa ou balada, a companhia envia um motorista para dirigir seu carro e levá-lo em segurança até sua casa. O jovem também tem serviço de guincho sem limite de quilometragem, chaveiro, carro reserva por 15 dias ou desconto na franquia em caso de sinistro. Além disso, pode parcelar o pagamento da apólice em dez vezes sem juros.

Dirija corretamente e ganhe descontos

Também há o programa de relacionamento Trânsito + gentil. Por meio de um rastreador instalado no carro e de um aplicativo, ele mostra o desempenho do jovem no trânsito e dá dicas de como melhorar sua performance. 

Além disso, o app permite monitorar o estilo de condução. Caso o jovem não use o celular enquanto dirige e tenha um bom desempenho em aceleração, frenagem, curvas e velocidade, soma notas que viram moedas. As moedas podem ser usadas para descontos de até 35% na hora da renovação do seguro.

Coberturas normais do Seguro Auto Jovem

No mais, o seguro auto jovem segue as apólices tradicionais, com cobertura de:

  • Indenização integral e parcial decorrente de colisão, incêndio, roubo, furto e alagamento; cobertura para danos materiais e danos corporais decorrentes de acidentes com terceiros;
  • Coberturas adicionais para vidros, faróis, lanternas, retrovisores;
  • Carro reserva por tempo ilimitado ou créditos para aplicativos de mobilidade;
  • Isenção ou redução de 50% no valor da franquia, entre outros.

O barato vai sair caro. Pode apostar

Como o valor do seguro chega a ser o dobro, muitos jovens caem na tentação de fazer o seguro em nome dos pais, ocultando que é ele quem dirige a maior parte do tempo. Este tipo de prática, além de ser configurada como crime de falsidade ideológica, pode impedir a indenização em caso de sinistro. E as companhias de seguros têm departamentos dedicados a investigar e apurar as circunstâncias do sinistro. Qualquer inconsistência gera negativa e pode cancelar o pagamento.

Menos visado, mais barato

Para conseguir reduzir o valor da apólice do seguro auto jovem, é possível tomar algumas medidas simples. A primeira delas é o modelo do carro escolhido. Carros menos visados e com custo de reparação menor podem reduzir consideravelmente o valor final do seguro. Vale a pena fazer a cotação antes de definir a compra.

Atenção com o estacionamento

Caso o jovem utilize o carro para ir à faculdade, é importante avaliar o custo do seguro com ou sem estacionamento no local. Normalmente, informar na apólice que o carro fica estacionado na rua sai mais barato ao longo de doze meses do que pagar um estacionamento particular mensalmente. No entanto, em muitas faculdades é difícil achar vagas na rua e o estacionamento torna-se obrigatório. Daí é importante colocar esta informação na apólice para conseguir um desconto.

Reduza coberturas e economize

Outra alternativa é reduzir as coberturas aos valores mínimos e não contratar serviços adicionais. A instalação de rastreadores, bloqueadores e alarmes também ajuda a diminuir o preço. As opções para fazer um bom seguro auto jovem são variadas. O mais importante é não correr riscos desnecessários e poder rodar tranquilo e sem preocupação

 

Última atualização em 13/08/2020