COTAR SEGURO ONLINE

Seguro de Vida familiar: o que é e como funciona?

Seguro de Vida familiar: o que é e como funciona?

31/08/2020

Todo mundo está acostumado a ouvir sobre seguro de vida individual ou empresarial. Apesar de ser algo importante e um diferencial que realmente impacta positivamente na vida das pessoas, existem outros tipos de seguro ainda mais abrangentes. Um deles é o seguro de vida familiar. 

Afinal, quando contratamos um produto como um seguro, queremos proteger a todos que estão conectados nas nossas vidas, e não só a nós mesmos. Para esses casos, a boa notícia é que existe seguro de vida familiar e você pode contratar de forma rápida e fácil.

Acompanhe neste artigo as principais informações sobre esse tipo de seguro. Veja como você e os seus entes podem usufruir de diversas vantagens. 

Cotação online de Seguro de Vida

O que é Seguro de Vida familiar?

Assim como todos os seguros de vida, o seguro de vida familiar é um produto que protege financeiramente você e a sua família contra incidentes que podem acontecer ao longo da vida. 

É bem certo que muitas pessoas pensam que a apólice só pode ser utilizado para o caso da morte do beneficiário. Pouco a pouco esse raciocínio vem sendo mudado. Muitas pessoas estão percebendo que há outras vantagens para serem usadas ainda em vida, como:

Reembolso por despesas médicas

Você poderá receber uma indenização por despesas relacionadas a serviços médico-hospitalares que precisou realizar, em instituições particulares, causados por acidentes presentes na contratação da sua apólice. 

Doenças graves

Descobrir uma doença grave ao longo da vida, infelizmente, é algo que pode acontecer. Estamos distantes de prever a presença de um câncer ou o acontecimento de um acidente vascular, por exemplo. Com o seguro de vida você poderá receber apoio financeiro para cobrir as despesas referentes a esses tratamentos. 

Invalidez permanente parcial ou total

Se por algum motivo de acidente, o segurado venha perder ou reduzir as suas atividades funcionais de membros ou órgãos do corpo, o seguro de vida garante a indenização.

Assistência funeral

Cobertura para suprir gastos com a realização de funeral. Ele pode ser contratado para várias pessoas da família, o que significa que todos terão direito ao recurso financeiro no caso de falecimento. 

Todas essas coberturas podem ser contratadas em formato adicional ao principal produto do seguro de vida familiar, ou não. Tudo vai depender das suas necessidades e objetivos como segurado, além do planejamento financeiro para cumprir com tal compromisso.

Qual a diferença do Seguro de Vida familiar para o tradicional?

Como pode perceber, o seguro de vida não é necessariamente um produto destinado apenas ao principal provedor financeiro da família. Ele pode ser imprescindível também para os demais membros. Porém, o seguro de vida familiar compreende uma aquisição de um produto para um par de pessoas ou um casal.

Isso significa que ao contratá-lo, você e mais uma pessoa que, em geral, é o cônjuge, estão protegidos pelos mesmos itens de cobertura. Os demais membros da família, como filhos, pais, avós, entram apenas como beneficiários do seu seguro. Ou seja, quem irá receber a indenização no caso da morte do segurado.

A exceção, como vimos aqui, é para o item de assistência funerária. Ele pode ser destinado também a mais pessoas.

Caso você identifique a necessidade de adquirir o produto para outras pessoas, será necessário realizar uma nova contratação de seguro de vida familiar ou até mesmo individual. 

Qual a vantagem do Seguro de Vida familiar?

Bom, além do que já podemos perceber até aqui, que é garantir proteção a mais pessoas da família, podemos também considerar certa vantagem financeira. Isso porque, por ser contratado em conjunto, fica mais em conta do que contratar cada um o seu seguro de vida individual. 

Aqui vai uma dica para quem utiliza o seguro de vida corporativo. É importante que você reveja quais aspectos das possibilidades de cobertura que estão sendo disponibilizadas, e quais você gostaria de ter. 

Isso não quer dizer que você deve abrir mão do seguro de vida empresarial, mas sim entender se realmente ele é suficiente para o que você considera importante. Assim, é possível avaliar a possibilidade de contratar uma apólice, seja ela do seguro de vida familiar ou não, paralela. 

Seguro de Vida familiar: quando acionar a seguradora?

É possível acionar o seguro no acontecimento de qualquer um dos itens das coberturas contratadas pelo segurado. Os beneficiários também podem acionar no caso de morte do segurado. Além disso, o próprio segurado pode acionar para os demais casos, solicitando a indenização devida.

Vale a pena ter um Seguro de Vida familiar?

Sem dúvida alguma, se a sua intenção é garantir tranquilidade e proteção financeira para os beneficiários, o seguro de vida familiar é a escolha ideal. 

Mas, antes de contratar o seu seguro, entenda bem quais são os seus principais objetivos. Assim, é possível escolher as coberturas que melhor vão atendê-lo.

Também é importante estar atento ao seu compromisso financeiro que estará sendo firmado com essa contratação. Lembre-se que a apólice só é válida quando o segurado consegue honrar com o pagamento do prêmio.

De toda forma, esteja aberto a essas informações para que o seu conhecimento a respeito do produto o faça tomar a decisão certa, que é proteger a si e a sua família. 

Como contratar o Seguro de Vida?

Para contratar seguro de vida, você pode começar fazendo uma cotação on-line com as principais seguradoras do mercado, aqui na Bidu. 

Em alguns cliques você determina o seu perfil, e com alguns outros você fecha a contratação do seu seguro de vida familiar, e garante a proteção que está buscando. 

 

Última atualização em 31/08/2020