COTAR SEGURO ONLINE Bidu - Cotação e Comparação de Seguro e Crédito Online
-->
thumb image

Seguro de Vida Temporário: será que é para você?

Saiba como economizar na contratação do seguro e escolher o melhor plano

Seguro de vida temporário é aquele que tem prazo de validade para terminar. Ele pode ser contratado para lhe oferecer proteção somente durante alguns anos ou, até mesmo, por algumas décadas. 

A vantagem desse tipo de seguro é que ele pode ser uma excelente opção para um período que você mais precisa ter mais estabilidade financeira. E isso é muito bom, porque afinal de contas, um seguro de vida deve caber perfeitamente no seu momento de vida. 

Se você pretende ter um filho, comprar uma casa ou está vivendo qualquer outra situação que lhe exija um maior planejamento financeiro, o seguro de vida temporário pode ser para você!

O que vale pena saber sobre ele antes de fechar contrato? 

Cotação online de Seguro de Vida

O que é Seguro de Vida Temporário? 

Um seguro de vida temporário é um tipo de seguro que tem um prazo de vigência definido. Isso significa que ele irá lhe oferecer proteção somente durante um período, que você mesmo irá decidir qual será.  

No mercado, um dos seguros mais comuns é o seguro de vida vitalício (tradicional). Nesta opção, quem faz o seguro tem a certeza de que estará coberto por toda a vida. Vendo desta forma, pode parecer que essa é sempre a melhor opção, mas isso não é verdade. 

Afinal, as pessoas têm necessidades diferentes ao longo da vida. E muitas vezes, os compromissos financeiros são maiores em um determinado momento.

É por isso que seguro de vida não é tudo igual. Existem diversos produtos diferentes no mercado com a proposta de oferecer a melhor opção para todas as fases da vida e demandas diferentes. 

Quando vale a pena contratar um Seguro de Vida Temporário?

Para responder a isso é preciso pensar no seguinte: qual é o seu objetivo atual? 

De modo geral, contratar um seguro de vida é uma forma de prover segurança financeira para a sua família caso você venha a faltar. Essa é a chamada “cobertura por morte”, uma das mais conhecidas no mercado.

Mas, o seguro de vida também oferece outras coberturas financeiras para situações em que o próprio contratante do seguro pode se beneficiar. É o caso da cobertura por invalidez parcial ou total ou por doenças graves, por exemplo. 

Então, um seguro de vida temporário pode ser interessante por diferentes motivos. Tanto para oferecer respaldo para a família no caso de falecimento do segurado, assim como dar uma segurança financeira para passar por alguma situação adversa que o impeça de trabalhar. 

Agora, já imaginou se alguma dessas situações acontecerem durante um momento em que sua família esteja dependendo em grande parte de sua renda? 

Nesses casos, ter um seguro de vida que ofereça proteção temporária lhe pode dar mais tranquilidade para atravessar esse período transitório de maior dependência. 

Em quais situações temporárias um seguro pode ser interessante?

Vamos pensar em algumas situações:

  • Comprou uma casa?
  • Um carro?
  • Teve um filho?
  • Seus pais dependem financeiramente de você?
  • Chegou a hora de mandar os filhos para a faculdade?
  • Começou um negócio novo?

Em todos os casos citados acima é preciso ter uma boa programação financeira, certo? 

Mas, é preciso perceber que algumas delas exigem um grau de comprometimento por um tempo maior. Já outras situações podem demandar um período menor de dedicação. 

É por isso que um seguro de vida temporário pode ser contratado por um tempo igual à sua necessidade. Seja ela por alguns anos ou algumas décadas. 

Seguro de Vida Temporário é melhor?

Como tem validade por um tempo determinado, ele é indicado para quem quer reforçar o acúmulo de patrimônio durante um período. Ou, ainda, para quem está vivendo uma situação que exija uma proteção financeira maior, conforme vimos nos exemplos acima.

Por isso, não existe “melhor” ou “pior”, mas sim, o seguro mais adequado para o seu momento de vida. 

+ Seguro de vida em tempos de crise: quais são as vantagens?

Quais as vantagens e desvantagens do Seguro de Vida Temporário?

A principal vantagem é que ele tem duração a ser definida de acordo com a sua necessidade. Além disso, por ter um período mais curto, o seguro temporário pode sair mais barato que o vitalício, por exemplo. 

Esse tipo de seguro também não sofre reajuste por enquadramento etário. Ou seja: a mensalidade não aumenta de acordo com a idade do segurado.

Por outro lado, ele não pode ser resgatado

É preciso prestar a atenção que as coberturas do seguro de vida temporário não valem para a vida toda. Se estar seguro até o último dia de sua vida é importante para você, então, o seguro de vida tradicional pode ser mais interessante. 

Outra questão que deve ser observada é o fator idade. Por exemplo, quando termina a validade de um seguro temporário, dependendo da idade do segurado, ele pode enfrentar alguma resistência por parte das seguradoras na aceitação do risco de fazer um novo seguro. 

Isso pode acontecer também com relação ao surgimento de alguma doença grave no meio do caminho. Quer dizer que, na hora de re-contratar um seguro, essas questões podem ser um problema. 

É possível fazer apenas um Seguro de Vida Temporário? 

A resposta é não. Por ser mais barato que um seguro tradicional, o seguro de vida vitalício é uma opção que pode atender diversas necessidades com tempo de duração diferentes.

Por exemplo: 

  • Faculdade dos filhos: você pode fazer um seguro com validade de 5 anos pensando em ter respaldo durante o período em que seus filhos estiverem estudando;
  • Quitação da casa própria: também é possível contratar ao mesmo tempo um seguro com validade de 25 anos para que você tenha segurança financeira enquanto estiver quitando um imóvel. 

Viu como ele pode funcionar de acordo com as suas necessidades?

Com um seguro de vida temporário você pode fazer planos de curto, médio e até longo prazo. 

A vantagem de compor seguros com validades diferentes é que você irá acumular o pagamento de parcelas durante apenas uma etapa da vida. Depois, conforme o tempo vai passando, esse custo irá diminuindo. 

Como contratar o Seguro de Vida certo?

Contratar um seguro de vida certo significa estar atento às suas necessidades e aos seus objetivos. Afinal, ele precisa atender plenamente o seu momento. 

Um seguro de vida temporário pode ser melhor para você quando sua presença é fundamental para honrar compromissos financeiros próprios ou familiares.  

Mas, pode ser que você esteja vivendo uma outra etapa. 

Se você quer conhecer mais opções de seguro de vida, fale com a Bidu Corretora. 

Ao pedir uma cotação online, você recebe sem sair de casa as principais informações que precisa para contratar um seguro ideal e com a segurança das melhores seguradoras do mercado. 

 

Última atualização em 29/07/2020