COTAR SEGURO ONLINE Bidu - Cotação e Comparação de Seguro e Crédito Online
-->
thumb image

Qual a melhor opção: Seguro de Vida individual ou coletivo?

Saiba como economizar na contratação do seguro e escolher o melhor plano

Quando pensamos nos recursos ideais para cuidar melhor da nossa vida e de quem amamos, sempre atentamos para as diferentes ferramentas de proteção que o mercado oferece. Entre eles estão o plano de saúde e seguro de vida. Mas aí podem surgir diversas dúvidas como por exemplo: vale a pena contratar seguro de vida individual ou coletivo?

Isso porque existe a possibilidade de contar com o seguro em forma de benefício trabalhista. Ou seja, você que presta serviço em uma empresa, pode receber junto a sua remuneração salarial mensal, um pacote de outras vantagens. E entre elas está o seguro de vida.

Mas por que estamos entrando nesse detalhe? Porque uma das grandes questões que podem surgir é se realmente optar apenas por eles é garantia de estar sendo contemplado com a melhor alternativa.

Com o seguro de vida é muito normal essa dúvida surgir. Sabemos da facilidade que é adquirir uma apólice individual. Mas também entendemos o quanto isso pode representar um investimento excessivo. Isso porque você recebe como benefício a opção de adesão ao seguro de vida coletivo.

Então, vamos entender nesse artigo, qual a melhor opção para você: seguro de vida individual ou coletivo?

Cotação online de Seguro de Vida

Seguro de Vida: o que é e como funciona?

Antes de falarmos sobre como decidir por um seguro de vida individual ou coletivo, vamos conhecer um pouco melhor esse produto.

O seguro de vida é um produto que protege financeiramente a você e a sua família contra incidentes que podem acontecer. Com ele você estará preservado, garantindo indenização ou reembolso para algumas situações. Vamos ver na lista abaixo com o resumo das principais coberturas disponíveis:

Morte acidental ou natural

Neste caso, caso venha acontecer o falecimento do segurado, os beneficiários serão contemplados financeiramente com o apoio devido, estipulado em contrato.

Assistência funerária

O desdobramento de um funeral, além de burocrático e financeiramente custoso, acontece em um dos momentos mais delicados da vida. Com essa cobertura, você garante que parte desse processo não deixe um impacto tão grande.

Despesas médicas

Além das situações relacionadas à morte, o seguro de vida, diferentemente do que muitos conhecem, também pode ser utilizado ainda em vida pelo segurado. Como é o caso da cobertura para o reembolso de possíveis despesas médico-hospitalares e odontológicas.

Invalidez permanente parcial ou total

Caso venha acontecer algum acidente que comprometa as suas atividades funcionais, seja de forma definitiva ou parcial, dos seus membros e órgãos, você garante uma indenização de apoio.

Doenças graves

Câncer e acidentes vasculares, por exemplo, são tipos de doenças que não são possíveis de prever, e que podem comprometer a normalidade das suas atividades e da vida. Nesse objeto, você garante a indenização para cobrir os custos de tratamento.

Seguro de Vida Individual ou Coletivo?

Todos os itens dessa lista podem ser elegidos ou não, no momento da assinatura do seu contrato do seguro de vida individual. É possível selecionar exatamente quais são as coberturas que encaixam no seu perfil ou que sejam do seu interesse. 

No caso do seguro de vida coletivo, nem sempre todas essas opções estarão disponíveis e selecionáveis. Isso ocorre pois são intermediados pela própria empresa. Ou seja, você só poderá contar com as coberturas estipuladas entre a seguradora e a companhia que você trabalha. Não é possível personalizar, como mencionamos em relação ao seguro de vida individual. 

E aqui temos a primeira e mais importante sinalização que nos ajuda a responder qual o melhor seguro de vida: individual ou coletivo? E a nossa dica é que você esteja muito atento a isso quando receber o seguro de vida disponibilizado pela sua empresa. Olhe o contrato, analise com cuidado todos esses itens e entenda se realmente te atende. 

Seguro de Vida: tempo de duração

Outra diferença importante entre o seguro de vida individual ou coletivo é o tempo que ele estará disponibilizado ao segurado e os beneficiários.

No caso do seguro de vida individual, isso irá depender apenas de você ou também do tipo de seguro que irá contratar. Há as apólices mais tradicionais, em que o vínculo é vitalício desde que seja mantido o pagamento do prêmio. Já outras são contratadas para um determinado período de tempo, como é o caso dos seguros de vida temporários. 

Já para o seguro de vida coletivo, em geral, o contrato tem vigência de até cinco anos e pode ser renovado automaticamente. Tudo depende da concordância da empresa com a seguradora, sem envolver os segurados da modalidade coletiva, no caso, os colaboradores, em questão. Mas os pontos mais importantes a serem considerados são:

  • Caso a empresa decida por não dar continuidade com o benefício de seguro de vida dos seus colaboradores. Neste caso, o aviso precisa ser feito com, no mínimo, 60 dias de antecedência do encerramento do serviço;
  • Em caso de demissão, ou saída da empresa por motivos próprios, você perde o direito a proteção do seguro de vida. Uma situação que pode ser avaliada aqui, é a possibilidade de manutenção do seu contrato com a seguradora. Aí então ele passará a ser individual, e com todos os custos destinados a sua responsabilidade.

Seguro de Vida individual ou coletivo: como escolher?

Se você tem a oportunidade de desfrutar dos benefícios de um bom seguro de vida coletivo na sua empresa, que contemple todas as suas necessidades como indivíduo, o melhor é aproveitar. Mas não perca de vista a continuidade e os desdobramentos que a sua apólice pode sofrer, afinal, essa parte não depende apenas de você.

De maneira geral, o mais importante é que você garanta um bom seguro de vida para proteger a você e a sua família. No fim, isso é o que mais importa por aqui. E saiba que você não precisa ter tanto trabalho quanto parece para ter o seu seguro de vida individual. Inclusive, aqui na Bidu, você faz uma cotação on-line com as principais opções de seguradora do mercado, e contrata a sua apólice em alguns cliques, e do seu jeito. 

+ Conheça o seguro de vida mulher

 

Última atualização em 06/07/2020