Seguro de Vida prestamista: entenda como funciona essa segurança a mais para você

seguro de vida prestamista

Seguro de Vida prestamista: entenda como funciona essa segurança a mais para você

28/07/2020

O seguro de vida prestamista é uma forma de garantir o pagamento de uma dívida caso alguma situação imprevista aconteça. 

Ele é considerado como uma segurança a mais para quem o contrata, pois pode ser usado em diversas situações. 

Já que o seguro de vida prestamista pode te deixar tranquilo por completo, vamos saber mais detalhes sobre ele?

Cotação online de Seguro de Vida

O que é o Seguro de Vida prestamista e quem pode se beneficiar com ele? 

Seguro de vida prestamista é aquele que tem como objetivo quitar uma dívida caso alguma situação imprevista venha a acontecer com a pessoa devedora. 

De forma prática, ele funciona como uma garantia de que uma dívida será paga, mesmo que a pessoa que fez a dívida esteja impossibilitada de fazer isso, por diversas razões.

Isso significa que ele pode ser entendido como um adicional de segurança financeira para quem contrata um seguro de vida. 

Antigamente, era comum ouvir que só era possível contratar um seguro prestamista em operações financeiras como empréstimos bancários, por exemplo. Isso acontecia, pois ele, de fato, acabava ficando atrelado à concessão de crédito como uma forma de garantir que o banco recebesse de volta o valor emprestado. 

Mas agora não é mais assim. Ao ser adicionado ao seguro de vida, o seguro prestamista pode oferecer proteção tanto à família do segurado (quem contrata o seguro) quanto ao próprio segurado. 

Isso é possível, pois ele pode cobrir situações como:

+ Conheça todas as coberturas do seguro de vida.

Vale dizer também que esse tipo de seguro pode ser contratado de forma individual ou coletiva.

Como funciona o Seguro de Vida prestamista?

Para ficar mais simples de entender, vamos pensar no seguinte exemplo. Se você tem um seguro de vida prestamista e tem alguma dívida, caso você venha a falecer, sua família ficará amparada por ele. Ela não precisará dispor do patrimônio para pagar esse compromisso.

Isso irá acontecer pois a dívida poderá ser quitada totalmente pelo seguro. Isso caso o valor dela seja menor ou igual ao valor do seguro contratado. 

Além disso, como já vimos acima, ele também pode ser usado como forma de trazer tranquilidade ao próprio contratante do seguro. Ele pode pagar suas dívidas caso enfrente alguma situação como invalidez ou incapacidade para o trabalho.

Quem recebe o seguro prestamista?

De forma imediata, quem recebe o seguro prestamista é o credor da dívida. É para ele que se destina a indenização. Tudo será pago conforme os valores e as condições combinados no contrato. 

Caso a dívida seja menor que o capital segurado, o saldo restante é pago ao próprio segurado ou ao segundo beneficiário indicado por ele. 

E se, por acaso, não houver indicação deste segundo beneficiário, serão consideradas as pessoas indicadas na lei.

Como receber o Seguro de vida prestamista?

Para receber um seguro prestamista é preciso apresentar toda a documentação necessária junto à seguradora (empresa responsável pelo seguro). 

Para saber qual é a relação de documentos, basta verificar o contrato. É bom ressaltar que todas as condições gerais, obrigações e prazos devem ser esclarecidos previamente. Por isso, antes de assinar, leia o documento com muita atenção. 

Saber de todos os detalhes é importante. Caso o beneficiário perceba qualquer demora injustificada no pagamento da indenização, a seguradora deverá arcar com os encargos relacionados à mora (tempo de atraso) no cumprimento das obrigações de pagamento do segurado com o credor. 

Quais são as dívidas que podem ser pagas pelo Seguro de vida prestamista? 

Algumas são: 

Qual o valor das dívidas que podem ser pagas?

O seguro de vida prestamista pode custear total ou parcialmente uma dívida assumida pelo devedor. Para saber qual é o valor, é preciso verificar o que foi combinado no contrato. 

Além disso, é preciso saber também quais são os eventos que estão cobertos. Ou seja, quais são as situações em que você pode contar com o seguro. 

Para não ficar na dúvida, verifique com atenção todos esses detalhes.

Por que é importante ter um Seguro de Vida prestamista?

Embora as dívidas feitas por uma pessoa falecida não possam ser cobradas diretamente de seus herdeiros, elas podem ser cobradas de seu patrimônio. E, neste caso, se as dívidas foram maiores, a família pode ficar totalmente desamparada financeiramente. 

Evitar que a família passe por esse tipo de situação é um bom motivo para contratar um seguro de vida prestamista com cobertura em caso de morte do segurado. 

Já se pensarmos nas coberturas voltadas para o próprio segurado, como no caso de invalidez ou perda de renda, o seguro vale a pena, pois essa é uma certeza de que você não ficará inadimplente. 

Pagamento do seguro prestamista negado: o que pode ser?

Alguns fatores podem cessar a cobertura do seguro de vida prestamista. Veja algumas situações:

  • Quando o próprio segurado pede para solicitar sua exclusão do seguro;
  • Quando houver inadimplência no pagamento das parcelas do seguro; 
  • Quando a apólice do seguro não é renovada.

Contratar seguro prestamista é seguro?

Sim. O seguro de vida prestamista é uma forma de dar uma proteção financeira a mais para a família e, até mesmo, para o próprio segurado. 

Além de todos os eventos que podem ser cobertos pelo seguro, é importante saber que todas as regras e critérios para operação do seguro prestamista são estabelecidos na resolução do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).

Quer saber mais sobre seguro de vida e encontrar um que caiba no seu bolso? Peça uma cotação online com a Bidu Corretora. Não precisa nem sair de casa para encontrar a melhor opção para você e sua família. 

Em pouco minutos você recebe no seu e-mail os valores apurados junto às melhores seguradoras do mercado. 

 

Veja também:

+ Conheça as vantagens em ter um seguro de vida.

 

Última atualização em 28/07/2020