COTAR SEGURO ONLINE Bidu - Cotação e Comparação de Seguro e Crédito Online
-->
thumb image

Seguro de Vida com reembolso: o que é e como funciona?

Saiba como economizar na contratação do seguro e escolher o melhor plano

A importância de se ter um seguro de vida já é notório. E em maio deste ano, as seguradoras afirmaram que viram essa modalidade de apólice crescer em vendas mais de 100%. Mas são diversos tipos de seguro de vida disponíveis no mercado. Tem o seguro de vida com reembolso, seguro de vida resgatável, temporário, entre outros. 

E o que ainda gera certa insegurança entre os consumidores é a questão do investimento a curto, médio ou longo prazo. Ou seja, muitas pessoas ainda não tem tanta certeza se querem se comprometer com esses custos. E caso optem por não tê-lo mais, fica a dúvida sobre quanto isso pode representar um prejuízo. 

Pensando nisso, preparamos um guia para você entender o que é e como funciona o seguro de vida com reembolso. Você vai conhecer suas vantagens, para você ter certeza de como contratar um 

Cotação online de Seguro de Vida

Sobre o Seguro de Vida

O seguro de vida, independente de ser seguro de vida reembolsável ou não, é um produto que protege financeiramente a você e aos seus beneficiários. Com ele você estará protegido nas seguintes, principais, situações:

Vale destacar que não necessariamente você precisa contratar todas essas opções de cobertura. O seguro de vida permite que você eleja os principais itens de acordo com o que você avalia ser coerente com o seu perfil e objetivo. 

Claro que, quanto mais modalidades de cobertura, mais caro será também o valor do pagamento do prêmio. De toda forma há outros fatores que irão também implicar nessa relação financeira. 

Seguro de Vida com reembolso: quais as vantagens?

Há diversos tipos de seguro de vida que estão disponíveis justamente para atender melhor a multiplicidade de perfis do mercado. Especificamente com a opção de reembolso do valor investido existe apenas uma opção: o seguro de vida resgatável, como vamos detalhar melhor a seguir. 

De toda forma, é importante entender que o seguro de vida em si, conta com a situação de reembolso e indenização. Isso ocorre no momento em que há a necessidade de utilizar algum item da cobertura contratada. 

Ou seja, de alguma forma, todos os tipos de seguro de vida possuem essa relação de reembolso do valor investido, no formato de utilização do produto. Claro que não é uma vontade nossa obter o reembolso do valor, precisando utilizar alguma das coberturas. Porém, essa referência se faz importante até para você compreender como funciona correspondência de investimento. 

Sobre o seguro de vida com reembolso, chamado de resgatável, ele é considerado uma modalidade de apólice híbrida. isso porque oferece os mesmos benefícios de proteção ao seu segurado e beneficiários. Ele pode ter o valor investido ou parte dele resgatado, caso haja mudança nos planos de manutenção do seguro.

Isso quer dizer que você pode até considerar esse seguro um investimento em uma poupança, por exemplo. Se você precisar cancelar, o valor que você aplicou será devolvido parcial ou integralmente.

Características do Seguro de Vida com reembolso

Em contrapartida, há algumas características importantes que você precisa saber antes de tomar essa decisão:

  • O benefício do reembolso traz também um valor de prêmio mais alto que os demais tipos de seguro;
  • Conforme os anos vão passando, essa questão do prêmio mais alto pode ser irrisória. Isso porque os reajustes anuais no seguro de vida com reembolso, não levam em consideração a sua faixa etária, como os demais seguros avaliam;
  • No seguro de vida resgatável é possível fracionar da maneira que achar melhor, a porcentagem destinada a cada beneficiário;
  • O reajuste do capital investido neste seguro é feito por meio de correção monetária, via IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), e pela incidência de taxas de rentabilidade;
  • Em geral, o reembolso por cancelamento do seguro poderá ser solicitado após o período de carência. Ele, em média, dura 24 meses, mesmo que não haja a ocorrência de sinistro.

Como contratar um Seguro de Vida?

Se você se identificou com o seguro de vida resgatável, basta solicitar aqui na Bidu uma cotação on-line de seguro de vida. Você pode encontrar as principais opções de seguradora do mercado. Aqui o seu seguro de vida com reembolso está garantido em poucos cliques e com a proteção necessária que você e a sua família merecem. 

 

Última atualização em 27/07/2020