Seguro de Vida em tempos de crise: quais as vantagens?

imagem de família para texto sobre seguro de vida em tempos de crise

Seguro de Vida em tempos de crise: quais as vantagens?

11/04/2020

Em momentos de crise, algumas alternativas passam a virar prioridades em nosso planejamento pessoal. Para o momento atual não seria diferente. Diante de uma pandemia (COVID-19) com impactos profundos em nossa sociedade e na nossa forma de viver, algumas antigas ideias podem ser essenciais.

Os seguros de pessoas, que inclui o de vida e de acidentes pessoais, com certeza é a modalidade que mais vai apresentar crescimentos neste período. Afinal, é hora de olhar para si e entender quais são os recursos mais importantes para cuidar de você e da sua família. 

Pensando nisso, preparamos um guia para você entender a relevância do seguro de vida em tempos de crise. Veja quais as suas vantagens e como você pode contratar de forma rápida e segura. 

Cotação online de Seguro de Vida

 

Seguro de Vida: o que é e quais as vantagens?

Primeiro, vale destacarmos aqui os principais aspectos que definem um seguro de vida e quais os benefícios que você poderá usufruir com os tipos de cobertura oferecidos.  

O seguro de vida é uma ferramenta que protege o segurado e os seus beneficiários, em caso de incidentes inesperados. Ele garante a indenização nos momentos mais difíceis da vida, como acidentes graves e morte. 

Essas indenizações, também conhecida como prêmios, podem variar de acordo com o objetivo do segurado no momento do fechamento do contrato. Isso acontece pois há coberturas consideradas mais gerais e básicas para esse tipo de seguro e outras adicionais. Tudo depende exclusivamente da intenção do contratante. 

Em geral, os segurados pensam em alguns objetivos:

  • Proteção de patrimônio. Quando há interesse direto em proteger e manter o planejamento financeiro familiar, caso um dos provedores venha a se acidentar ou falecer;
  • Construção de patrimônio. Pode ser compreendido como uma alternativa de investimento do orçamento familiar; 
  • Planejamento sucessório ou sucessão empresarial. Destina os patrimônios adquiridos na vida para os beneficiários. É um objetivo comum para empresários e empreendedores.

Coberturas

Já em relação às coberturas, os itens mais comuns que um segurado irá adquirir são: 

Ou seja, não necessariamente você pode entender o seguro de vida apenas como uma parte relevante em casos de falecimentos. Ele também pode ser visto como um investimento em vida, já que há recursos de reembolso para eventuais despesas médicas e hospitalares. O que em tempos de crise, com tudo tão incerto e insatisfatório, pode ser ainda mais significativo. 

Além disso, vale destacar que o seguro de vida em tempos de crise pode representar um resgate rápido e eficiente. Há menos burocracia e é um recurso que está fora das resoluções demoradas de um inventário, por exemplo. 

Quais os melhores tipos de Seguro de Vida em tempos de crise?

É importante também tomar conhecimento sobre os tipos de seguro de vida que você pode contratar. Vamos ao resumo de cada um deles para ser possível avaliar qual se adequa às suas necessidades nesse momento:

Seguro de Vida Tradicional

Nessa modalidade a cobertura é vitalícia, desde que se mantenha o vínculo de pagamento das apólices, para garantir a cobertura dos benefícios. Em caso de desistência, não há resgate do valor já investido. Isso pode ser uma desvantagem para quem não se planejou financeiramente da maneira correta e está apenas garantindo um adicional de segurança em meio a crise.

Seguro de Vida Resgatável

No Seguro de Vida Resgatável, em caso de descontinuação do contrato do seguro, você pode solicitar o resgate do valor investido. Isso desde que seja após o período de carência que dura, em média, dois anos. 

Então, para quem ainda está inseguro sobre a decisão de manter por muito tempo uma apólice como essa, e não se incomoda de investir uma quantia adicional por esse motivo, essa é a melhor modalidade para você investir em um seguro de vida em tempos de crise. 

Seguro de Vida Temporário

Como o próprio nome já sugere, essa modalidade tem uma data de começo e de fim. Esse prazo é definido em contrato, de acordo com as opções da seguradora e das necessidades do segurado. Além disso, ele é indicado para quem deseja fortalecer o acúmulo de patrimônio por um período ou busca uma proteção temporária, o que pode ser interessante nesse momento atual. 

Vale a pena fazer um Seguro de Vida em tempos de crise?

A resposta é sim, e em tempos de crise ou não. O seguro de vida é uma ferramenta importante para você resguardar a si e a sua família contra incidentes inesperados, que podem acontecer na vida de qualquer um.

Hoje vivemos uma pandemia em que estamos descobrindo novos valores a vida e as nossas relações. Tudo que desejamos é que isso não chegue próximo de nós e que passe logo, mas pode não ser tão simples assim.

Se é possível antecipar e prevenir uma dor de cabeça ainda maior, estude um pouco mais os aspectos que detalhamos aqui. Entenda qual tipo e cobertura que atendem às suas necessidades, para que você contrate o seguro de vida ideal para o seu perfil.

E já que estamos falando de seguro de vida em tempos de crise, aproveite para contratar o seu sem sair de casa ou correr riscos. Faça uma cotação on-line aqui na Bidu e conheça as principais propostas do mercado para você se cuidar. 

 

+ Como contratar seguro de vida online

  

 

Última atualização em 11/04/2020