Existe Seguro de Vida para crianças?

Foto de criança para texto sobre seguro de vida para criança

Existe Seguro de Vida para crianças?

15/04/2020

O seguro de vida é uma ferramenta que protege você e a sua família de possíveis incidentes que podem vir acontecer. A apólice garante que você não fique desamparado financeiramente nos momentos mais complicados da vida. Nesse pensamento, muitas pessoas têm dúvidas se seguro de vida para crianças existe e como ele funciona. 

Por isso, preparamos um artigo com todas as informações relevantes. Assim, você pode se informar e decidir se o seguro de vida é a sua melhor opção. 

Cotação online de Seguro de Vida

O que é o Seguro de Vida?

Como já antecipamos, o seguro de vida é um tipo de apólice que indeniza os seus beneficiários em casos de imprevistos aos segurados. Esse tipo de seguro pode oferecer coberturas para situações como:

Ou seja, com o seguro de vida você oferece aos membros da sua família uma tranquilidade adicional e protege a curto, médio e até longo prazo.

É possível contratar diferentes tipos de cobertura para compor o seu seguro de vida. Então não existe uma regra única ou preço fixo que determine essas especificações. A idade dos segurados em questão, também será um fator que determina os custos.

Seguro de Vida para crianças existe? 

O seguro de vida para crianças existe sim, segundo a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Porém, ele obedece algumas regras para os menores de 14 anos.

No caso desses menores, fica permitida a contratação por parte dos segurados coberturas por sobrevivência ou de riscos relacionadas a indenização por despesas como:

  • Funerais;
  • Médicas;
  • Hospitalares e odontológicas por consequência de acidente pessoal. 

O seguro de vida para crianças pode ser feito em conjunto com a dos demais membros da família, desde que esteja tudo especificado na documentação. Isso garante a amplitude da atuação da apólice.

Outro ponto importante a considerar é que, após esse limite de idade, não há nada que impeça de realizar aditivos contratuais para atender outros tipos de coberturas disponíveis, que são mais comuns para pessoas adultas. Ou seja, não é restritivo você optar por um seguro de vida para um menor agora, e depois agregar novas assistências.

Por que fazer um Seguro de Vida para criança?

Mesmo que ainda não pareça tão interessante incluir uma criança como um segurado, é importante relembrarmos alguns dos objetivos que motivam as pessoas a contratar um seguro de vida. Ele pode beneficiar as crianças diretamente, em caso de um incidente com o seu responsável, deixando-a resguardada financeiramente por um tempo. 

Isso não quer dizer que uma coisa substitua a outra. Quanto mais a sua família participar dessas modalidades de seguro, melhor para todos.

Além disso, como já frisamos aqui, o seguro de vida tem a idade como uma variável para compor o seu valor. Portanto, dificilmente você aplicará uma grande quantia para esse benefício. 

Veja alguns dos objetivos mais comuns que motivam a contratação de um seguro de vida:

Proteção do patrimônio

Esse objetivo refere-se a segurados que desejam manter o seu patrimônio e da sua família, em caso da sua falta por motivação de um incidente. Geralmente, esse motivador está ligado aos principais provedores financeiros de uma família que buscam prevenir e apoiar os demais com a aplicação da indenização do seguro.

Construção de patrimônio

A partir dos investimentos dedicados ao seguro de vida, cria-se uma possibilidade de nova opção patrimonial. Além disso, a apólice é um facilitador para resgates financeiros imediatos, pois dispensam a maior parte da burocracia de um inventário e o repasse acontece em menor tempo.

No que se refere a garantir uma estabilidade para as crianças, é possível garantir que recursos fundamentais, como educação e saúde, estejam garantidos com o resgate desse investimento. Ainda assim, recomenda-se que se avalie a possibilidade de contemplar a todos da família. 

Seguro para crianças vale a pena?

Precisamos ressaltar que não é incomum a necessidade de adquirir seguros para as crianças. Entre eles há o:

  • Seguro infantil, que compreende recursos de previdência privada;
  • Seguro viagem que dá ampla cobertura para possíveis incidentes fora do seu local de origem;
  • Seguro educacional, que garante o financiamento do estudo em diferentes momentos da vida.

Assim como para os adultos, precisamos proteger e garantir a tranquilidade das crianças. O seguro de vida, assim como outras modalidades pode ser básico e essencial, caso seja possível dentro do seu planejamento financeiro. Por isso, vale a pena o investimento e o conhecimento das possibilidades desse mercado.

Como contratar um Seguro de Vida para crianças?

Para contratar um seguro de vida, você pode acessar o site da Bidu e realizar a sua cotação e contratação on-line. Lá você vai ter acesso as principais fornecedoras desses serviços e encontrar a melhor solução para você e a sua família.

Lembre-se que nos momentos mais difíceis, são esses recursos que fazem toda a diferença.      

 

 

Última atualização em 15/04/2020