Seguro de Vida após demissão: dá para manter?

seguro de vida após demissão

Seguro de Vida após demissão: dá para manter?

01/06/2020

Você trabalha em uma empresa, tem um seguro de vida coletivo, mas foi demitido. O que fazer com o seguro de vida após demissão? Será ele continua valendo? Será que a empresa pode manter o seguro do funcionário desligado ou afastado?

Se você tem dúvidas sobre o que é possível fazer com o seguro de vida depois de sair da empresa, você precisa ler este texto.

Vamos saber mais sobre seguro de vida após demissão? Vale mais a pena ficar com o seguro antigo ou contratar um novo?

Cotação online de Seguro de Vida

Seguro de Vida para empresa: como funciona?

Seguro de vida é sempre igual? A resposta é não. Explicando de maneira simples: o seguro de vida pode incluir coberturas para diversas situações e atender diferentes demandas. 

Além disso, existem diferenças também na forma de contratar um seguro, que pode ser individual ou coletivamente. 

No primeiro caso, é possível customizar o seguro de forma a atender todas as expectativas individuais do segurado, no que se refere à abrangência e aos valores de capital segurado, por exemplo.

Já no segundo, nem sempre esse nível de detalhamento é possível, já que o seguro é contratado para atender aos interesses de um grupo heterogêneo de pessoas. 

E por quê estamos falando sobre essas diferenças entre seguro de vida individual e coletivo? Porque algumas empresas oferecem ao seus funcionários o seguro de vida dentro de seu pacote de benefícios. 

Pela legislação brasileira, não são todas as empresas que ficam obrigadas a oferecer seguro de vida para funcionários. Porém, para algumas em categorias, as convenções coletivas determinam a concessão obrigatória desse benefício. 

Então, como funciona o seguro de vida empresarial? Vamos saber agora:

Seguro de Vida coletivo da empresa: o que ele cobre?

Engana-se quem pensa que um seguro de vida corporativo serve apenas para oferecer coberturas básicas como indenizar a família em caso de falecimento do segurado

Um seguro de vida coletivo, oferecido pela empresa, pode garantir ao funcionário e à sua família proteções extras como:

  • Assistência médica de emergência;
  • Despesas com médicos e odontologia em caso de acidente do segurado; 
  • Adiantamento do prêmio em vida nos casos de doenças crônicas ou terminais; 
  • Invalidez por acidente de trabalho, podendo o segurado receber uma renda diária durante o tempo em que ficar afastado da função; 
  • Cobertura de despesas funerárias em caso de falecimento do segurado. 

Mas, é preciso reforçar que quem decide quais coberturas serão incluídas no seguro de vida coletivo é a empresa contratante.

O indivíduo não pode fazer qualquer modificação nas condições que estiverem contratadas. Caso ele julgue importante estar segurado em alguma situação específica, a melhor opção é contratar um seguro de vida individual

Por outro lado, a empresa também não pode alterar a apólice em vigor caso isso implique em custo adicional para os segurados ou perdas na abrangência das coberturas. Isso só pode ocorrer se houver concordância, por escrito, de três quartos do grupo segurado.

Quanto tempo dura o contrato de Seguro de Vida empresarial?

A  vigência dos seguros de vida coletivos varia de um a cinco anos. Depois disso, podem ser renovados, automaticamente, por um período igual. Mas essa renovação automática acontece somente uma única vez.

Sequencialmente, tanto a empresa que contratou seguro, como a seguradora devem renová-lo de forma expressa, por escrito. 

Se você tiver dúvidas sobre a duração do seguro, é importante lembrar que vale o que estiver escrito na apólice

Empresa pode cancelar o Seguro de Vida?

O contrato do seguro de vida em grupo pode ser rescindido a qualquer tempo, desde que a decisão seja de comum acordo entre as partes contratantes (empresa e seguradora). 

Mas para isso acontecer, deve haver a concordância prévia e expressa de três quartos dos segurados do grupo.

Outro ponto é que a decisão de não realizar a renovação deve ser comunicada pela parte interessada em até 60 dias antes de terminar a vigência da apólice.

Tenho Seguro de Vida coletivo e fui demitido: o que acontece?

O seguro de vida da empresa oferece proteção ao seu grupo de empregados. Dessa forma, os segurados que saírem desse grupo perderão o direito às coberturas.

O que fazer com o Seguro de Vida após a demissão? 

No caso de perda de vínculo com a empresa, o funcionário demitido pode optar por continuar no seguro, desde que assuma o custo integral das coberturas. 

Se você tem seguro de vida da empresa e foi demitido, vale consultar a apólice do seguro para se informar sobre tal condição.  

Caso seja possível permanecer com o seguro, verifique ainda se há a opção de ajustar o valor do capital segurado de acordo com o seu interesse. 

E para funcionário afastado: a empresa pode manter o Seguro de Vida?

Já em caso de funcionário afastado, a empresa pode negociar a manutenção dele com a seguradora, caso essa possibilidade esteja prevista no contrato. 

Seguro de Vida: é melhor ter

Se você tinha seguro de vida pela empresa e foi demitido é preciso considerar que a melhor decisão é ter um seguro. 

Seja pela manutenção do seguro antigo após demissão, ou fazendo um novo, o seguro de vida é um investimento que tem como principal objetivo dar mais qualidade de vida a você e àqueles que o cercam.

Um seguro de vida pode proteger financeiramente contra eventuais acidentes. Também garante que, em caso de algum imprevisto, as pessoas que você mais ama não fiquem desamparadas. 

Ninguém quer pensar nisso, mas é bom cuidar bem de quem está ao seu lado. 

E mesmo para quem foi demitido e não pode gastar muito, vale a pena ter um seguro de vida. O valor pode ser igual a alguns centavos por dia. 

Para saber direitinho quanto você vai pagar, é preciso considerar as coberturas contratadas e a idade de quem será segurado. 

A boa notícia é que chegar até um seguro de vida que cabe no seu bolso é mais fácil do que imagina. Você não precisa se deslocar para fazer essa pesquisa. 

Ao pedir uma cotação online aqui na Bidu, você recebe todas as informações direto no seu e-mail, sem sair de casa!

Escolher o melhor seguro de vida para você é um gesto de autocuidado. Peça agora sua cotação! 

 

+ Vale a pena ter seguro de vida individual ou coletivo?

Última atualização em 01/06/2020