Seguro de Carro personalizado: saiba o que é e se vale a pena para você

Imagem de chave de carro para texto sobre seguro de carro personalizado

Seguro de Carro personalizado: saiba o que é e se vale a pena para você

01/07/2020

Na hora de fazer um seguro de carro existem diversas coberturas e assistências que podem personalizá-lo de acordo com as necessidades de quem o contrata. Além do tradicional seguro compreensivo, que oferece uma opção mais completa com relação à coberturas, existem também os seguros mais básicos, focados na proteção contra roubo e furto. Uma outra opção é contratar um seguro de carro personalizado.  

Desde 2019, é possível encontrar no mercado brasileiro uma nova modalidade de seguro, o Pay Per Use. Esse tipo de seguro de carro que pode ser contratado de acordo com o tamanho do consumo: por alguns meses, dias, ou, até mesmo horas e minutos. 

Com tantas opções em seguros auto, é sempre bom pesquisar para conhecer os produtos oferecidos hoje em dia. 

Ficou na dúvida sobre qual tipo de seguro melhor lhe atende? A gente te dá uma forcinha para você saber mais sobre as vantagens de cada um deles!

Cotação online de Seguro Auto

Quais os tipos de Seguro de Carro que existem?

Antes de contratar um seguro para o seu carro é preciso saber que seguro não é tudo igual. 

No mercado tradicional existem opções que podem oferecer proteção para necessidades distintas. Antes e falarmos sobre o seguro de carro personalizado, veja quais são os seguros auto mais comuns:

Seguro de Carro compreensivo

Protege o veículo contra incêndio, roubo, furto e colisões com indenização parcial ou total. Também pode incluir danos morais, coberturas de vidros e diversas assistências.

Por oferecer um leque mais amplo de proteção, é indicado para a maioria das pessoas que querem contratar um seguro. Contudo, pelo fato de ser tão completo, pode exigir um investimento mais alto.

Dentro desta modalidade, é possível incluir a cobertura de terceiros, também conhecida pelo termo RCF-V (Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos). Ela garante ao segurado a indenização em casos de acidentes causados a demais motoristas afetados por um sinistro.

Seguro de Carro contra roubo e furto 

Esse tipo de seguro tem como foco a proteção contra roubo e furto. Muitas seguradoras oferecem a instalação de um rastreador em comodato. Em alguns casos, é possível adicionar a ele mais coberturas, como perda total por colisão.

Costuma ser mais barato, mas também oferece uma proteção menor e, diferentemente do seguro compreensivo, não tem classe de bônus.

Tanto para quem vai contratar um seguro compreensivo, como um seguro contra roubo e furto, vale a pena pesquisar e conhecer os tipos de produtos oferecidos pelas seguradoras. 

Além das coberturas básicas é possível contratar também coberturas adicionais e, assim, deixar o seguro o mais personalizado possível. 

Para cada cobertura extra, é cobrado um prêmio adicional. 

+ Conheça todas as coberturas do seguro auto

+ Saiba também: o que o seguro de carro não cobre?

Seguro de Carro personalizado Pay Per Use o que é?

Em 2019, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) regulamentou no mercado brasileiro um tipo de seguro de carro personalizado de acordo com o tipo de consumo. 

O chamado seguro Pay Per Use se adequa de acordo com a conveniência do segurado e pode ser contratado a partir de dois critérios: 

  • Vigência reduzida: que se aplica a períodos que podem ser fixados em meses, dias, horas, minutos ou a viagens, trechos e a quaisquer outros critérios estabelecidos no plano de seguro; 
  • Período intermitente: que leva em conta a interrupção e recomeço da validade da apólice, bem como a inclusão ou a exclusão de riscos.

Na prática, esse seguro de carro personalizado é uma assinatura mensal que pode ser contratada de onde o consumidor estiver e cancelada quando o consumidor quiser. 

+ Novos tipos de seguro auto: você sabe quais são?

Mas, vamos entender melhor ele funciona?

Quais as principais características do Seguro de Carro personalizado?

O seguro Pay Per Use permite que as seguradoras ofereçam apólices de acordo com a conveniência do consumidor, em uma prática que pode ser exemplificada pelo termo “liga-desliga”. 

Ou seja: é possível comprar o seguro optando por intervalos de contratação de uma forma diferente do contrato anual, vista de forma mais comum no mercado hoje dia. 

No modelo de seguro personalizado, o segurado escolhe o período no qual estará efetivamente amparado pela cobertura. 

E para que essa possibilidade de customização não seja motivo de dúvida, todos os termos de interrupção e recomeço são combinados previamente entre seguradora e segurado, seguindo determinados critérios.

Isso também vale para a inclusão ou exclusão da cobertura dos riscos. 

Como funciona na prática o Seguro de Carro personalizado?

Uma das principais diferenças do seguro auto tradicional é que a personalização do Pay Per Use permite que o segurado pague o seguro como em uma assinatura mensal. O valor dessa assinatura é fixa e recebe um adicional que é calculado de acordo com a quilometragem rodada.

Para ter uma ideia de quanto sairia esse adicional, é possível fazer uma simulação no site de algumas seguradoras que trabalham com o esse tipo de seguro. A base do cálculo considera o valor do carro (tabela FIPE) e o CEP de onde o segurado está. 

A principal vantagem deste tipo de seguro auto é o preço. Isso porque dividindo o número de dias de uso pelo Km consumido, o custo pode ser o equivalente a poucos centavos.

Então, a lógica deste tipo de seguro é a seguinte: quanto menos usar, mais barato fica. A estimativa é que este modelo gere uma economia que pode chegar a 50% na comparação a um seguro convencional.

Como é possível saber quando o segurado está usando o seguro?

É claro que tamanha personalização precisa vir acompanhada de tecnologia. As seguradoras que trabalham com este tipo de seguro auto oferecem dispositivos que são capazes de reconhecer quando o segurado está dirigindo. 

Eles conseguem excluir outros tipos de situações como quando o segurado está se locomovendo usando Uber, bicicleta ou ônibus, por exemplo.

E mesmo que o celular do segurado fique sem bateria ou sem conexão com a internet, a seguradora consegue acompanhar os cálculos da quilometragem por meio do envio mensal de fotos do odômetro (que marca a distância percorrida pelo veículo).  

Além disso, as seguradoras oferecem como diferencial fácil acesso a serviços e assistências, que podem ser acionados por meio de aplicativos. Também permitem que o segurado acompanhe, em tempo real, a quantidade de Kms rodados no mês. 

A tecnologia dos aplicativos do seguro de carro personalizado Pay Per Use também é capaz de analisar a forma como o motorista dirige, considerando velocidade, aceleração e uso do celular. 

Quais são as coberturas do Seguro de Carro personalizado?

As coberturas do seguro de carro personalizado são as mesmas do seguro tradicional:

  • Roubo e furto;
  • Perda total e parcial;
  • Batidas;
  • Incêndio;
  • Cobertura para terceiros.

E ainda oferecem assistências como:

  • Guincho 24h;
  • Serviços mecânicos;
  • Chaveiro;
  • Troca de pneus. 

Entre outros!

Vale a pena fazer o seguro personalizado Pay Per Use?

Bom, se você procura um seguro automotivo personalizado pelo qual você pague somente quando for utilizar o seu carro, vale sim!

A cobrança também é bastante prática: direto no cartão de crédito escolhido pelo segurado. O lado bom é que a cobrança da assinatura é feita de forma recorrente e não compromete o limite, como acontece no caso das compras parceladas, por exemplo.

Assim como a contratação pode ser feita mensalmente, de acordo com suas necessidades, é possível, também, cancelar o seguro quando quiser, sem burocracias. 

E ainda, no momento do cancelamento é calculado o valor contratado e o utilizado até a data da solicitação. Caso haja algum valor para ser estornado, o processo é feito automaticamente. 

Como contratar um seguro Pay Per Use para o seu carro?

De modo geral, a contratação do seguro auto personalizado é feita totalmente online, sem a necessidade de ligações telefônicas. 

Um dos passos mais importantes para a contratação deste tipo de seguro é tirar a foto do odômetro e fazer a vistoria do carro. O envio desses registros é feito de forma online. 

A aceitação do seguro auto Pay Per Use costuma se nacional. Contudo, algumas regiões podem ficar de fora da política de aceitação do produto. 

O mais indicado nesse caso é entrar em contato com a seguradora para obter essas informações.

No mais, o Seguro Pay Per Use é considerado um seguro de carro completo. Todo o processo de uso e pagamento é muito prático e transparente. Além disso, tudo é feito digitalmente, sem complicações. Pode ser uma boa opção para quem quer pagar seguro auto barato. 

Se você ainda não conhece, vale a pena saber mais sobre seguro auto personalizado antes de contratar um seguro para o seu carro. 

 

Última atualização em 01/07/2020